(Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Júlio Manoel da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cunha, António Camilo, Moreira, Evando Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/48377
Resumo: Tem-se como objetivo identificar se os alunos estão motivados para as aulas de Educação Física, perceber o porquê e saber se as aulas geram reforço do gosto pela prática de atividades físicas. A amostra abrangeu 40 alunos do 12º ano de uma escola secundária de Braga, Portugal. O gosto pelas modalidades e a prática condicionam a motivação pelas aulas. Há preferência por conhecer novas modalidades, pois afirmam praticar sempre as mesmas, aspetos referidos pelo grupo intervencionado. Estas constatações contribuem para pensarmos outra Educação Física, que não uma Educação Física focada no Desporto e na Atividade Física, paradigma dominante em Portugal.
id RCAP_f5aa79e74e62c8cb248018e8c057764a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em PortugalMotivaçãoEducação físicaAtividade físicaMotivationPhysical educationPhysical activityMotivaciónEducación físicaActividad físicaTem-se como objetivo identificar se os alunos estão motivados para as aulas de Educação Física, perceber o porquê e saber se as aulas geram reforço do gosto pela prática de atividades físicas. A amostra abrangeu 40 alunos do 12º ano de uma escola secundária de Braga, Portugal. O gosto pelas modalidades e a prática condicionam a motivação pelas aulas. Há preferência por conhecer novas modalidades, pois afirmam praticar sempre as mesmas, aspetos referidos pelo grupo intervencionado. Estas constatações contribuem para pensarmos outra Educação Física, que não uma Educação Física focada no Desporto e na Atividade Física, paradigma dominante em Portugal.It has as aim to identify if the students are motivated with the Physical Education classes, to notice the reason and to know if the classes generate reinforcement to the enjoyment of practice of physical activities. The sample comprehends 40 students of the 12th year of a secondary school in Braga, Portugal. The enjoyment by the modalities and the practice condition the motivation for the classes. There is a preference to get to know new modalities, because they affirm they always practice the same ones, referred aspects by the intervened group. These findings contribute to think in another Physical Education, that is not a Physical Education focused in Sport and Physical Activity, dominant paradigm in Portugal.Se tiene como objetivo identificar se los alumnos están motivados para las clases de Educación Física, percibir el por qué y saber se las clases generan refuerzo del gusto por la práctica de actividades físicas. La amuestra abarcó 40 alumnos del 12º año de una escuela secundaria de Braga, Portugal. El gusto por las modalidades y la práctica condicionan la motivación por las clases. Hay la preferencia por conocer nuevas modalidades, porque afirman practicar siempre las mismas, aspectos referidos por el grupo intervenido. Estas constataciones contribuyen para pensamos otra Educación Física, que no una Educación Física enfocada en el Deporte y en la Actividad Física, paradigma predominante en Portugal.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)Universidade do MinhoLoureiro, Júlio Manoel da SilvaCunha, António CamiloMoreira, Evando Carlos20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48377porLoureiro, J. M. Silva; Cunha, A.C. & Moreira, E.C. (2017). (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de Educação Física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal. Revista Kinesis, 35(3), 29-45. doi: http://dx.doi.org/10.5902/23165464267410102-830810.5902/2316546426741info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:37.536078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal
title (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal
spellingShingle (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal
Loureiro, Júlio Manoel da Silva
Motivação
Educação física
Atividade física
Motivation
Physical education
Physical activity
Motivación
Educación física
Actividad física
title_short (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal
title_full (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal
title_fullStr (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal
title_full_unstemmed (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal
title_sort (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal
author Loureiro, Júlio Manoel da Silva
author_facet Loureiro, Júlio Manoel da Silva
Cunha, António Camilo
Moreira, Evando Carlos
author_role author
author2 Cunha, António Camilo
Moreira, Evando Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Júlio Manoel da Silva
Cunha, António Camilo
Moreira, Evando Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Educação física
Atividade física
Motivation
Physical education
Physical activity
Motivación
Educación física
Actividad física
topic Motivação
Educação física
Atividade física
Motivation
Physical education
Physical activity
Motivación
Educación física
Actividad física
description Tem-se como objetivo identificar se os alunos estão motivados para as aulas de Educação Física, perceber o porquê e saber se as aulas geram reforço do gosto pela prática de atividades físicas. A amostra abrangeu 40 alunos do 12º ano de uma escola secundária de Braga, Portugal. O gosto pelas modalidades e a prática condicionam a motivação pelas aulas. Há preferência por conhecer novas modalidades, pois afirmam praticar sempre as mesmas, aspetos referidos pelo grupo intervencionado. Estas constatações contribuem para pensarmos outra Educação Física, que não uma Educação Física focada no Desporto e na Atividade Física, paradigma dominante em Portugal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/48377
url http://hdl.handle.net/1822/48377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Loureiro, J. M. Silva; Cunha, A.C. & Moreira, E.C. (2017). (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de Educação Física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal. Revista Kinesis, 35(3), 29-45. doi: http://dx.doi.org/10.5902/2316546426741
0102-8308
10.5902/2316546426741
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132882694832128