O Papel do Prestador De Cuidados na Prevenção de Úlceras por Pressão: Protocolo de Ensinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Susana Loureiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campino, Sara Raquel Vitória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33112
Resumo: Introdução: A DGS preconiza que a avaliação do risco de úlcera por pressão deve ser realizada em todos os Serviços de Internamento independentemente do diagnóstico e necessidades de cuidados (DGS, 2011). Segundo Gonçalves (2011), 55,5% dos cuidadores informais não sabem prevenir úlceras por pressão, evidenciado pelo contacto diário com a família em contexto de internamento de Medicina Interna onde os ensinos são realizados informalmente e sem registo em SClínico®. Surge a necessidade de implementar protocolos de atuação estruturada para ensinos ao prestador de cuidados acerca da prevenção de úlceras por pressão, para promover a continuidade de cuidados no domicílio e a educação dos familiares para melhorar indicadores de cuidados (DGS, 2011). Metodologia: Projeto de melhoria contínua para implementação num serviço de Medicina Interna de um protocolo de ensinos ao prestador de cuidados baseados na avaliação do risco de úlcera por pressão com recurso à Escala de Braden. Resultados: O levantamento dos dados num departamento de Medicina Interna demonstra uma baixa incidência de registos de enfermagem em SClínico® respeitante aos diagnósticos Potencial para melhorar o conhecimento/ capacidade do prestador de cuidados sobre prevenção de úlcera de pressão. Perante isto, criou-se um protocolo sob a forma de diagrama baseado na avaliação da interação social e do risco de úlcera por pressão pela Escala de Braden, dirigindo os ensinos de acordo com a probabilidade do risco. O protocolo a implementar permite a melhoria dos indicadores da qualidade dos cuidados e a uniformização de práticas, avaliadas por auditorias.
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