As dificuldades dos alunos de 6º ano na resolução de problemas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Ana Paula Marcelino Neto
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/602
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_f565a424141adec518bba3d15ec3c087
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/602
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dificuldades dos alunos de 6º ano na resolução de problemas de matemáticaPsicologia educacionalEducational psychologyDissertação de mestrado em Psicologia EducacionalO presente estudo está inserido num Projecto mais abrangente desenvolvido pelo Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação (GAVE - ME) ao nível da Avaliação Aferida. O referido projecto tem como finalidade identificar as dificuldades sentidas pelos alunos de 6o ano de escolaridade na realização de alguns problemas da Prova de Aferição de Matemática de 2001. Neste âmbito foi elaborado o estudo que agora é apresentado e que tem como propósito construir base de conhecimentos sobre as dificuldades, os erros e as estratégias dos alunos na resolução de problemas relativos à área de número e cálculo, e estatística. Para garantir a validade da informação recolhida recorreu-se a uma metodologia qualitativa (entrevista do tipo clínico) realizada a duas turmas do 2o ciclo (n=37), uma em Lisboa (grupo 1) e outra na Beira Baixa (grupo 2). Foi também aplicado um questionário que procura descrever a realidade dos alunos ao nível do seu enquadramento familiar e escolar. Os alunos foram ainda questionados sobre a Prova de Aferição, e os resultados obtidos através da realização dos problemas foram comparados com os dados nacionais. As conclusões elaboradas revelam que os alunos consideraram a Prova de Aferição de Matemática fácil. Os nossos resultados foram superiores aos totais nacionais na maioria dos problemas. As dificuldades encontradas mostram que os problemas mais difíceis foram os que fazem parte da área de número e cálculo. Considera-se que este estudo será mais um contributo para a continuação da investigação ao nível da Educação Matemática, no que diz respeito à identificação das dificuldades dos alunos na matemática.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRamalho, GlóriaRepositório do ISPALeitão, Ana Paula Marcelino Neto2011-07-05T19:52:35Z2002-01-01T00:00:00Z2002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:44Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:43.420772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades dos alunos de 6º ano na resolução de problemas de matemática
title As dificuldades dos alunos de 6º ano na resolução de problemas de matemática
spellingShingle As dificuldades dos alunos de 6º ano na resolução de problemas de matemática
Leitão, Ana Paula Marcelino Neto
Psicologia educacional
Educational psychology
title_short As dificuldades dos alunos de 6º ano na resolução de problemas de matemática
title_full As dificuldades dos alunos de 6º ano na resolução de problemas de matemática
title_fullStr As dificuldades dos alunos de 6º ano na resolução de problemas de matemática
title_full_unstemmed As dificuldades dos alunos de 6º ano na resolução de problemas de matemática
title_sort As dificuldades dos alunos de 6º ano na resolução de problemas de matemática
author Leitão, Ana Paula Marcelino Neto
author_facet Leitão, Ana Paula Marcelino Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramalho, Glória
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Ana Paula Marcelino Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Educational psychology
topic Psicologia educacional
Educational psychology
description Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01T00:00:00Z
2002-01-01T00:00:00Z
2011-07-05T19:52:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/602
url http://hdl.handle.net/10400.12/602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130047401951232