Colaboração da família na intervenção precoce: perspetivas de pais e de profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69029 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
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Colaboração da família na intervenção precoce: perspetivas de pais e de profissionaisFamily collaboration in early intervention: parents and profissionals’ perspectivesColaboraçãoFamíliasIntervenção precoceProfissionaisCollaborationFamiliesEarly interventionProfessionalsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Este estudo tem como finalidade aprofundar os fatores que contribuem ou dificultam a colaboração da família no processo de apoio da Intervenção Precoce (IP), bem como a motivação para o apoio. Realizou-se um estudo de investigação qualitativa, através de entrevistas junto de profissionais a exercer a sua atividade profissional numa Equipa Local de Intervenção (ELI) do Distrito de Braga, com, pelo menos, três anos de exercício de funções na equipa e especialização em IP, e a famílias apoiadas pela ELI há, pelo menos, um ano. No geral verifica-se que todos estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido. Os profissionais referem como fatores positivos as reuniões, os contactos com a família, o apoio domiciliário e a evolução demonstrada pela criança, em contraste com as dificuldades dos horários laborais e o número de casos afetos a cada profissional. Por sua vez, a família menciona como fatores positivos o apoio, as estratégias e o desenvolvimento de competências da criança e, como dificuldades, os horários laborais, a falta de informação e formação para as famílias. São mais os fatores coincidentes entre os profissionais e as famílias do que divergentes. Os participantes são unânimes em valorizar o respeito, a disponibilidade e flexibilidade de horários dos intervenientes e a necessidade de aumentar o número de profissionais que estão afetos às ELI’s. Todos os participantes reconhecem a importância da colaboração entre todos os intervenientes no processo de intervenção, salientando a forma como esta colaboração favorece e promove o desenvolvimento das crianças, bem como facilita a resposta às preocupações das famílias. No entanto, existem também alguns dados divergentes entre profissionais e famílias. Os profissionais destacam a importância de conseguirem fazer com que as famílias compreendam que são o pilar fundamental no desenvolvimento dos seus filhos e, por esse motivo, necessitam de ser parceiros ativos no processo de apoio. As famílias reconhecem a importância de todo o apoio que recebem por parte dos profissionais e das evoluções que os filhos demonstram. Por outro lado, referem que o afeto que os filhos demonstram para com os profissionais que os acompanham deve ser fonte de motivação e conforto para que os profissionais continuem a desenvolver práticas de qualidade no apoio às famílias em IP.This study aims to deepen the factors that contribute to or hinder the collaboration of the family in the process of support of Early Intervention (EI), as well as the motivation for support. It was held a qualitative research study, through interviews with professionals practicing their professional activity in a Local Intervention Team (ELI) of the district of Braga, with at least three years of teamwork and specialization in IP, and to households supported by ELI for at least a year. Overall, it is verified that all are satisfied with the work developed. These professionals refer as positive factors the meetings, the contacts with the family, home support and the evolution shown by the child, in opposite to the difficulties of working hours and the number of cases affected by each professional. In turn, the family refer as positive factors the support, the strategies, and the development of child´s skills. Working hours, the lack of information and training for families are mencioned as difficulties. There are more coincidental factors among professionals and families than divergent. Participants are unanimous in valuing the respect, the availability and flexibility of the participants´ schedules and the need to increase the number of professionals who are affected by ELI's. All participants recognize the importance of collaboration among all stakeholders in the intervention process, highlighting how this collaboration fosters and promotes children's development, as well as facilitates response to family concerns. However, there is also some divergent data between professionals and families. Professionals emphasize the importance of being able to make families understand that they are the fundamental pillar in the development of their children and, for this reason, need to be active partners in the support process. Families recognise the importance of all the support they receive from Professionals and the evolutions that their children demonstrate. On the other hand, they point out that the affection that the children show towards the accompanying professionals should be a source of motivation and comfort, so that the professionals continue to develop quality practices in supporting families in EI.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoGonçalves, Ivone do Céu da Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69029por202528758info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:43.655453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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