Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3012 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_dbc8e7549cd665c2f766888637cecdc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e criançasaprendizagem cooperativacompetências sociaisensino-aprendizagemcooperative learningsocial skillsteaching-learningMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente trabalho investigativo ocorre no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), ministrado pela Escola Superior de Educação de Santarém. A primeira parte contempla uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, evidenciando as aprendizagens, as potencialidades e constrangimentos do percurso desenvolvido. Na segunda parte é apresentada a componente investigativa, na qual se pretende estudar as conceções, as práticas e estratégias educativas, que os educadores/professores recorrem para implementar a Aprendizagem Cooperativa, no contexto de sala de aula. A metodologia utilizada, ao longo do exercício investigativo, foi de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de entrevistas a duas educadoras, duas professoras e seis crianças, bem como notas de campo e análise documental. Os resultados evidenciam que a aprendizagem cooperativa contribui para o desenvolvimento da autonomia e a partilha de ideias. A mesma é uma mais-valia, porque conseguimos formar crianças mais críticas, empáticas, ativas, respeitadoras e sobretudo capazes de cooperar e colaborar entre si. No entanto, algumas docentes reconhecem o valor que a Aprendizagem Cooperativa beneficia, mas por outro lado lamentam que no presente, ainda existem poucas escolas a praticar este método de ensino-aprendizagem.The present investigative work takes place within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB), taught by the Superior School of Education of Santarém. The first part includes a reflexive analysis of all the work developed, within the scope of Supervised Teaching Practice, showing the learning, the potentialities and constraints of the developed path. In the second part, the investigative component is presented, in which it is intended to study the conceptions, practices and educational strategies, which educators / teachers use to implement Cooperative Learning, in the context of the classroom. The methodology used, throughout the investigative exercise, was of a qualitative nature. Data were collected through interviews with two educators, two teachers and six children, as well as field notes and document analysis. The results show that cooperative learning contributes to the development of autonomy and the sharing of ideas. This is an added value, because we are able to train more critical, empathetic, active, respectful children and above all able to cooperate and collaborate with each other. However, some teachers recognize the value of the benefits that Cooperative Learning has, but on the other hand they regret that at present there are still few schools practicing this teaching-learning method.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLima, Natália Raquel Alves2020-08-13T11:34:45Z2020-05-292020-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3012TID:202507025por202507025info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:28Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:52.487715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças |
title |
Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças |
spellingShingle |
Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças Lima, Natália Raquel Alves aprendizagem cooperativa competências sociais ensino-aprendizagem cooperative learning social skills teaching-learning |
title_short |
Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças |
title_full |
Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças |
title_fullStr |
Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças |
title_sort |
Aprendizagem cooperativa e promoção de competências sociais: conceções de docentes e crianças |
author |
Lima, Natália Raquel Alves |
author_facet |
Lima, Natália Raquel Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Uva, Marta Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Natália Raquel Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem cooperativa competências sociais ensino-aprendizagem cooperative learning social skills teaching-learning |
topic |
aprendizagem cooperativa competências sociais ensino-aprendizagem cooperative learning social skills teaching-learning |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-13T11:34:45Z 2020-05-29 2020-05-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3012 TID:202507025 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3012 |
identifier_str_mv |
TID:202507025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202507025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137038333640704 |