Intervenção precoce no domicílio: perspetivas de profissionais das equipas de intervenção precoce na infância, da zona Norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Cristina Filipa Nunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51173
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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spelling Intervenção precoce no domicílio: perspetivas de profissionais das equipas de intervenção precoce na infância, da zona Norte de PortugalIntervenção precoceContextos naturaisApoio domiciliárioFamíliaProfissionaisEarly interventionNatural contextsHome visitFamilyProfessionalsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)A Intervenção Precoce (IP) realizada nos contextos naturais da criança, nomeadamente no domicílio, tem vindo a apresentar cada vez melhores indicadores de benefícios, pois é um ambiente em que a criança e a família se sentem mais à vontade e permite ao profissional estabelecer uma relação mais positiva com a família. Assim sendo, o presente estudo teve como finalidade compreender, do ponto de vista do profissional, o conjunto de benefícios e fragilidades para as famílias e para o profissional, do apoio da IP no domicílio. Para esse fim, foi utilizada uma metodologia qualitativa, a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados a oito profissionais que integram as Equipas Locais de Intervenção (ELI) da zona norte de Portugal e que apoiam as famílias no domicílio, há pelo menos 6 meses. Através dos resultados obtidos, é possível concluir que os profissionais consideram as famílias como um elemento indispensável em todas as fases do apoio no domicílio, colaborando na avaliação e na elaboração do Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP) e participando ativamente em todos os momentos de apoio. Os profissionais referem ainda que as famílias se sentem mais seguras pelo facto de serem apoiadas neste contexto pois consideram que é um ambiente mais recatado e privado e permite uma maior proximidade com o profissional. Em contrapartida reforçam que, numa fase inicial do apoio, as famílias sentem alguma dificuldade em receber os profissionais nas suas casas. Em relação aos benefícios do apoio domiciliário para os profissionais, estes consideram que ao prestarem o apoio no domicílio conseguem ter uma maior proximidade com a família e um contacto direto com o que realmente se passa no contexto familiar, permitindo conhecer as suas rotinas, bem como o seu funcionamento. Consideram como fragilidade a dificuldade em entrar em casa das famílias por sentirem que estão a invadir um espaço que não é deles; o pouco tempo de acompanhamento que dedicam às famílias e o tempo gasto nas deslocações entre domicílios.The Early Intervention carried out in the natural contexts of the child, particularly at home, has been presenting better and growing indicators of benefits, since it is an environment in which the child and family feel more comfortable and allows the professional to establish a more positive relationship with the family. Therefore, the purpose of this study was to understand, from the professionals' point of view, the set of benefits and fragilities for the families and for the professional, of Early Intervention support at home. For that purpose, a qualitative methodology was used, the semi-structured interview as a data collection tool for eight professionals who are part of the Local Intervention Teams in the north of Portugal and who have supported families at home for at least 6 months. Through the results obtained, it is possible to conclude that professionals consider families as an indispensable element in all phases of home support, collaborating in the evaluation and elaboration of the Individual Early Intervention Plan and actively participating in all moments of support. Professionals also point out that families feel safer when they are supported in this context because they consider it a more demure and private environment, and it allows greater proximity to the professional. On the other hand, they reinforce that, at an early stage of support, families find it difficult to receive professionals in their homes. In relation to the benefits of home support for professionals, they consider that, by providing support at home, they can have a greater proximity to the family and a direct contact with what is really happening in the family context, allowing them to know their routines, as well as its operation. They consider as fragility the difficulty of entering families' homes because they feel that they are invading a space that don’t belong to them; the little time they spend on their families and the time they spend on their journeys between households.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoBorges, Cristina Filipa Nunes20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51173por201851946info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:13.357399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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