(Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/48377 |
Resumo: | Tem-se como objetivo identificar se os alunos estão motivados para as aulas de Educação Física, perceber o porquê e saber se as aulas geram reforço do gosto pela prática de atividades físicas. A amostra abrangeu 40 alunos do 12º ano de uma escola secundária de Braga, Portugal. O gosto pelas modalidades e a prática condicionam a motivação pelas aulas. Há preferência por conhecer novas modalidades, pois afirmam praticar sempre as mesmas, aspetos referidos pelo grupo intervencionado. Estas constatações contribuem para pensarmos outra Educação Física, que não uma Educação Física focada no Desporto e na Atividade Física, paradigma dominante em Portugal. |
id |
RCAP_f5aa79e74e62c8cb248018e8c057764a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48377 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em PortugalMotivaçãoEducação físicaAtividade físicaMotivationPhysical educationPhysical activityMotivaciónEducación físicaActividad físicaTem-se como objetivo identificar se os alunos estão motivados para as aulas de Educação Física, perceber o porquê e saber se as aulas geram reforço do gosto pela prática de atividades físicas. A amostra abrangeu 40 alunos do 12º ano de uma escola secundária de Braga, Portugal. O gosto pelas modalidades e a prática condicionam a motivação pelas aulas. Há preferência por conhecer novas modalidades, pois afirmam praticar sempre as mesmas, aspetos referidos pelo grupo intervencionado. Estas constatações contribuem para pensarmos outra Educação Física, que não uma Educação Física focada no Desporto e na Atividade Física, paradigma dominante em Portugal.It has as aim to identify if the students are motivated with the Physical Education classes, to notice the reason and to know if the classes generate reinforcement to the enjoyment of practice of physical activities. The sample comprehends 40 students of the 12th year of a secondary school in Braga, Portugal. The enjoyment by the modalities and the practice condition the motivation for the classes. There is a preference to get to know new modalities, because they affirm they always practice the same ones, referred aspects by the intervened group. These findings contribute to think in another Physical Education, that is not a Physical Education focused in Sport and Physical Activity, dominant paradigm in Portugal.Se tiene como objetivo identificar se los alumnos están motivados para las clases de Educación Física, percibir el por qué y saber se las clases generan refuerzo del gusto por la práctica de actividades físicas. La amuestra abarcó 40 alumnos del 12º año de una escuela secundaria de Braga, Portugal. El gusto por las modalidades y la práctica condicionan la motivación por las clases. Hay la preferencia por conocer nuevas modalidades, porque afirman practicar siempre las mismas, aspectos referidos por el grupo intervenido. Estas constataciones contribuyen para pensamos otra Educación Física, que no una Educación Física enfocada en el Deporte y en la Actividad Física, paradigma predominante en Portugal.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)Universidade do MinhoLoureiro, Júlio Manoel da SilvaCunha, António CamiloMoreira, Evando Carlos20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48377porLoureiro, J. M. Silva; Cunha, A.C. & Moreira, E.C. (2017). (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de Educação Física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal. Revista Kinesis, 35(3), 29-45. doi: http://dx.doi.org/10.5902/23165464267410102-830810.5902/2316546426741info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:37.536078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal |
title |
(Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal |
spellingShingle |
(Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal Loureiro, Júlio Manoel da Silva Motivação Educação física Atividade física Motivation Physical education Physical activity Motivación Educación física Actividad física |
title_short |
(Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal |
title_full |
(Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal |
title_fullStr |
(Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal |
title_full_unstemmed |
(Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal |
title_sort |
(Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal |
author |
Loureiro, Júlio Manoel da Silva |
author_facet |
Loureiro, Júlio Manoel da Silva Cunha, António Camilo Moreira, Evando Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, António Camilo Moreira, Evando Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Júlio Manoel da Silva Cunha, António Camilo Moreira, Evando Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Educação física Atividade física Motivation Physical education Physical activity Motivación Educación física Actividad física |
topic |
Motivação Educação física Atividade física Motivation Physical education Physical activity Motivación Educación física Actividad física |
description |
Tem-se como objetivo identificar se os alunos estão motivados para as aulas de Educação Física, perceber o porquê e saber se as aulas geram reforço do gosto pela prática de atividades físicas. A amostra abrangeu 40 alunos do 12º ano de uma escola secundária de Braga, Portugal. O gosto pelas modalidades e a prática condicionam a motivação pelas aulas. Há preferência por conhecer novas modalidades, pois afirmam praticar sempre as mesmas, aspetos referidos pelo grupo intervencionado. Estas constatações contribuem para pensarmos outra Educação Física, que não uma Educação Física focada no Desporto e na Atividade Física, paradigma dominante em Portugal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/48377 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/48377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Loureiro, J. M. Silva; Cunha, A.C. & Moreira, E.C. (2017). (Des)motivação dos alunos para a prática das aulas de Educação Física: um estudo empírico com alunos do ensino secundário em Portugal. Revista Kinesis, 35(3), 29-45. doi: http://dx.doi.org/10.5902/2316546426741 0102-8308 10.5902/2316546426741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132882694832128 |