Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/12826 |
Resumo: | A identidade de um sujeito é construída na interação com o outro, num constante processo dialógico. Buscou-se, neste trabalho, tratar do ensino de língua portuguesa, materna e não materna, na educação básica, em práticas pedagógicas que visassem à construção de identidades em uma sociedade plural e globalizada. Para este estudo, optamos pela metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica. Discutimos o conceito de identidade na pós-modernidade, relacionamos a construção das identidades à existência de uma sociedade pluricultural e multilíngue, descrevemos propostas de práticas discursivas em aulas de Português que colaboram para essa construção e, por fim, refletimos sobre elas. Serviram como fundamentação teórica os estudos de Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) e Rajagopalan (2003), dentre outros. |
id |
RCAP_f5586c279bbe2013d9b533996623ce39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12826 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-modernaLanguage teaching and pluriculturalism for the construction of identitues in post-modern societyIdentidadePluriculturalismoLíngua portuguesaLíngua materna e não maternaIdentityPluriculturalismPortuguese languageMother tongue and non mother tongueODS::04:Educação de QualidadeA identidade de um sujeito é construída na interação com o outro, num constante processo dialógico. Buscou-se, neste trabalho, tratar do ensino de língua portuguesa, materna e não materna, na educação básica, em práticas pedagógicas que visassem à construção de identidades em uma sociedade plural e globalizada. Para este estudo, optamos pela metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica. Discutimos o conceito de identidade na pós-modernidade, relacionamos a construção das identidades à existência de uma sociedade pluricultural e multilíngue, descrevemos propostas de práticas discursivas em aulas de Português que colaboram para essa construção e, por fim, refletimos sobre elas. Serviram como fundamentação teórica os estudos de Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) e Rajagopalan (2003), dentre outros.The identity of a subject is constructed in the interaction with the other, in a constant dialogic process. The aim of this work was to address the teaching of Portuguese, mother and non-maternal language, in basic education, in pedagogical practices aimed at building identities in a plural and globalized society. For this study, we opted for a qualitative methodology, through an exploratory research based on a literature review. We discuss the concept of identity in postmodernity, we relate the construction of identities to the existence of a pluricultural and multilingual society, we describe proposals for discursive practices in Portuguese classes that contribute to this construction and, finally, we reflect on them. The studies by Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) and Rajagopalan (2003), among others, served as a theoretical foundation.Universidade Federal da Bahia (UFBA)Repositório AbertoSouza, Simone deMarques, Isabelle Simões2022-12-29T11:38:50Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12826porSILVA, S. S. C. da; MARQUES, I. S. ENSINO DE LÍNGUA E PLURICULTURALISMO PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 357–379, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.48644. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/48644. Acesso em: 22 dez. 2022.2176-4794 (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:43:50Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:01.712807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna Language teaching and pluriculturalism for the construction of identitues in post-modern society |
title |
Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna |
spellingShingle |
Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna Souza, Simone de Identidade Pluriculturalismo Língua portuguesa Língua materna e não materna Identity Pluriculturalism Portuguese language Mother tongue and non mother tongue ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna |
title_full |
Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna |
title_fullStr |
Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna |
title_sort |
Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna |
author |
Souza, Simone de |
author_facet |
Souza, Simone de Marques, Isabelle Simões |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Isabelle Simões |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Simone de Marques, Isabelle Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Pluriculturalismo Língua portuguesa Língua materna e não materna Identity Pluriculturalism Portuguese language Mother tongue and non mother tongue ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Identidade Pluriculturalismo Língua portuguesa Língua materna e não materna Identity Pluriculturalism Portuguese language Mother tongue and non mother tongue ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
A identidade de um sujeito é construída na interação com o outro, num constante processo dialógico. Buscou-se, neste trabalho, tratar do ensino de língua portuguesa, materna e não materna, na educação básica, em práticas pedagógicas que visassem à construção de identidades em uma sociedade plural e globalizada. Para este estudo, optamos pela metodologia qualitativa, por meio de uma pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica. Discutimos o conceito de identidade na pós-modernidade, relacionamos a construção das identidades à existência de uma sociedade pluricultural e multilíngue, descrevemos propostas de práticas discursivas em aulas de Português que colaboram para essa construção e, por fim, refletimos sobre elas. Serviram como fundamentação teórica os estudos de Candau (2011, 2016), Hall (2006), Bakhtin (1997) e Rajagopalan (2003), dentre outros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29T11:38:50Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/12826 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/12826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, S. S. C. da; MARQUES, I. S. ENSINO DE LÍNGUA E PLURICULTURALISMO PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 357–379, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.48644. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/48644. Acesso em: 22 dez. 2022. 2176-4794 (Online) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551276084297728 |