Diesel geradores funcionando em baixa carga: problemas e solução técnica adotada no modelo Rolls-Royce B32:40v12A da plataforma Sevan Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29405 |
Resumo: | Geradores a diesel funcionando sob baixa carga sofrem diversos problemas, sendo o mais notável deles, a carbonização. Além disso, emitem mais poluentes por unidade de combustível queimado que se estivessem a plena carga. O bom funcionamento de geradores diminui a emissão de poluentes que é regulada por órgãos e convenções internacionais tais como a convenção MARPOL 73/78 da IMO. Por razões operacionais e de segurança, é necessário que geradores permaneçam por longos períodos funcionando em baixa carga. O presente trabalho aborda e explica esses problemas sofridos pelos motores e os poluentes gerados. Estes, já ao saírem das chaminés dos motores afetam diretamente e em curto prazo a tripulação e as operações da unidade. Esse trabalho trata-se de uma abordagem descritiva tendo com elemento de estudo de caso o que ocorre na plataforma de perfuração Sevan Brasil, situação muito semelhante ao que ocorre em diversas embarcações de apoio marítimo e outras sondas de perfuração, onde seus oito geradores normalmente funcionam por vários dias com carga abaixo de 30%, sendo que, na Sevan Brasil, três geradores sofreram modificações em seus sistemas de injeção de combustível. Essas modificações geraram resultados positivos. No entanto, existe ainda muito a ser melhorado neste aspecto da geração de energia e principalmente a redução de emissão de poluentes. |
id |
MB_b55784c1821e1af5445d40c8caf0061e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/29405 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Carneiro, Luiz Otavio RibeiroSilva, Irineu Fernandes daCarneiro, Luiz Otavio Ribeiro2018-02-14T18:58:20Z2018-02-14T18:58:20Z2014http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29405Geradores a diesel funcionando sob baixa carga sofrem diversos problemas, sendo o mais notável deles, a carbonização. Além disso, emitem mais poluentes por unidade de combustível queimado que se estivessem a plena carga. O bom funcionamento de geradores diminui a emissão de poluentes que é regulada por órgãos e convenções internacionais tais como a convenção MARPOL 73/78 da IMO. Por razões operacionais e de segurança, é necessário que geradores permaneçam por longos períodos funcionando em baixa carga. O presente trabalho aborda e explica esses problemas sofridos pelos motores e os poluentes gerados. Estes, já ao saírem das chaminés dos motores afetam diretamente e em curto prazo a tripulação e as operações da unidade. Esse trabalho trata-se de uma abordagem descritiva tendo com elemento de estudo de caso o que ocorre na plataforma de perfuração Sevan Brasil, situação muito semelhante ao que ocorre em diversas embarcações de apoio marítimo e outras sondas de perfuração, onde seus oito geradores normalmente funcionam por vários dias com carga abaixo de 30%, sendo que, na Sevan Brasil, três geradores sofreram modificações em seus sistemas de injeção de combustível. Essas modificações geraram resultados positivos. No entanto, existe ainda muito a ser melhorado neste aspecto da geração de energia e principalmente a redução de emissão de poluentes.Diesel generators operating under light load suffer many problems, the most notable of them, carbonization. Furthermore, they emit more pollutants per unit of fuel burned than if they were running at proper load. The proper functioning of generators decreases the emission of pollutants that are regulated by international organizations and conventions such as MARPOL 73/78 and IMO. Due to safety and operational reasons, it is necessary to keep generators running under light load during long periods. This research work discusses and explains these problems suffered by the engines and pollutants generated. These pollutants as soon they come out from the engines’ exhausts affect in short-term the crew and the vessel’s operations. This work is a descriptive approach using a study of case element that occurs on drilling rig Sevan Brazil, which is a situation very similar to what occurs in various offshore support vessels and other drilling rigs, where there is eight generators typically operate for several days with load below 30%, and, on Sevan Brasil, three generators have received modifications in their fuel injection systems. These modifications led to positive results. However, there is still much to be improved in this aspect of power generation and especially the reduction of emissions.