Análise computacional da lavagem de um motor diesel, 2 tempos, de pistões opostos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, António Manuel Pinto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3620
Resumo: Depois de um grande sucesso dos motores de combustão interna de pistões opostos a 2 tempos, pela altura da sua introdução na aviação na década de 30, existiu um hiato no seu desenvolvimento e na sua utilização. Recentemente o interesse nestes motores foi reaceso, e alguns novos projectos têm vindo a ser desenvolvidos. A relevância do processo de lavagem num motor deste tipo é enorme pois tem influência directa no desempenho do processo combustão, na utilização do combustível e na redução dos níveis de poluição emitida, o que é fulcral uma vez que os motores 2 tempos perderam o seu lugar no mercado muito devido às deficiências reveladas nestes aspectos. Para optimizar este processo foi feito, neste trabalho, um estudo de um motor desenhado para este propósito. Utilizou-se um software CFD (computacional fluid dynamics) para configurar um modelo 3-D do motor e testou-se uma variedade de parâmetros para a admissão. Várias simulações foram feitas. Numa primeira fase variando a pressão na admissão e numa segunda fase variando o ângulo das janelas de admissão. A comparação entre os resultados foi feita utilizando a Teoria de Medição da Lavagem, permitindo revelar a configuração que revele melhores resultados para o nosso modelo.
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