Estudo das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da prova de aferição de matemática - 4º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Maria José da Cruz Nunes
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1277
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_97879b29b17c083fd6e7ecd89a165eaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1277
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da prova de aferição de matemática - 4º anoPsicologia educacionalMatemáticaAprendizagemConstructivismoEnsinoDificuldades de aprendizagemEducational psychologyMathematicsLearningConstructivismTeachingLearning difficultiesDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalEsta dissertação é um estudo sobre as dificuldades e os erros dos alunos do 4o ano de escolaridade na realização de 14 itens das provas de aferição de Matemática de 2000, que tinham revelado mais dificuldade. Na análise das concepções e dificuldades dos alunos tivemos como referência os estudos de vários autores, nomeadamente Piaget, Vergnaud, Vygotsky, Brissiaud, Borasi, entre outros. Vergnaud (1986) chama a atenção para a importância da análise dos erros, pois estes fornecem indicadores do modo como se está a desenrolar o conhecimento. Borasi (1987) considera os erros como meios poderosos de diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, podendo ser utilizados como instrumentos educacionais no ensino da matemática. O estudo é um estudo descritivo, com uma preocupação secundária de comparação entre escolas de meio rural e de meio urbano. A amostra é constituída por 118 alunos de 7 escolas da zona interior centro do país. A amostragem das escolas foi de conveniência. As idades variaram entre 9 e 12 anos, mas a maioria tinha 10 anos. Os instrumentos utilizados foram a entrevista individual de tipo piagetiano audiogravada, e um questionário, constituído por 10 questões. A análise dos resultados foi realizada tendo em conta simultaneamente as produções escritas e os protocolos resultantes das entrevistas. Oito dos 14 itens foram sujeitos a uma análise de conteúdo. As respostas dos alunos aos questionários foram também objecto de uma análise de conteúdo. As dificuldades encontradas residiram em: i) identificar números com zeros em posições intermédias; ii) descrever, com rigor, sólidos geométricos; iii) utilizar a noção de perímetro; iv) converter unidades de medida; v) realizar operações com números decimais; vi) utilizar processos sistemáticos na contagem de possibilidades em exercícios que envolviam a combinação de vários objectos segundo uma regra enunciada. O estudo termina com a apresentação de algumas implicações, tanto a nível pedagógico como a nível de futuras investigações.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAGuerra, Maria José da Cruz Nunes2012-03-17T15:40:45Z2002-01-01T00:00:00Z2002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:22Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:23.227082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da prova de aferição de matemática - 4º ano
title Estudo das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da prova de aferição de matemática - 4º ano
spellingShingle Estudo das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da prova de aferição de matemática - 4º ano
Guerra, Maria José da Cruz Nunes
Psicologia educacional
Matemática
Aprendizagem
Constructivismo
Ensino
Dificuldades de aprendizagem
Educational psychology
Mathematics
Learning
Constructivism
Teaching
Learning difficulties
title_short Estudo das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da prova de aferição de matemática - 4º ano
title_full Estudo das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da prova de aferição de matemática - 4º ano
title_fullStr Estudo das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da prova de aferição de matemática - 4º ano
title_full_unstemmed Estudo das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da prova de aferição de matemática - 4º ano
title_sort Estudo das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da prova de aferição de matemática - 4º ano
author Guerra, Maria José da Cruz Nunes
author_facet Guerra, Maria José da Cruz Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Maria José da Cruz Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Matemática
Aprendizagem
Constructivismo
Ensino
Dificuldades de aprendizagem
Educational psychology
Mathematics
Learning
Constructivism
Teaching
Learning difficulties
topic Psicologia educacional
Matemática
Aprendizagem
Constructivismo
Ensino
Dificuldades de aprendizagem
Educational psychology
Mathematics
Learning
Constructivism
Teaching
Learning difficulties
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01T00:00:00Z
2002-01-01T00:00:00Z
2012-03-17T15:40:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/1277
url http://hdl.handle.net/10400.12/1277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130053789876224