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Motores de combustão internaMotores de combustão interna - motores de combustão explosivaGeradores a dieselMotor diesel CombustãoDiesel geradores funcionando em baixa carga: problemas e solução técnica adotada no modelo Rolls-Royce B32:40v12A da plataforma Sevan Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000449.pdf.txt00000449.pdf.txtExtracted texttext/plain51706https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29405/3/00000449.pdf.txt951fd6dd80af17c444ebf16ea7b43b3fMD53ORIGINAL00000449.pdfapplication/pdf2885278https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29405/1/00000449.pdfb57c58c7d235c335f3dff5e2743f9de0MD51THUMBNAIL00000449.pdf.jpg00000449.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2242https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29405/2/00000449.pdf.jpg75ab04615b4343c10db5b2c0fef91c35MD52ripcmb/294052022-09-23 17:09:12.345oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/29405Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:09:12Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diesel geradores funcionando em baixa carga: problemas e solução técnica adotada no modelo Rolls-Royce B32:40v12A da plataforma Sevan Brasil |
title |
Diesel geradores funcionando em baixa carga: problemas e solução técnica adotada no modelo Rolls-Royce B32:40v12A da plataforma Sevan Brasil |
spellingShingle |
Diesel geradores funcionando em baixa carga: problemas e solução técnica adotada no modelo Rolls-Royce B32:40v12A da plataforma Sevan Brasil Silva, Irineu Fernandes da Motores de combustão interna Motores de combustão interna - motores de combustão explosiva Geradores a diesel Motor diesel Combustão |
title_short |
Diesel geradores funcionando em baixa carga: problemas e solução técnica adotada no modelo Rolls-Royce B32:40v12A da plataforma Sevan Brasil |
title_full |
Diesel geradores funcionando em baixa carga: problemas e solução técnica adotada no modelo Rolls-Royce B32:40v12A da plataforma Sevan Brasil |
title_fullStr |
Diesel geradores funcionando em baixa carga: problemas e solução técnica adotada no modelo Rolls-Royce B32:40v12A da plataforma Sevan Brasil |
title_full_unstemmed |
Diesel geradores funcionando em baixa carga: problemas e solução técnica adotada no modelo Rolls-Royce B32:40v12A da plataforma Sevan Brasil |
title_sort |
Diesel geradores funcionando em baixa carga: problemas e solução técnica adotada no modelo Rolls-Royce B32:40v12A da plataforma Sevan Brasil |
author |
Silva, Irineu Fernandes da |
author_facet |
Silva, Irineu Fernandes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carneiro, Luiz Otavio Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Irineu Fernandes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carneiro, Luiz Otavio Ribeiro |
contributor_str_mv |
Carneiro, Luiz Otavio Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motores de combustão interna Motores de combustão interna - motores de combustão explosiva Geradores a diesel Motor diesel Combustão |
topic |
Motores de combustão interna Motores de combustão interna - motores de combustão explosiva Geradores a diesel Motor diesel Combustão |
description |
Geradores a diesel funcionando sob baixa carga sofrem diversos problemas, sendo o mais notável deles, a carbonização. Além disso, emitem mais poluentes por unidade de combustível queimado que se estivessem a plena carga. O bom funcionamento de geradores diminui a emissão de poluentes que é regulada por órgãos e convenções internacionais tais como a convenção MARPOL 73/78 da IMO. Por razões operacionais e de segurança, é necessário que geradores permaneçam por longos períodos funcionando em baixa carga. O presente trabalho aborda e explica esses problemas sofridos pelos motores e os poluentes gerados. Estes, já ao saírem das chaminés dos motores afetam diretamente e em curto prazo a tripulação e as operações da unidade. Esse trabalho trata-se de uma abordagem descritiva tendo com elemento de estudo de caso o que ocorre na plataforma de perfuração Sevan Brasil, situação muito semelhante ao que ocorre em diversas embarcações de apoio marítimo e outras sondas de perfuração, onde seus oito geradores normalmente funcionam por vários dias com carga abaixo de 30%, sendo que, na Sevan Brasil, três geradores sofreram modificações em seus sistemas de injeção de combustível. Essas modificações geraram resultados positivos. No entanto, existe ainda muito a ser melhorado neste aspecto da geração de energia e principalmente a redução de emissão de poluentes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-14T18:58:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-14T18:58:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29405 |
url |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29405/3/00000449.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29405/1/00000449.pdf https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/29405/2/00000449.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
951fd6dd80af17c444ebf16ea7b43b3f b57c58c7d235c335f3dff5e2743f9de0 75ab04615b4343c10db5b2c0fef91c35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1813189028036476928 |