Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José Manuel Guimarães
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4020
Resumo: Um sistema de Business Intelligence (BI) incluí ferramentas e técnicas que, , permitem analisar os dados gerados por uma organização de forma a extrair informação relevante que suporte a tomada de decisão. As Instituições de Ensino Superior (IES) poderão beneficiar da utilização de sistemas de BI em várias vertentes, nomeadamente na análise do desempenho académico dos alunos. Este trabalho tem como objetivo endereçar a utilização de sistemas de BI no Ensino Superior (ES) que atuem no âmbito da monitorização e análise do desempenho académico e demonstrar as várias etapas da respetiva implementação e desafios associados, bem como as mais valias que estes aportam. Apresenta-se uma prova de conceito da aplicação do BI numa IES Portuguesa privada, que analisa as características dos alunos matriculados em vários cursos e determina a influência de diversos fatores no seu sucesso académico. Esses fatores incluem dados relacionados com a formação académica antes de ingressar no ES e dados sociodemográficos que serão cruzados com informações sobre o desempenho dos alunos ao longo e na conclusão do curso na IES. A ideia subjacente será suportar o processo de garantia da qualidade do ensino, sugerindo melhorias tanto para o processo de ensino-aprendizagem como para a comunicação da oferta. Com o conhecimento obtido, a IES poderá desenhar com mais facilidade uma estratégia diferenciadora para os alunos inscritos, tendo em conta os respetivos perfis e necessidades evidenciadas, melhorando a comunicação da oferta formativa e criando oportunidades a nível curricular e extracurricular, bem como iniciativas de projetos adaptados aos vários segmentos de alunos.
id RCAP_f5cd63b324298e3d1ea114b697bfea66
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/4020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligenceEnsino SuperiorAnálise desempenho estudantesBusiness intelligenceInformáticaUm sistema de Business Intelligence (BI) incluí ferramentas e técnicas que, , permitem analisar os dados gerados por uma organização de forma a extrair informação relevante que suporte a tomada de decisão. As Instituições de Ensino Superior (IES) poderão beneficiar da utilização de sistemas de BI em várias vertentes, nomeadamente na análise do desempenho académico dos alunos. Este trabalho tem como objetivo endereçar a utilização de sistemas de BI no Ensino Superior (ES) que atuem no âmbito da monitorização e análise do desempenho académico e demonstrar as várias etapas da respetiva implementação e desafios associados, bem como as mais valias que estes aportam. Apresenta-se uma prova de conceito da aplicação do BI numa IES Portuguesa privada, que analisa as características dos alunos matriculados em vários cursos e determina a influência de diversos fatores no seu sucesso académico. Esses fatores incluem dados relacionados com a formação académica antes de ingressar no ES e dados sociodemográficos que serão cruzados com informações sobre o desempenho dos alunos ao longo e na conclusão do curso na IES. A ideia subjacente será suportar o processo de garantia da qualidade do ensino, sugerindo melhorias tanto para o processo de ensino-aprendizagem como para a comunicação da oferta. Com o conhecimento obtido, a IES poderá desenhar com mais facilidade uma estratégia diferenciadora para os alunos inscritos, tendo em conta os respetivos perfis e necessidades evidenciadas, melhorando a comunicação da oferta formativa e criando oportunidades a nível curricular e extracurricular, bem como iniciativas de projetos adaptados aos vários segmentos de alunos.A Business Intelligence (BI) system combines tools and techniques that, supported by technology, allow to use the data generated by an organization in order to extract relevant information that supports decision making. Higher Education Institutions (HEI) may benefit from the use of BI systems in several aspects, in addition to administrative management, namely in the analysis of students' academic performance. This work aims to address the use of BI systems in Higher Education (HE) that are focused on the monitoring and analysis of academic performance and demonstrate the various stages of their implementation and associated challenges, as well as their added value. A proof of concept is presented for the application of BI in a private Portuguese HEI, which analyzes the characteristics of students enrolled in various study programmers and determines the influence of different factors on the academic success of students. These factors include data related to the academic training of students before joining the HEI and sociodemographic data that will be cross-referenced with information on the performance of students throughout and at the conclusion of the study programme at HEI. The underlying idea will be to support the education quality assurance process, suggesting improvements for both the training process and offer. With the knowledge obtained, the HEI will be able to more easily design a differentiating strategy for the enrolled students, taking into account their respective profiles and evidenced needs, improving the communication of the training offer and creating opportunities at curricular and extracurricular level, as well as providing project initiatives adapted to the various segments of students.2022-04-11T14:53:57Z2022-04-112022-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPereira, J. M. G. (2022). Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence [Dissertação de Mestrado em Informática, Especialização em Engenharia de Software, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4020http://hdl.handle.net/11328/4020Pereira, J. M. G. (2022). Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence [Dissertação de Mestrado em Informática, Especialização em Engenharia de Software, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4020http://hdl.handle.net/11328/4020TID:202988430porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, José Manuel Guimarãesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:10:44Zoai:repositorio.upt.pt:11328/4020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:49.724028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence
title Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence
spellingShingle Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence
Pereira, José Manuel Guimarães
Ensino Superior
Análise desempenho estudantes
Business intelligence
Informática
title_short Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence
title_full Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence
title_fullStr Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence
title_full_unstemmed Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence
title_sort Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence
author Pereira, José Manuel Guimarães
author_facet Pereira, José Manuel Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, José Manuel Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Análise desempenho estudantes
Business intelligence
Informática
topic Ensino Superior
Análise desempenho estudantes
Business intelligence
Informática
description Um sistema de Business Intelligence (BI) incluí ferramentas e técnicas que, , permitem analisar os dados gerados por uma organização de forma a extrair informação relevante que suporte a tomada de decisão. As Instituições de Ensino Superior (IES) poderão beneficiar da utilização de sistemas de BI em várias vertentes, nomeadamente na análise do desempenho académico dos alunos. Este trabalho tem como objetivo endereçar a utilização de sistemas de BI no Ensino Superior (ES) que atuem no âmbito da monitorização e análise do desempenho académico e demonstrar as várias etapas da respetiva implementação e desafios associados, bem como as mais valias que estes aportam. Apresenta-se uma prova de conceito da aplicação do BI numa IES Portuguesa privada, que analisa as características dos alunos matriculados em vários cursos e determina a influência de diversos fatores no seu sucesso académico. Esses fatores incluem dados relacionados com a formação académica antes de ingressar no ES e dados sociodemográficos que serão cruzados com informações sobre o desempenho dos alunos ao longo e na conclusão do curso na IES. A ideia subjacente será suportar o processo de garantia da qualidade do ensino, sugerindo melhorias tanto para o processo de ensino-aprendizagem como para a comunicação da oferta. Com o conhecimento obtido, a IES poderá desenhar com mais facilidade uma estratégia diferenciadora para os alunos inscritos, tendo em conta os respetivos perfis e necessidades evidenciadas, melhorando a comunicação da oferta formativa e criando oportunidades a nível curricular e extracurricular, bem como iniciativas de projetos adaptados aos vários segmentos de alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11T14:53:57Z
2022-04-11
2022-04-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pereira, J. M. G. (2022). Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence [Dissertação de Mestrado em Informática, Especialização em Engenharia de Software, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4020
http://hdl.handle.net/11328/4020
Pereira, J. M. G. (2022). Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence [Dissertação de Mestrado em Informática, Especialização em Engenharia de Software, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4020
http://hdl.handle.net/11328/4020
TID:202988430
identifier_str_mv Pereira, J. M. G. (2022). Análise do desempenho de estudantes numa Instituição do Ensino Superior – fatores condicionantes e novas estratégias: uma aproximação baseada em business intelligence [Dissertação de Mestrado em Informática, Especialização em Engenharia de Software, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4020
TID:202988430
url http://hdl.handle.net/11328/4020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134970498777088