Intervenção educativa em crianças com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortesão, Daniela Sofia Cardoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94840
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_f58b4bfb0d6d660c942c82688152866d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94840
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção educativa em crianças com dificuldades de aprendizagemEducational intervention in children with learning difficultiesPsicopedagogiaDificuldades de AprendizagemAtividades de Intervenção EducativaPsychopedagogyLearning difficultiesEducational Intervention ActivitiesRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório insere-se no âmbito do estágio realizado para o Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O estágio decorreu durante cerca de 9 meses, no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico de Coimbra, mais concretamente, no Gabinete de Educação. O nosso papel, neste local, passou pela conceção, desenvolvimento e avaliação de intervenções que foram realizadas com crianças, numa faixa etária compreendida entre os 8 e os 12 anos, que tinham dificuldades de aprendizagem e, em alguns casos, estavam envoltas em contextos marcados por problemas sociais. Trata-se de crianças com um baixo autoconceito e autoestima, pelo que a nossa ação respondeu a diferentes vertentes.Além deste trabalho, foi-nos possibilitado o estabelecimento de contacto com as escolas das crianças que acompanhámos, no sentido de articular o trabalho desenvolvido. Ainda neste sentido, foi importante estar presente nas reuniões de equipa multidisciplinar do serviço, o que possibilitou articular intervenções com os outros profissionais, de modo a intervir de forma holística, em todas as esferas de vida destas crianças.Conseguimos, ainda, participar nas reuniões de formação interna do Serviço de Pedopsiquiatria e, também, no Programa Pedagógico Hospital Sem Medos. Importa mencionar que este estágio decorreu durante as comemorações dos 50 anos do Serviço de Pedopsiquiatria de Coimbra, pelo que participámos no planeamento destas comemorações.This report describes the work developed during an internship, as part of the Masters in Education Sciences from the School of Psychology and Education Sciences, University of Coimbra. The internship lasted for about 9 months and it was carried out at the Pedopsychiatric Service of the Pediatric Hospital of Coimbra, more specifically at the Education Office. Our role was to design, develop and evaluate the interventions that were performed with children between 8 and 12 years old. These children presented learning difficulties, low self-concept and self-esteem and, in some cases, were affected by social issues. Therefore, we had to be able to respond to all these different aspects.In addition to this role, we were presented with the opportunity to be involved with several other activities within the Education Office. We were able to establish contact with the schools of the children we followed, in order to articulate the work developed Also in this sense, it was important to be present at the multidisciplinary team meetings of the service, which made it possible to articulate interventions with other professionals, in order to intervene in a holistic way, in all spheres of life of these children. We were also able to participate in the internal training sessions of the Pedopsychiatry Service and also in the Pedagogical Program Hospital Sem Medos. It is also worth to mention that the internship took place during the commemorations of the 50th anniversary of the Pedopsychiatric Service, and that we were involved in the planning of these celebrations.2019-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94840http://hdl.handle.net/10316/94840TID:202715981porCortesão, Daniela Sofia Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:51:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:28.973559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa em crianças com dificuldades de aprendizagem
Educational intervention in children with learning difficulties
title Intervenção educativa em crianças com dificuldades de aprendizagem
spellingShingle Intervenção educativa em crianças com dificuldades de aprendizagem
Cortesão, Daniela Sofia Cardoso
Psicopedagogia
Dificuldades de Aprendizagem
Atividades de Intervenção Educativa
Psychopedagogy
Learning difficulties
Educational Intervention Activities
title_short Intervenção educativa em crianças com dificuldades de aprendizagem
title_full Intervenção educativa em crianças com dificuldades de aprendizagem
title_fullStr Intervenção educativa em crianças com dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed Intervenção educativa em crianças com dificuldades de aprendizagem
title_sort Intervenção educativa em crianças com dificuldades de aprendizagem
author Cortesão, Daniela Sofia Cardoso
author_facet Cortesão, Daniela Sofia Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortesão, Daniela Sofia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia
Dificuldades de Aprendizagem
Atividades de Intervenção Educativa
Psychopedagogy
Learning difficulties
Educational Intervention Activities
topic Psicopedagogia
Dificuldades de Aprendizagem
Atividades de Intervenção Educativa
Psychopedagogy
Learning difficulties
Educational Intervention Activities
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94840
http://hdl.handle.net/10316/94840
TID:202715981
url http://hdl.handle.net/10316/94840
identifier_str_mv TID:202715981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551854862598144