Cidadania, saúde e bem-estar em estudantes da Escola Superior de saúde de Viana do Castelo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2716 |
Resumo: | Introdução: A entrada no ensino superior é um ponto de viragem marcante na vida de qualquer estudante, sendo que o ingresso no curso de enfermagem comporta especificidades a acrescer na vivência desta transição. Neste sentido, a Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Projeto INPEC+ Academias Gulbenkian do Conhecimento (AGC) têm investido na promoção de respostas adaptativas a esta transição a partir das vozes e sentidos dos próprios estudantes enquanto atores e autores dos seus projetos de vida, com vista à melhoria de estilos de vida saudável e do compromisso efetivo com a cidadania. Objetivos: Determinar os estilos de vida, em estudantes do 1º ano da Licenciatura de Enfermagem (CLE), no ano letivo 2020/2021 da ESS-IPVC; analisar a influência de fatores determinantes do seu estilo de vida. Metodologia: Com base no modelo PRECEDE-PROCEED dar-se-á continuidade ao diagnóstico epidemiológico do projeto INPEC+ AGC, sendo que esta fase se inscreve no paradigma quantitativo, conformada pelo presente estudo do tipo, observacional e transversal. A colheita de dados foi realizada com recurso ao questionário Estilo de Vida FANTASTICO (EVF) de Silva, Brito e Amado (2014), aplicado em formato digital aos estudantes do 1º Ano do CLE, da ESS-IPVC no início do ano letivo 2020/2021. Resultados: Foram inquiridos 85 estudantes, sendo que a maioria do sexo feminino (86%), sensivelmente metade encontra-se deslocado do seu local de residência (48%), cerca de 15% referiram ser trabalhadores estudantes (77% dos quais a tempo parcial), com as mães a possuirem o nível académico mais elevado (Ensino Superior Mãe=26%; Pai=15%). Em termos de hábitos de vida, cerca de 87% dos estudantes consideram não ter vícios/dependências e dos que referem ter, as mais frequentes eram o café e o tabaco (27,3%). O estilo de vida global dos estudantes é autopercebido como muito bom (68%). As estudantes pontuam melhor em todas as dimensões do EVF, ainda que sem diferenças estatísticas significativas, incluindo no estilo de vida global (U= 293,0; p=0,066). As dimensões dos estilos de vida dos estudantes surgem associados a diferentes variáveis. Os estudantes com mães com habilitações superiores ao 9.º ano obtiveram pontuação para o estilo de vida superior nas seguintes dimensões: Família e amigos (U=534,0; p=0,001); Atividade física/Associativismo (U=502,5; p=0,002) e Comportamentos de saúde e sexual (U=569,0; p=0,017). Os estudantes com pais com habilitações literárias superiores ao 9.º ano pontuaram melhor no estilo de vida global (U=565,5; p=0,025) e na dimensão Trabalho/Tipo de personalidade (U=575,5; p=0,027). Os estudantes trabalhadores registam resultados relativos aos estilos de vida superiores nas dimensões: Nutrição (U=290,5; p=0,024); Introspeção (U=291,0; p=0,022) e Comportamentos de saúde e sexual (U=231,5; p=0,003). Os estudantes que não se encontravam deslocados evidenciaram diferenças estatísticas significativas nas seguintes dimensões : Sono/Stress (U=596,5; p=0,006) e Introspeção (U=648,0; p=0,018). Conclusão: Os resultados obtidos são fundamentais para a coconstrução do processo de intervenção de promoção de estilos de vida e cidadania ativa dos estudantes, constituindo-se simultaneamente uma estratégia pedagógica, enquanto futuros profissionais de saúde, centrada no “aprender fazendo” e na prática baseada na evidência. |
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Cidadania, saúde e bem-estar em estudantes da Escola Superior de saúde de Viana do CasteloCidadaniaSaúdePromoção de saúdeEstudantes do ensino superiorEstilo de vida saudávelUniversidades promotoras de saúdeCitizenshipHealthHealth PromotionHigher Education StudentsHealthy LifestyleHealth Promoting UniversitiesIntrodução: A entrada no ensino superior é um ponto de viragem marcante na vida de qualquer estudante, sendo que o ingresso no curso de enfermagem comporta especificidades a acrescer na vivência desta transição. Neste sentido, a Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Projeto INPEC+ Academias Gulbenkian do Conhecimento (AGC) têm investido na promoção de respostas adaptativas a esta transição a partir das vozes e sentidos dos próprios estudantes enquanto atores e autores dos seus projetos de vida, com vista à melhoria de estilos de vida saudável e do compromisso efetivo com a cidadania. Objetivos: Determinar os estilos de vida, em estudantes do 1º ano da Licenciatura de Enfermagem (CLE), no ano letivo 2020/2021 da ESS-IPVC; analisar a influência de fatores determinantes do seu estilo de vida. Metodologia: Com base no modelo PRECEDE-PROCEED dar-se-á continuidade ao diagnóstico epidemiológico do projeto INPEC+ AGC, sendo que esta fase se inscreve no paradigma quantitativo, conformada pelo presente estudo do tipo, observacional e transversal. A colheita de dados foi realizada com recurso ao questionário Estilo de Vida FANTASTICO (EVF) de Silva, Brito e Amado (2014), aplicado em formato digital aos estudantes do 1º Ano do CLE, da ESS-IPVC no início do ano letivo 2020/2021. Resultados: Foram inquiridos 85 estudantes, sendo que a maioria do sexo feminino (86%), sensivelmente metade encontra-se deslocado do seu local de residência (48%), cerca de 15% referiram ser trabalhadores estudantes (77% dos quais a tempo parcial), com as mães a possuirem o nível académico mais elevado (Ensino Superior Mãe=26%; Pai=15%). Em termos de hábitos de vida, cerca de 87% dos estudantes consideram não ter vícios/dependências e dos que referem ter, as mais frequentes eram o café e o tabaco (27,3%). O estilo de vida global dos estudantes é autopercebido como muito bom (68%). As estudantes pontuam melhor em todas as dimensões do EVF, ainda que sem diferenças estatísticas significativas, incluindo no estilo de vida global (U= 293,0; p=0,066). As dimensões dos estilos de vida dos estudantes surgem associados a diferentes variáveis. Os estudantes com mães com habilitações superiores ao 9.