Emoções no Desporto: importância da sua identificaçao, compreensão e gestão no futebol de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova, Joana Maria Barros Guimarães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1274
Resumo: É visível para qualquer pessoa que participe ou apenas assista a competições desportivas que os fatores emocionais dos atletas podem alterar o seu desempenho, seja numa lógica de quebra de rendimento, como do aumento deste. Pode afirmar-se, portanto, que as emoções no desporto apresentam um vasto leque de implicações, cuja identificação, compreensão e gestão, requerem que a investigação na área se descentralize da avaliação isolada de apenas uma ou duas emoções e respetivas implicações. Procura-se, através deste estudo, uma visão equilibrada das emoções vividas pelos jovens atletas futebolísticos, numa lógica de compreensão da influência emocional na promoção ou prejuízo do rendimento desportivo. Sendo o futebol um desporto de excelência para estudar o comportamento humano num ambiente natural e, por conseguinte, gerador de variadas emoções, com efeitos intensos e decisivos no rendimento final dos intervenientes, o estudo recai sobre 16 atletas de duas equipas de futebol de formação, no escalão de Juvenis (nascidos entre 1999-2000) e Juniores (nascidos entre 1997-1998), do Académico Futebol Clube de Martim, filiado na Associação de Futebol de Braga, que compete no Campeonato Distrital de Braga, durante a época 2015/2016. Os estados emocionais dos atletas foram avaliados em situações pré-competitivas, isto é, no momento anterior ao jogo, e em situações pós-competitivas, depois da realização do jogo, no período temporal de três jogos. O estudo permitiu identificar as emoções sentidas com maior intensidade em contextos de pré e pós-competição desportiva; perceber o caráter facilitador ou debilitador das emoções no rendimento desportivo bem como estabelecer comparações entre os dois escalões.
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