Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Simone de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marques, Isabelle Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12826
Resumo: A identidade de um sujeito é construída na interação com o outro, num constante processo dialógico. Buscou-se, neste trabalho, tratar do ensino de língua portuguesa, materna e não materna, na educação básica, em práticas pedagógicas que visassem à construção de identidades em uma sociedade plural e globalizada. Para este estudo, optamos pela metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica. Discutimos o conceito de identidade na pós-modernidade, relacionamos a construção das identidades à existência de uma sociedade pluricultural e multilíngue, descrevemos propostas de práticas discursivas em aulas de Português que colaboram para essa construção e, por fim, refletimos sobre elas. Serviram como fundamentação teórica os estudos de Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) e Rajagopalan (2003), dentre outros.
id RCAP_f5586c279bbe2013d9b533996623ce39
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12826
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-modernaLanguage teaching and pluriculturalism for the construction of identitues in post-modern societyIdentidadePluriculturalismoLíngua portuguesaLíngua materna e não maternaIdentityPluriculturalismPortuguese languageMother tongue and non mother tongueODS::04:Educação de QualidadeA identidade de um sujeito é construída na interação com o outro, num constante processo dialógico. Buscou-se, neste trabalho, tratar do ensino de língua portuguesa, materna e não materna, na educação básica, em práticas pedagógicas que visassem à construção de identidades em uma sociedade plural e globalizada. Para este estudo, optamos pela metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica. Discutimos o conceito de identidade na pós-modernidade, relacionamos a construção das identidades à existência de uma sociedade pluricultural e multilíngue, descrevemos propostas de práticas discursivas em aulas de Português que colaboram para essa construção e, por fim, refletimos sobre elas. Serviram como fundamentação teórica os estudos de Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) e Rajagopalan (2003), dentre outros.The identity of a subject is constructed in the interaction with the other, in a constant dialogic process. The aim of this work was to address the teaching of Portuguese, mother and non-maternal language, in basic education, in pedagogical practices aimed at building identities in a plural and globalized society. For this study, we opted for a qualitative methodology, through an exploratory research based on a literature review. We discuss the concept of identity in postmodernity, we relate the construction of identities to the existence of a pluricultural and multilingual society, we describe proposals for discursive practices in Portuguese classes that contribute to this construction and, finally, we reflect on them. The studies by Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) and Rajagopalan (2003), among others, served as a theoretical foundation.Universidade Federal da Bahia (UFBA)Repositório AbertoSouza, Simone deMarques, Isabelle Simões2022-12-29T11:38:50Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12826porSILVA, S. S. C. da; MARQUES, I. S. ENSINO DE LÍNGUA E PLURICULTURALISMO PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 357–379, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.48644. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/48644. Acesso em: 22 dez. 2022.2176-4794 (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:43:50Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:01.712807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna
Language teaching and pluriculturalism for the construction of identitues in post-modern society
title Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna
spellingShingle Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna
Souza, Simone de
Identidade
Pluriculturalismo
Língua portuguesa
Língua materna e não materna
Identity
Pluriculturalism
Portuguese language
Mother tongue and non mother tongue
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna
title_full Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna
title_fullStr Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna
title_full_unstemmed Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna
title_sort Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna
author Souza, Simone de
author_facet Souza, Simone de
Marques, Isabelle Simões
author_role author
author2 Marques, Isabelle Simões
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Simone de
Marques, Isabelle Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Pluriculturalismo
Língua portuguesa
Língua materna e não materna
Identity
Pluriculturalism
Portuguese language
Mother tongue and non mother tongue
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Identidade
Pluriculturalismo
Língua portuguesa
Língua materna e não materna
Identity
Pluriculturalism
Portuguese language
Mother tongue and non mother tongue
ODS::04:Educação de Qualidade
description A identidade de um sujeito é construída na interação com o outro, num constante processo dialógico. Buscou-se, neste trabalho, tratar do ensino de língua portuguesa, materna e não materna, na educação básica, em práticas pedagógicas que visassem à construção de identidades em uma sociedade plural e globalizada. Para este estudo, optamos pela metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica. Discutimos o conceito de identidade na pós-modernidade, relacionamos a construção das identidades à existência de uma sociedade pluricultural e multilíngue, descrevemos propostas de práticas discursivas em aulas de Português que colaboram para essa construção e, por fim, refletimos sobre elas. Serviram como fundamentação teórica os estudos de Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) e Rajagopalan (2003), dentre outros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29T11:38:50Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12826
url http://hdl.handle.net/10400.2/12826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, S. S. C. da; MARQUES, I. S. ENSINO DE LÍNGUA E PLURICULTURALISMO PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 357–379, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.48644. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/48644. Acesso em: 22 dez. 2022.
2176-4794 (Online)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia (UFBA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia (UFBA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135112868134912