Identificação de fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores: a perspetiva de especialistas num estudo e-Delphi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Cornélia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Andrade, António, Lagarto, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/10278
Resumo: Este estudo exploratório e descritivo procurou determinar empiricamente o grau de concordância, através de um questionário e-Delphi que decorreu em três etapas com 40 participantes de instituições de ensino superior e outras, relativamente aos fatores facilitadores do uso de recursos educativos digitais pelos professores do ensino básico e secundário. Os participantes foram cooptados em universidades públicas e privadas e em outras instituições, em áreas de conhecimento relacionadas com a educação, nomeadamente em investigação, na utilização das tecnologias e da informática em particular. Os resultados obtidos indicam algum grau de concordância na comunidade de participantes na investigação sobre os fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores. Estes resultados preliminares desafiam-nos a desenvolver o mesmo estudo junto dos professores do ensino básico e secundário, de forma a confrontar as perspetivas das duas comunidades que desempenham um papel preponderante na área da educação em Portugal. Pretende-se, desta forma, apresentar um contributo para que a prática da adoção e utilização de recursos educativos digitais nas escolas portuguesas seja sustentada.
id RCAP_f5d95a5d1b8c519231df5708332fb9a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identificação de fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores: a perspetiva de especialistas num estudo e-DelphiIdentification of facilitator factors of the use of digital educational resources by teachers: the perspective of experts in an e-Delphi studyIdentificación de factores facilitadores de la utilización de recursos educativos digitales por los professores: la perspetiva de especialistas en un estudio e-Delphie-DelphiRecursos educativos digitaisEnsinar e aprenderEducaçãoPeritosEste estudo exploratório e descritivo procurou determinar empiricamente o grau de concordância, através de um questionário e-Delphi que decorreu em três etapas com 40 participantes de instituições de ensino superior e outras, relativamente aos fatores facilitadores do uso de recursos educativos digitais pelos professores do ensino básico e secundário. Os participantes foram cooptados em universidades públicas e privadas e em outras instituições, em áreas de conhecimento relacionadas com a educação, nomeadamente em investigação, na utilização das tecnologias e da informática em particular. Os resultados obtidos indicam algum grau de concordância na comunidade de participantes na investigação sobre os fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores. Estes resultados preliminares desafiam-nos a desenvolver o mesmo estudo junto dos professores do ensino básico e secundário, de forma a confrontar as perspetivas das duas comunidades que desempenham um papel preponderante na área da educação em Portugal. Pretende-se, desta forma, apresentar um contributo para que a prática da adoção e utilização de recursos educativos digitais nas escolas portuguesas seja sustentada.This exploratory and descriptive study aimed to evaluate empirically the degree of agreement, through an e-Delphi questionnaire which took place in three stages with 40 participants from institutions of higher education and others, regarding the use of factors which facilitate the use of digital educational resources by elementary and secondary school teachers. Participants were co-opted in public and private universities and other institutions in knowledge areas related to education, namely in research, use of technologies and information technology in particular. The results indicate some degree of agreement on the community of participants in the research about the factors that are facilitators of the use of digital educational resources by teachers. These preliminary results challenge us to develop the same study among elementary and secondary school teachers in order to confront the perspectives of the two communities which play a major role in the area of education in Portugal. It is intended, therefore, to present a contribution so that the practice of adoption and use of digital educational resources in Portuguese schools can be sustained.Este estudio exploratorio y descriptivo buscó determinar empíricamente el grado de concordancia, a través de un cuestionario e-Delphi realizado en tres etapas con 40 participantes de instituciones de enseñanza superior y otras, relativa a los factores facilitadores del uso de recursos educativos digitales docentes de la enseñanza básica y secundaria. Los participantes fueron cooptados en universidades públicas y privadas y en otras instituciones, en áreas de conocimiento relacionadas con la educación, expresamente en investigación, en la utilización de las tecnologías y de