Desenvolvimento de competências profissionais docentes em contexto escolar : relatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rui Jorge Magalhães Rodrigues da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17457
Resumo: Neste relatório pretendemos descrever todo um trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada e Relatório. Este relatório consiste em três capítulos distintos. Temos o capítulo I onde refere o enquadramento científico e pedagógico do estágio, onde é abordado o processo de ensino aprendizagem no contexto educativo, na atividade do professor e na avaliação. O capítulo II corresponde à prática de ensino supervisionada que aborda o estágio que teve início a 9 de janeiro de 2012 e se realizou no Concelho de Guimarães. Este estágio incidiu no planeamento das aulas da disciplina de ITIC - Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação, tendo a cargo uma turma (9º D), avaliou-se os alunos em conjunto com o orientador cooperante, tínhamos que participar em reuniões, uniformizar documentos Microsoft Word (formulários), criar áreas de departamentos no Moodle e inserir ficheiros associados. O capítulo III refere-se as dinâmicas de investigação desenvolvidas, ou seja, a componente de investigação do artigo ‘Cloud Computing e open source no Ensino’ e a participação nas jornadas de ensino de informática, JEI 2012, realizadas na Universidade Católica Portuguesa em Braga, no dia 14 de junho de 2012.
id RCAP_f56a714c60e98f707cab3e7362e2dd2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17457
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências profissionais docentes em contexto escolar : relatórioProcesso ensino/aprendizagemEnsinoCompetênciasAvaliaçãoTeaching / learning processTeachingSkillsAssessmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisNeste relatório pretendemos descrever todo um trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada e Relatório. Este relatório consiste em três capítulos distintos. Temos o capítulo I onde refere o enquadramento científico e pedagógico do estágio, onde é abordado o processo de ensino aprendizagem no contexto educativo, na atividade do professor e na avaliação. O capítulo II corresponde à prática de ensino supervisionada que aborda o estágio que teve início a 9 de janeiro de 2012 e se realizou no Concelho de Guimarães. Este estágio incidiu no planeamento das aulas da disciplina de ITIC - Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação, tendo a cargo uma turma (9º D), avaliou-se os alunos em conjunto com o orientador cooperante, tínhamos que participar em reuniões, uniformizar documentos Microsoft Word (formulários), criar áreas de departamentos no Moodle e inserir ficheiros associados. O capítulo III refere-se as dinâmicas de investigação desenvolvidas, ou seja, a componente de investigação do artigo ‘Cloud Computing e open source no Ensino’ e a participação nas jornadas de ensino de informática, JEI 2012, realizadas na Universidade Católica Portuguesa em Braga, no dia 14 de junho de 2012.In this report I intend to describe an entire work within the discipline and Supervised Teaching Practice Report. This report consists of three distinct chapters. The chapter where I have referred to scientific and pedagogical framework of the stage, where is discussed the process of teaching and learning in an educational context, the activity of the teacher and assessment. Chapter II corresponds to supervised teaching practice that addresses the stage that began on January 9, 2012 and was held in the Municipality of Guimarães. This stage focused on planning lessons in the discipline of ITIC - Introduction to Information Technologies and Communication, with my job a class (9 D), evaluated the students together with my advisor cooperative, had to attend meetings, uniform documents Microsoft Word (forms), create areas of departments in Moodle and insert associated files. Chapter III relates to the dynamics of research developed, ie, the research part of the article "Cloud Computing and Open Source in Education 'participation in conferences and educational computing, JEI 2012, held at Catholic University in Braga on June 14, 2012.Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Rui Jorge Magalhães Rodrigues da2015-05-05T16:02:44Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:13:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:13:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências profissionais docentes em contexto escolar : relatório
title Desenvolvimento de competências profissionais docentes em contexto escolar : relatório
spellingShingle Desenvolvimento de competências profissionais docentes em contexto escolar : relatório
Silva, Rui Jorge Magalhães Rodrigues da
Processo ensino/aprendizagem
Ensino
Competências
Avaliação
Teaching / learning process
Teaching
Skills
Assessment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Desenvolvimento de competências profissionais docentes em contexto escolar : relatório
title_full Desenvolvimento de competências profissionais docentes em contexto escolar : relatório
title_fullStr Desenvolvimento de competências profissionais docentes em contexto escolar : relatório
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências profissionais docentes em contexto escolar : relatório
title_sort Desenvolvimento de competências profissionais docentes em contexto escolar : relatório
author Silva, Rui Jorge Magalhães Rodrigues da
author_facet Silva, Rui Jorge Magalhães Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rui Jorge Magalhães Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino/aprendizagem
Ensino
Competências
Avaliação
Teaching / learning process
Teaching
Skills
Assessment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Processo ensino/aprendizagem
Ensino
Competências
Avaliação
Teaching / learning process
Teaching
Skills
Assessment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Neste relatório pretendemos descrever todo um trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada e Relatório. Este relatório consiste em três capítulos distintos. Temos o capítulo I onde refere o enquadramento científico e pedagógico do estágio, onde é abordado o processo de ensino aprendizagem no contexto educativo, na atividade do professor e na avaliação. O capítulo II corresponde à prática de ensino supervisionada que aborda o estágio que teve início a 9 de janeiro de 2012 e se realizou no Concelho de Guimarães. Este estágio incidiu no planeamento das aulas da disciplina de ITIC - Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação, tendo a cargo uma turma (9º D), avaliou-se os alunos em conjunto com o orientador cooperante, tínhamos que participar em reuniões, uniformizar documentos Microsoft Word (formulários), criar áreas de departamentos no Moodle e inserir ficheiros associados. O capítulo III refere-se as dinâmicas de investigação desenvolvidas, ou seja, a componente de investigação do artigo ‘Cloud Computing e open source no Ensino’ e a participação nas jornadas de ensino de informática, JEI 2012, realizadas na Universidade Católica Portuguesa em Braga, no dia 14 de junho de 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-05-05T16:02:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17457
url http://hdl.handle.net/10400.14/17457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546820446846976