Análise computacional da lavagem de um motor diesel, 2 tempos, de pistões opostos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3620 |
Resumo: | Depois de um grande sucesso dos motores de combustão interna de pistões opostos a 2 tempos, pela altura da sua introdução na aviação na década de 30, existiu um hiato no seu desenvolvimento e na sua utilização. Recentemente o interesse nestes motores foi reaceso, e alguns novos projectos têm vindo a ser desenvolvidos. A relevância do processo de lavagem num motor deste tipo é enorme pois tem influência directa no desempenho do processo combustão, na utilização do combustível e na redução dos níveis de poluição emitida, o que é fulcral uma vez que os motores 2 tempos perderam o seu lugar no mercado muito devido às deficiências reveladas nestes aspectos. Para optimizar este processo foi feito, neste trabalho, um estudo de um motor desenhado para este propósito. Utilizou-se um software CFD (computacional fluid dynamics) para configurar um modelo 3-D do motor e testou-se uma variedade de parâmetros para a admissão. Várias simulações foram feitas. Numa primeira fase variando a pressão na admissão e numa segunda fase variando o ângulo das janelas de admissão. A comparação entre os resultados foi feita utilizando a Teoria de Medição da Lavagem, permitindo revelar a configuração que revele melhores resultados para o nosso modelo. |
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Análise computacional da lavagem de um motor diesel, 2 tempos, de pistões opostosMotores de combustão internaMotores a dois temposMotores dieselMotores de pistões opostos - Processo de lavagem - Métodos computacionaisDepois de um grande sucesso dos motores de combustão interna de pistões opostos a 2 tempos, pela altura da sua introdução na aviação na década de 30, existiu um hiato no seu desenvolvimento e na sua utilização. Recentemente o interesse nestes motores foi reaceso, e alguns novos projectos têm vindo a ser desenvolvidos. A relevância do processo de lavagem num motor deste tipo é enorme pois tem influência directa no desempenho do processo combustão, na utilização do combustível e na redução dos níveis de poluição emitida, o que é fulcral uma vez que os motores 2 tempos perderam o seu lugar no mercado muito devido às deficiências reveladas nestes aspectos. Para optimizar este processo foi feito, neste trabalho, um estudo de um motor desenhado para este propósito. Utilizou-se um software CFD (computacional fluid dynamics) para configurar um modelo 3-D do motor e testou-se uma variedade de parâmetros para a admissão. Várias simulações foram feitas. Numa primeira fase variando a pressão na admissão e numa segunda fase variando o ângulo das janelas de admissão. A comparação entre os resultados foi feita utilizando a Teoria de Medição da Lavagem, permitindo revelar a configuração que revele melhores resultados para o nosso modelo.Having accomplished a great success in aviation during the following years to its developing, the two-stroke opposed piston diesel engines have ever since been put aside, there was a hiatus on its developing. In the last few years a revival as occurred, some new projects have been developed. The importance of the scavenging process in such an engine is major because it has a direct impact on the performance of the combustion process, in the fuel consumption efficiency and in the emissions levels. The inability to improve these factors resulted in a mitigation of the use of two-stroke engines in the past decades, an optimization is needed. To improve this process it was performed, in this paper, the study of the scavenging process in an engine designed for this purpose. CFD software was used to configure the scavenging process in a 3-D model of the engine, and to test a range of intake conditions. Several simulations were made. At first a range of intake pressures was tested, prior to that several angles for the intake duct were considered. The comparison, of the results obtained, was done considering the Scavenging Measurement Theory in order to choose the ones that reveal better results.Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençauBibliorumSantos, António Manuel Pinto2015-06-25T10:24:57Z20092009-082009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:06Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:59.769676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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