Diesel geradores funcionando em baixa carga: problemas e solução técnica adotada no modelo Rolls-Royce B32:40v12A da plataforma Sevan Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Irineu Fernandes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29405
Resumo: Geradores a diesel funcionando sob baixa carga sofrem diversos problemas, sendo o mais notável deles, a carbonização. Além disso, emitem mais poluentes por unidade de combustível queimado que se estivessem a plena carga. O bom funcionamento de geradores diminui a emissão de poluentes que é regulada por órgãos e convenções internacionais tais como a convenção MARPOL 73/78 da IMO. Por razões operacionais e de segurança, é necessário que geradores permaneçam por longos períodos funcionando em baixa carga. O presente trabalho aborda e explica esses problemas sofridos pelos motores e os poluentes gerados. Estes, já ao saírem das chaminés dos motores afetam diretamente e em curto prazo a tripulação e as operações da unidade. Esse trabalho trata-se de uma abordagem descritiva tendo com elemento de estudo de caso o que ocorre na plataforma de perfuração Sevan Brasil, situação muito semelhante ao que ocorre em diversas embarcações de apoio marítimo e outras sondas de perfuração, onde seus oito geradores normalmente funcionam por vários dias com carga abaixo de 30%, sendo que, na Sevan Brasil, três geradores sofreram modificações em seus sistemas de injeção de combustível. Essas modificações geraram resultados positivos. No entanto, existe ainda muito a ser melhorado neste aspecto da geração de energia e principalmente a redução de emissão de poluentes.
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