º ano obtiveram pontuação para o estilo de vida superior nas seguintes dimensões: Família e amigos (U=534,0; p=0,001); Atividade física/Associativismo (U=502,5; p=0,002) e Comportamentos de saúde e sexual (U=569,0; p=0,017). Os estudantes com pais com habilitações literárias superiores ao 9.º ano pontuaram melhor no estilo de vida global (U=565,5; p=0,025) e na dimensão Trabalho/Tipo de personalidade (U=575,5; p=0,027). Os estudantes trabalhadores registam resultados relativos aos estilos de vida superiores nas dimensões: Nutrição (U=290,5; p=0,024); Introspeção (U=291,0; p=0,022) e Comportamentos de saúde e sexual (U=231,5; p=0,003). Os estudantes que não se encontravam deslocados evidenciaram diferenças estatísticas significativas nas seguintes dimensões : Sono/Stress (U=596,5; p=0,006) e Introspeção (U=648,0; p=0,018). Conclusão: Os resultados obtidos são fundamentais para a coconstrução do processo de intervenção de promoção de estilos de vida e cidadania ativa dos estudantes, constituindo-se simultaneamente uma estratégia pedagógica, enquanto futuros profissionais de saúde, centrada no “aprender fazendo” e na prática baseada na evidência.Introduction: Getting into higher education is a significant turning point in the life of any student, and enrolling a nursing course adds certain specificities to the experience of this transition. In this sense, the School of Health of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (ESS-IPVC) and the Project INPEC+ Gulbenkian Knowledge Academies (AGC) have been investing in the promotion of adaptive responses to this transition considering the voices and needs of the students themselves as actors and authors of their life projects, in order to improve healthy lifestyles and a real commitment to citizenship. Objectives: Assess the lifestyles of 1st year students attending the Nursing Degree Course (NDC), in the school year 2020/2021 at ESS-IPVC; analyse the factors that have impact on their lifestyle. Methodology: Based on the PRECEDE-PROCEED model, we will carry on the epidemiological diagnosis of the INPEC+ AGC project. This stage fits into the quantitative paradigm, supported by this observational, transversal study. Data collection was performed using the FANTASTIC Lifestyle questionnaire (FL) by Silva, Brito and Amado (2014), applied in digital format to NDC 1st year students, from ESS-IPVC, at the beginning of the 2020/2021 academic year. Results: A total of 85 students were surveyed, the majority of whom were female (86%); roughly half were displaced from their place of residence (48%); around 15% reported being working students (77% part-time); the students’ mothers had the highest academic level (Higher Education Mothers=26%; Fathers=15%). In terms of life habits, around 87% of the students reported not having addictions/dependences. For those who reported having some, the most frequent ones were coffee and tobacco (27.3%). The students' overall lifestyle is self-perceived as very good (68%). Female students score better in all dimensions of the FL, although without significant statistical differences, including in the overall lifestyle (U=293.0; p=0.066). The dimensions of the students' lifestyles are associated with different variables. The students’ mothers who have qualifications above 9th grade obtained scores for the better lifestyle in the following dimensions: Family and friends (U=534,0; p=0,001); Physical activity / Affiliation (U=502.5; p=0.002) and Health and sexual behaviours (U=569.0; p=0.017). The students’ fathers who have qualifications above 9th grade scored better in the overall lifestyle (U=565.5; p=0.025) and in the Work/ Type of Personality dimension (U=575.5; p=0.027). The working students obtained results related to better lifestyles in the following dimensions: Nutrition (U=290.5; p=0.024); Introspection (U=291.0; p=0.022) and Health and sexual behaviours (U=231.5; p=0.003). The students who were not displaced from their place of residence showed significant statistic differences in the following dimensions: Sleep/Stress (U=596.5; p=0.006) and Introspection (U=648.0; p=0.018). Conclusion: The results obtained are fundamental for the co-construction of the intervention process to promote students' lifestyles and their active citizenship. As future healthcare professionals, students simultaneously function as a pedagogical strategy, centred on "learning by doing" and on evidence-based practice.2022-04-12T13:59:47Z2021-12-02T00:00:00Z2021-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2716TID:202989917porMeira, Vera Marisa Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:36Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:19.123682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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