Avaliação do Impacto do Programa de Matemática para o Ensino Básico ao Nível das Práticas Letivas – Um Estudo de Caso no 1º Ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11129 |
Resumo: | Este trabalho consiste num estudo sobre as práticas letivas desenvolvidas em ambiente de sala de aula, no 1º ciclo do Ensino Básico, relativas ao Programa de Matemática do Ensino Básico de 2007, focando-se nas práticas de ensino e de avaliação e no envolvimento e participação dos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens de uma turma pertencente ao processo de experimentação. Esta investigação decorreu no ano letivo de 2011/2012, 4º ano de escolaridade da referida turma que se encontrava já na fase de generalização do programa. Procurámos, na revisão de literatura, aprofundar aspetos relativos às práticas letivas e ao currículo, focando e caracterizando o PMEB, bem como à avaliação, onde colocámos maior destaque na controvérsia intrínseca entre avaliação formativa e sumativa. Através de uma metodologia qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, investigou-se o modo como professor e alunos desenvolvem o seu trabalho com base nas alterações estruturais e metodológicas inerentes ao programa referido. A recolha de informação concretizou-se em entrevistas e observações de aulas, tendo sido a análise da mesma efetuada através da triangulação de dados, assente numa matriz de investigação estruturada em objetos e dimensões. Intentou-se identificar aspetos conseguidos e dificuldades, de modo a podermos contribuir para a melhoria dos processos de ensino, avaliação e de aprendizagem respeitantes ao presente PMEB. No que respeita ao ensino, verificou-se que o mesmo era planificado e organizado em função dos objetivos do programa e assente em sequências de tarefas. Quanto à avaliação, este processo verificou-se, por vezes, pouco articulado com o ensino e a aprendizagem, bem como com os aspetos preconizados pelo programa, uma vez que, e ainda que se verificasse a utilização de feedback, as práticas de avaliação formativa não se apresentaram intrínsecas à atividade letiva. Os alunos revelaram-se participativos e interessados, ainda que a sua participação estivesse, por vezes, dependente da solicitação do professor. Verificou-se uma estreita relação entre os propósitos do PMEB e as práticas de ensino e a participação dos alunos, revelando ser possível alterar práticas letivas e trabalhar de forma diferente, sendo que a avaliação foi a área que apresentou maior distanciamento face ao que é recomendado no programa. |
id |
RCAP_f570331c3de84403f3c0028cf0c7ade3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11129 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do Impacto do Programa de Matemática para o Ensino Básico ao Nível das Práticas Letivas – Um Estudo de Caso no 1º CicloPrograma de Matemática do Ensino Básicopráticas de ensinopráticas de avaliaçãoaprendizagemparticipação dos alunosEste trabalho consiste num estudo sobre as práticas letivas desenvolvidas em ambiente de sala de aula, no 1º ciclo do Ensino Básico, relativas ao Programa de Matemática do Ensino Básico de 2007, focando-se nas práticas de ensino e de avaliação e no envolvimento e participação dos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens de uma turma pertencente ao processo de experimentação. Esta investigação decorreu no ano letivo de 2011/2012, 4º ano de escolaridade da referida turma que se encontrava já na fase de generalização do programa. Procurámos, na revisão de literatura, aprofundar aspetos relativos às práticas letivas e ao currículo, focando e caracterizando o PMEB, bem como à avaliação, onde colocámos maior destaque na controvérsia intrínseca entre avaliação formativa e sumativa. Através de uma metodologia qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, investigou-se o modo como professor e alunos desenvolvem o seu trabalho com base nas alterações estruturais e metodológicas inerentes ao programa referido. A recolha de informação concretizou-se em entrevistas e observações de aulas, tendo sido a análise da mesma efetuada através da triangulação de dados, assente numa matriz de investigação estruturada em objetos e dimensões. Intentou-se identificar aspetos conseguidos e dificuldades, de modo a podermos contribuir para a melhoria dos processos de ensino, avaliação e de aprendizagem respeitantes ao presente PMEB. No que respeita ao ensino, verificou-se que o mesmo era planificado e organizado em função dos objetivos do programa e assente em sequências de tarefas. Quanto à avaliação, este processo verificou-se, por vezes, pouco articulado com o ensino e a aprendizagem, bem como com os aspetos preconizados pelo programa, uma vez que, e ainda que se verificasse a utilização de feedback, as práticas de avaliação formativa não se apresentaram intrínsecas à atividade letiva. Os alunos revelaram-se participativos e interessados, ainda que a sua participação estivesse, por vezes, dependente