Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Natália Raquel Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3012
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_dbc8e7549cd665c2f766888637cecdc6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e criançasaprendizagem cooperativacompetências sociaisensino-aprendizagemcooperative learningsocial skillsteaching-learningMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente trabalho investigativo ocorre no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), ministrado pela Escola Superior de Educação de Santarém. A primeira parte contempla uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, evidenciando as aprendizagens, as potencialidades e constrangimentos do percurso desenvolvido. Na segunda parte é apresentada a componente investigativa, na qual se pretende estudar as conceções, as práticas e estratégias educativas, que os educadores/professores recorrem para implementar a Aprendizagem Cooperativa, no contexto de sala de aula. A metodologia utilizada, ao longo do exercício investigativo, foi de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de entrevistas a duas educadoras, duas professoras e seis crianças, bem como notas de campo e análise documental. Os resultados evidenciam que a aprendizagem cooperativa contribui para o desenvolvimento da autonomia e a partilha de ideias. A mesma é uma mais-valia, porque conseguimos formar crianças mais críticas, empáticas, ativas, respeitadoras e sobretudo capazes de cooperar e colaborar entre si. No entanto, algumas docentes reconhecem o valor que a Aprendizagem Cooperativa beneficia, mas por outro lado lamentam que no presente, ainda existem poucas escolas a praticar este método de ensino-aprendizagem.The present investigative work takes place within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB), taught by the Superior School of Education of Santarém. The first part includes a reflexive analysis of all the work developed, within the scope of Supervised Teaching Practice, showing the learning, the potentialities and constraints of the developed path. In the second part, the investigative component is presented, in which it is intended to study the conceptions, practices and educational strategies, which educators / teachers use to implement Cooperative Learning, in the context of the classroom. The methodology used, throughout the investigative exercise, was of a qualitative nature. Data were collected through interviews with two educators, two teachers and six children, as well as field notes and document analysis. The results show that cooperative learning contributes to the development of autonomy and the sharing of ideas. This is an added value, because we are able to train more critical, empathetic, active, respectful children and above all able to cooperate and collaborate with each other. However, some teachers recognize the value of the benefits that Cooperative Learning has, but on the other hand they regret that at present there are still few schools practicing this teaching-learning method.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLima, Natália Raquel Alves2020-08-13T11:34:45Z2020-05-292020-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3012TID:202507025por202507025info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:28Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:52.487715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças
title Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças
spellingShingle Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças
Lima, Natália Raquel Alves
aprendizagem cooperativa
competências sociais
ensino-aprendizagem
cooperative learning
social skills
teaching-learning
title_short Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças
title_full Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças
title_fullStr Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças
title_sort Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças
author Lima, Natália Raquel Alves
author_facet Lima, Natália Raquel Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Natália Raquel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem cooperativa
competências sociais
ensino-aprendizagem
cooperative learning
social skills
teaching-learning
topic aprendizagem cooperativa
competências sociais
ensino-aprendizagem
cooperative learning
social skills
teaching-learning
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-13T11:34:45Z
2020-05-29
2020-05-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3012
TID:202507025
url http://hdl.handle.net/10400.15/3012
identifier_str_mv TID:202507025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202507025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137038333640704