Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, António Pedro da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9756
Resumo: Capítulo 1 Este capítulo apresenta um resumo daquilo que foi o meu trabalho e as minhas aprendizagens ao longo deste último ano letivo 2017/2018, onde realizei o meu estágio pedagógico do mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no Agrupamento de Escolas do Fundão, mais propriamente na Escola Secundária do Fundão. No inicio do capítulo, irei apresentar uma pequena caraterização da escola de modo a demonstrar o contexto em que o estágio decorreu. Ao longo do relatório irei fazer uma descrição de todas as atividades desenvolvidas na escola assim como as minhas maiores dificuldades e aprendizagens ao longo de todo este processo. Para além da parte de lecionação de aulas participei também ao longo deste ano na organização de diversas atividades ligadas ao grupo de educação física e colaborei com o professor orientador cooperante na sua direção de turma. Colaborando ainda com este mesmo professor na orientação do grupo-equipa de futsal feminino. No final deste capítulo apresento uma pequena reflexão daquilo que forma os pontos principais deste ano de estágio pedagógico. Capítulo 2 A inatividade física é um problema crescente, este problema afeta todas as idades, mas torna-se particularmente preocupante nas idades mais jovens uma vez que os hábitos de prática de atividade física são mais facilmente desenvolvidos nestas idades. Através deste estudo tentámos perceber qual seria a realidade da prática de atividade física em alunos da Escola Secundária do Fundão e quais os fatores que a influenciavam. A recolha de dados ocorreu através da entrega de questionários a 3 turmas do ensino secundário desta mesma escola. Como resultados podemos constatar que a maior parte dos alunos inquiridos não pratica nenhum desporto, e que as raparigas tendem a realizar menos atividades físicas do que os rapazes, assim como alunos com um nível económico mais baixo tendem a realizar menos atividades físicas estes dados foram verificados tanto a nível de atividades físicas vigorosas como moderadas. Por outro lado, não foi encontrada relação entre a atividade física e a alimentação. Para concluir a inatividade física é um problema presente nas escolas e deveriam ser criadas a nível escolar medidas que permitissem reverter esta realidade, especialmente nos grupos com maior tendência para a baixa prática de atividade física.
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Para além da parte de lecionação de aulas participei também ao longo deste ano na organização de diversas atividades ligadas ao grupo de educação física e colaborei com o professor orientador cooperante na sua direção de turma. Colaborando ainda com este mesmo professor na orientação do grupo-equipa de futsal feminino. No final deste capítulo apresento uma pequena reflexão daquilo que forma os pontos principais deste ano de estágio pedagógico. Capítulo 2 A inatividade física é um problema crescente, este problema afeta todas as idades, mas torna-se particularmente preocupante nas idades mais jovens uma vez que os hábitos de prática de atividade física são mais facilmente desenvolvidos nestas idades. Através deste estudo tentámos perceber qual seria a realidade da prática de atividade física em alunos da Escola Secundária do Fundão e quais os fatores que a influenciavam. A recolha de dados ocorreu através da entrega de questionários a 3 turmas do ensino secundário desta mesma escola. Como resultados podemos constatar que a maior parte dos alunos inquiridos não pratica nenhum desporto, e que as raparigas tendem a realizar menos atividades físicas do que os rapazes, assim como alunos com um nível económico mais baixo tendem a realizar menos atividades físicas estes dados foram verificados tanto a nível de atividades físicas vigorosas como moderadas. Por outro lado, não foi encontrada relação entre a atividade física e a alimentação. Para concluir a inatividade física é um problema presente nas escolas e deveriam ser criadas a nível escolar medidas que permitissem reverter esta realidade, especialmente nos grupos com maior tendência para a baixa prática de atividade física.Chapter 1 This chapter summarizes what has been my work and my learning experience over the last school year of 2017/2018, where I performed my pedagogic stage of master of physical education teaching in Basic and secondary education, in the Agrupamento de Escolas do Fundão, being more focused in Escola Secundária do Fundão. At the beginning of the chapter, I created a short characterization of the school in order to show the context in which the training course took place. Throughout the report I’ll give a description of all activities developed at the school as well as my major difficulties in learning and teaching throughout this process. Apart from teaching and planning, I also participated throughout the year in the Organization of various activities related to the Group of physical education and collaborated with the assistant professor in class related matters. Collaborating again with this same teacher on group-oriented women's futsal team. At the end of this chapter I present a little reflection of what the main points of this year's educational stage were. Chapter 2 Physical inactivity is a growing problem, this problem affects all ages, but is particularly worrisome in the younger ages once the practice habits of physical activity are more easily developed at that age. We conducted this research in order to understand the impact of physical activity on the students of escola secundária do Fundão and all of its influencing factors. Data collection occurred through the delivery of questionnaires to 3 classes of the secondary school of this same school. As a result we can see that most of the students surveyed do not practice any sport, and that girls tend to perform less physical activity than boys, as well as students with a lower economic level that also tend to practice less. This data verified physical activities both at the level of vigorous and moderate physical activity. On the other hand, there was not found relationship between physical activity and nutrition. To summarize, physical inactivity is a problem in schools and there should be created measures which would allow to reverse this situation, especially in the groups with greater tendency to low physical activity practice.Hara, Kelly de Lemos Serrano OuBibliorumBarros, António Pedro da Costa2020-03-04T17:16:39Z2018-11-132018-10-82018-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9756TID:202356027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:50.627631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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