da solicitação do professor. Verificou-se uma estreita relação entre os propósitos do PMEB e as práticas de ensino e a participação dos alunos, revelando ser possível alterar práticas letivas e trabalhar de forma diferente, sendo que a avaliação foi a área que apresentou maior distanciamento face ao que é recomendado no programa.2014-06-24T10:16:08Z2014-06-242013-01-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11129http://hdl.handle.net/10174/11129porÉvora130ÉvoraMestradoDPEraquelcpd@gmail.com229Dias, Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:56.821516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do Impacto do Programa de Matemática para o Ensino Básico ao Nível das Práticas Letivas – Um Estudo de Caso no 1º Ciclo |
title |
Avaliação do Impacto do Programa de Matemática para o Ensino Básico ao Nível das Práticas Letivas – Um Estudo de Caso no 1º Ciclo |
spellingShingle |
Avaliação do Impacto do Programa de Matemática para o Ensino Básico ao Nível das Práticas Letivas – Um Estudo de Caso no 1º Ciclo Dias, Raquel Programa de Matemática do Ensino Básico práticas de ensino práticas de avaliação aprendizagem participação dos alunos |
title_short |
Avaliação do Impacto do Programa de Matemática para o Ensino Básico ao Nível das Práticas Letivas – Um Estudo de Caso no 1º Ciclo |
title_full |
Avaliação do Impacto do Programa de Matemática para o Ensino Básico ao Nível das Práticas Letivas – Um Estudo de Caso no 1º Ciclo |
title_fullStr |
Avaliação do Impacto do Programa de Matemática para o Ensino Básico ao Nível das Práticas Letivas – Um Estudo de Caso no 1º Ciclo |
title_full_unstemmed |
Avaliação do Impacto do Programa de Matemática para o Ensino Básico ao Nível das Práticas Letivas – Um Estudo de Caso no 1º Ciclo |
title_sort |
Avaliação do Impacto do Programa de Matemática para o Ensino Básico ao Nível das Práticas Letivas – Um Estudo de Caso no 1º Ciclo |
author |
Dias, Raquel |
author_facet |
Dias, Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Matemática do Ensino Básico práticas de ensino práticas de avaliação aprendizagem participação dos alunos |
topic |
Programa de Matemática do Ensino Básico práticas de ensino práticas de avaliação aprendizagem participação dos alunos |
description |
Este trabalho consiste num estudo sobre as práticas letivas desenvolvidas em ambiente de sala de aula, no 1º ciclo do Ensino Básico, relativas ao Programa de Matemática do Ensino Básico de 2007, focando-se nas práticas de ensino e de avaliação e no envolvimento e participação dos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens de uma turma pertencente ao processo de experimentação. Esta investigação decorreu no ano letivo de 2011/2012, 4º ano de escolaridade da referida turma que se encontrava já na fase de generalização do programa. Procurámos, na revisão de literatura, aprofundar aspetos relativos às práticas letivas e ao currículo, focando e caracterizando o PMEB, bem como à avaliação, onde colocámos maior destaque na controvérsia intrínseca entre avaliação formativa e sumativa. Através de uma metodologia qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, investigou-se o modo como professor e alunos desenvolvem o seu trabalho com base nas alterações estruturais e metodológicas inerentes ao programa referido. A recolha de informação concretizou-se em entrevistas e observações de aulas, tendo sido a análise da mesma efetuada através da triangulação de dados, assente numa matriz de investigação estruturada em objetos e dimensões. Intentou-se identificar aspetos conseguidos e dificuldades, de modo a podermos contribuir para a melhoria dos processos de ensino, avaliação e de aprendizagem respeitantes ao presente PMEB. No que respeita ao ensino, verificou-se que o mesmo era planificado e organizado em função dos objetivos do programa e assente em sequências de tarefas. Quanto à avaliação, este processo verificou-se, por vezes, pouco articulado com o ensino e a aprendizagem, bem como com os aspetos preconizados pelo programa, uma vez que, e ainda que se verificasse a utilização de feedback, as práticas de avaliação formativa não se apresentaram intrínsecas à atividade letiva. Os alunos revelaram-se participativos e interessados, ainda que a sua participação estivesse, por vezes, dependente da solicitação do professor. Verificou-se uma estreita relação entre os propósitos do PMEB e as práticas de ensino e a participação dos alunos, revelando ser possível alterar práticas letivas e trabalhar de forma diferente, sendo que a avaliação foi a área que apresentou maior distanciamento face ao que é recomendado no programa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-10T00:00:00Z 2014-06-24T10:16:08Z 2014-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11129 http://hdl.handle.net/10174/11129 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Évora 130 Évora Mestrado DPE raquelcpd@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136534681616384 |