O enfermeiro de família enquanto promotor da relação filial em idade adulta avançada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Filipa Domingues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30617
Resumo: Enquadramento: O presente relatório refere-se ao estágio de natureza profissional realizado na Unidade de Saúde Familiar Rainha D. Tereza da Administração Regional de Saúde do Centro, no período compreendido entre setembro de 2019 a fevereiro de 2020. Objetivos: Descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas para a aquisição e desenvolvimento de competências específicas em Enfermagem de Saúde Familiar e apresentar o estudo empírico implementado em contexto de estágio, cujo desenvolvimento teve como objetivo geral coconstruir, com filhos adultos na meia-idade e com Enfermeiros de Família, orientações para um exercício de Enfermagem de Saúde Familiar promotor da relação filial dirigido a famílias que se encontrem num estadio de ciclo vital envelhecido. Métodos: Estudo fenomenológico de natureza qualitativa, desenvolvido em duas fases, com uma amostragem não probabilística por conveniência que envolveu 10 utentes (filhos adultos na meia-idade) inscritos na referida Unidade de Saúde Familiar e 7 Enfermeiros de Família dessa unidade. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas individuais (utentes) e de grupo focal (Enfermeiros de Família). Cumpriram-se todos os procedimentos formais e éticos inerentes à colheita de informação, que foi posteriormente submetida a análise de conteúdo, com auxílio do software webQDA®. Resultados: As dimensões revelaram que os filhos adultos na meia-idade: (i) têm dificuldade em encarar e aceitar o processo de envelhecimento dos pais, observando-o de forma negativa e perspetivando a sua intervenção futura, ainda de modo superficial e sem um planeamento específico dos cuidados; (ii) optam por refletir na família sobre o envelhecimento e as suas consequências, apenas quando surgir uma crise; (iii) veem no Enfermeiro de Família um profissional capaz de os preparar antecipadamente para o processo de envelhecimento dos seus pais, apesar de, atualmente, essa prática ser nula ou insuficiente; e (iv) esperam uma prática do Enfermeiro de Família integradora de atividades de educação para a saúde, relativas ao processo de envelhecimento. Os resultados revelaram também que os Enfermeiros de Família: (i) não realizam cuidados antecipatórios no âmbito da promoção da relação filial em famílias em estadio de ciclo vital envelhecido, apenas intervindo quando identificam um problema real; e (ii) sugerem uma prática futura promotora da relação filial que integre sessões em grupo e consulta de enfermagem. Conclusão: O presente relatório expôs o percurso em contexto de estágio para a aquisição das competências exigidas e demonstrou que os objetivos propostos foram alcançados. Os resultados obtidos pela investigação desenvolvida permitiram conhecer a perceção e a perspetiva, dos filhos adultos na meia-idade e dos Enfermeiros de Família, sobre as relações filiais em idade adulta avançada, realçando o papel promotor do Enfermeiro de Família neste âmbito e contribuindo para uma melhoria contínua dos cuidados de Enfermagem de Saúde Familiar.
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Métodos: Estudo fenomenológico de natureza qualitativa, desenvolvido em duas fases, com uma amostragem não probabilística por conveniência que envolveu 10 utentes (filhos adultos na meia-idade) inscritos na referida Unidade de Saúde Familiar e 7 Enfermeiros de Família dessa unidade. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas individuais (utentes) e de grupo focal (Enfermeiros de Família). Cumpriram-se todos os procedimentos formais e éticos inerentes à colheita de informação, que foi posteriormente submetida a análise de conteúdo, com auxílio do software webQDA®. Resultados: As dimensões revelaram que os filhos adultos na meia-idade: (i) têm dificuldade em encarar e aceitar o processo de envelhecimento dos pais, observando-o de forma negativa e perspetivando a sua intervenção futura, ainda de modo superficial e sem um planeamento específico dos cuidados; (ii) optam por refletir na família sobre o envelhecimento e as suas consequências, apenas quando surgir uma crise; (iii) veem no Enfermeiro de Família um profissional capaz de os preparar antecipadamente para o processo de envelhecimento dos seus pais, apesar de, atualmente, essa prática ser nula ou insuficiente; e (iv) esperam uma prática do Enfermeiro de Família integradora de atividades de educação para a saúde, relativas ao processo de envelhecimento. Os resultados revelaram também que os Enfermeiros de Família: (i) não realizam cuidados antecipatórios no âmbito da promoção da relação filial em famílias em estadio de ciclo vital envelhecido, apenas intervindo quando identificam um problema real; e (ii) sugerem uma prática futura promotora da relação filial que integre sessões em grupo e consulta de enfermagem. Conclusão: O presente relatório expôs o percurso em contexto de estágio para a aquisição das competências exigidas e demonstrou que os objetivos propostos foram alcançados. Os resultados obtidos pela investigação desenvolvida permitiram conhecer a perceção e a perspetiva, dos filhos adultos na meia-idade e dos Enfermeiros de Família, sobre as relações filiais em idade adulta avançada, realçando o papel promotor do Enfermeiro de Família neste âmbito e contribuindo para uma melhoria contínua dos cuidados de Enfermagem de Saúde Familiar.Background: This report is based on the professional Clinical Practice held at the Rainha D. Tereza Family Health Unit of the Regional Health Administration of the Centre, between September 2019 and February 2020. Objectives: To describe and reflect on the activities developed for the acquisition and development of specific competencies in Family Health Nursing and to present the empirical study implemented in an Clinical Practice context, whose development had the general objective of build, with adult children in middle age and with Family Nurses, guidelines for an exercise of Family Health Nursing promoting the filial relationship directed to families who are in an aged life cycle stage. Methods: Phenomenological study of qualitative nature, developed in two phases, with a non-probabilistic convenience sampling involving 10 users (adult children in middle age) enrolled in the aforementioned Family Health Unit and 7 Family Nurses of this unit. Individual semistructured (users) and focus group (Family Nurses) interviews were performed. All formal and ethical procedures inherent in the collection of information were followed, which was subsequently submitted to content analysis, with the help of the software webQDA®. Results: The dimensions revealed that adult children in middle age: (i) have difficulty facing and accepting the aging process of parents, observing it negatively and looking at their future intervention, still superficially and without specific care planning; (ii) choose to reflect in the family on aging and its consequences, only when a crisis arises; (iii) see in the Family Nurse a professional capable of preparing them in advance for the aging process of their parents, although, currently, this practice is null or insufficient; and (iv) expect a practice of the Family Nurse integrating health education activities, related to the aging process. The results also revealed that the Family Nurses: (i) do not perform anticipatory care in the context of the promotion of the filial relationship in families in aged life cycle stage, only intervening when they identify a real problem; and (ii) suggest a future practice promoting the filial relationship that integrates group sessions and nursing consultation. Conclusion: This report exposes the stage path to the acquisition of the required skills and demonstrated that the proposed objectives have been achieved. The results obtained by the research developed allowed us to know the perception and perspective, of adult children in middle age and Family Nurses, about filial relationships in advanced adulthood, highlighting the promoting role of Family Nurse in this area and contributing to a continuous improvement of Family Health Nursing care.2021-02-17T14:38:29Z2021-02-01T00:00:00Z2021-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30617porPereira, Ana Filipa Dominguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:09Zoai:ria.ua.pt:10773/30617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:40.490076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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