A articulação entre a matemática e o estudo acompanhado : conceções e práticas de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Maria de Fátima Duarte
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19109
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)
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spelling A articulação entre a matemática e o estudo acompanhado : conceções e práticas de professoresConceçõesPráticasMatemáticaEstudo acompanhadoPlano da matemáticaBeliefsPracticesMathematicsAccompanying studyPlan of mathematics51:372.851372.851:51Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)Este estudo teve como objetivo identificar e analisar a articulação entre a disciplina de Matemática e a área curricular não disciplinar de Estudo Acompanhado (EA), quando nesta são desenvolvidas tarefas matemáticas e quando lecionadas pelo mesmo professor, procurando dar resposta às seguintes questões de investigação: (1) Como conceptualizam os professores a disciplina de Matemática e a área curricular não disciplinar de EA?; (2) Como articulam os professores as suas práticas na disciplina de Matemática e na área de EA?; e (3) Como é que os alunos perspetivam as aulas de Matemática e de Estudo Acompanhado? O estudo seguiu uma metodologia de natureza qualitativa com design de estudo de caso envolvendo quatro professoras de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico. A recolha de dados realizou-se através de: (1) questionários e entrevistas às professoras; (2) entrevistas a alunos de cada professora; (3) observação não participante de aulas de Matemática e de EA lecionadas por cada professora e respetivos registos; e (4) recolha documental. As conceções sobre a Matemática manifestadas pelas professoras basearam-se em características que atribuem a esta área entre as quais a utilidade da Matemática na sociedade e a sua vertente de resolução de problemas, raciocínio, compreensão de ideias e descoberta de estratégias. As conceções manifestadas em relação ao EA oscilaram entre uma perspetiva de projetocharneira e uma perspetiva de projeto-enclave, sendo esta, em alguns casos, concomitante com a anterior. As professoras procuraram articular o trabalho desenvolvido nas aulas de Matemática com as de EA de forma complementar, dando, em EA, continuidade ao trabalho desenvolvido em Matemática com o objetivo de reforçar conteúdos. As quatro professoras trabalharam, nas aulas de Matemática, essencialmente exercícios, embora duas delas também tivessem proposto problemas aos alunos; a seleção destas tarefas foi baseada quase exclusivamente no manual escolar adotado. Em EA, duas professoras optaram claramente por exercícios e problemas mas as outras duas privilegiaram largamente os exercícios; no entanto, as fontes a que recorreram foram mais diversas do que as usadas para as aulas de Matemática, incluindo o Projeto 1001 itens e provas de avaliação externa. Para as professoras, a ausência de diversificação de tarefas na aula de Matemática resulta da falta de tempo associada ao comprimento do programa. No entanto, as professoras tinham efetivamente mais tempo para trabalhar Matemática uma vez que o EA estava associado àquela disciplina como uma estratégia do Plano da Matemática das suas escolas. Em geral, os alunos consideram o trabalho, em EA, em torno de tarefas matemáticas, como uma maisvalia para a sua aprendizagem, destacando este espaço como oportunidade de apoio e preparação para as provas de avaliação externa. O estudo proporcionou algumas avenidas para futura investigação.This study aimed at identifying and analyzing the articulation between two courses – Mathematics and Accompanying Study (AS; this course is a non-disciplinary curricular area) – whenever they are taught by the same teacher and whenever mathematical tasks are proposed to students. The following research questions guided the study: (1) How do teachers conceptualize Mathematics and AS?; (2) How do teachers articulate their practices in Mathematics and AS?; and (3) How do students view their mathematics and AS classes? The study followed a qualitative methodology with a case study design involving four mathematics teachers teaching at the third cycle of Basic Education. Data were collected through: (1) questionnaires and interviews to the teachers; (2) interviews to students of each teacher; (3) non-participant observation of class sessions in mathematics and AS, taught by each teachers and corresponding notes; and (4) several documents. Teachers’ beliefs about mathematics were based on characteristics that they attribute to this area, namely the usefulness of mathematics in society and its dimension of problem solving, reasoning, understanding of ideas and search for strategies. Teachers’ beliefs about AS spanned between a perspective of hinge-project and a perspective of enclave-project, the latter overlapping, in some cases, the former. The teachers tried to articulate the work developed in the mathematics classes with that of AS sessions in a complementary way, continuing, in AS, the work developed in the mathematics classes with an ultimate goal of reinforcing content topics. In the mathematics lessons, all teachers worked mostly exercises, though two of them also proposed some problems to their students; task choice was based almost exclusively on the textbook adopted at the school. In the AS sessions, two teachers clearly chose exercises and problems, but the other two largely privileged the exercises; however, task choices were more diverse in AS, including the 1001 Itens Project and external examinations. According to the teachers, the lack of task diversification in the mathematics lessons was due to the lack of time to cover the curriculum. Yet, the teachers actually had more time devoted to mathematics since AS was a space for mathematical work, as a strategy of the Plan of Mathematics in their schools. In general, students found that the work developed in AS contributed to their learning in mathematics, viewing the AS sessions as opportunities to get some support and to prepare themselves for national external examinations. This study raised some avenues for future research.Ferreira, Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo TomásFernandes, José AntónioUniversidade do MinhoDelgado, Maria de Fátima Duarte20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:01.014699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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