la informática en particular. Los resultados obtenidos indican algún grado de concordancia en la comunidad de participantes en la investigación sobre los factores facilitadores de la utilización de recursos educativos digitales por los profesores. Estos resultados preliminares nos desafían a desarrollar el mismo estudio con profesores de enseñanza básica y secundaria, de forma a confrontar las perspectivas de las dos comunidades que desempeñan un papel preponderante en el área de la educación en Portugal. Se pretende, de esta forma, presentar una contribución para que la práctica de adopción y utilización de recursos educativos digitales en las escuelas portuguesas sea sostenida.RINACEVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCastro, CornéliaAndrade, AntónioLagarto, José2013-03-25T09:42:05Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/10278porCASTRO, Cornélia; ANDRADE, António; LAGARTO, José - Identificação de Fatores Facilitadores da Utilização de Recursos Educativos Digitais pelos Professores: A Perspetiva de Especialistas num Estudo e-Delphi. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa. ISSN 1989-0397. vol. 5, nº3. p. 161-1781989-0397info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:14:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:47.219417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores: a perspetiva de especialistas num estudo e-Delphi
Identification of facilitator factors of the use of digital educational resources by teachers: the perspective of experts in an e-Delphi study
Identificación de factores facilitadores de la utilización de recursos educativos digitales por los professores: la perspetiva de especialistas en un estudio e-Delphi
title Identificação de fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores: a perspetiva de especialistas num estudo e-Delphi
spellingShingle Identificação de fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores: a perspetiva de especialistas num estudo e-Delphi
Castro, Cornélia
e-Delphi
Recursos educativos digitais
Ensinar e aprender
Educação
Peritos
title_short Identificação de fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores: a perspetiva de especialistas num estudo e-Delphi
title_full Identificação de fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores: a perspetiva de especialistas num estudo e-Delphi
title_fullStr Identificação de fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores: a perspetiva de especialistas num estudo e-Delphi
title_full_unstemmed Identificação de fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores: a perspetiva de especialistas num estudo e-Delphi
title_sort Identificação de fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores: a perspetiva de especialistas num estudo e-Delphi
author Castro, Cornélia
author_facet Castro, Cornélia
Andrade, António
Lagarto, José
author_role author
author2 Andrade, António
Lagarto, José
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Cornélia
Andrade, António
Lagarto, José
dc.subject.por.fl_str_mv e-Delphi
Recursos educativos digitais
Ensinar e aprender
Educação
Peritos
topic e-Delphi
Recursos educativos digitais
Ensinar e aprender
Educação
Peritos
description Este estudo exploratório e descritivo procurou determinar empiricamente o grau de concordância, através de um questionário e-Delphi que decorreu em três etapas com 40 participantes de instituições de ensino superior e outras, relativamente aos fatores facilitadores do uso de recursos educativos digitais pelos professores do ensino básico e secundário. Os participantes foram cooptados em universidades públicas e privadas e em outras instituições, em áreas de conhecimento relacionadas com a educação, nomeadamente em investigação, na utilização das tecnologias e da informática em particular. Os resultados obtidos indicam algum grau de concordância na comunidade de participantes na investigação sobre os fatores facilitadores da utilização de recursos educativos digitais pelos professores. Estes resultados preliminares desafiam-nos a desenvolver o mesmo estudo junto dos professores do ensino básico e secundário, de forma a confrontar as perspetivas das duas comunidades que desempenham um papel preponderante na área da educação em Portugal. Pretende-se, desta forma, apresentar um contributo para que a prática da adoção e utilização de recursos educativos digitais nas escolas portuguesas seja sustentada.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-25T09:42:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/10278
url http://hdl.handle.net/10400.14/10278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CASTRO, Cornélia; ANDRADE, António; LAGARTO, José - Identificação de Fatores Facilitadores da Utilização de Recursos Educativos Digitais pelos Professores: A Perspetiva de Especialistas num Estudo e-Delphi. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa. ISSN 1989-0397. vol. 5, nº3. p. 161-178
1989-0397
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RINACE
publisher.none.fl_str_mv RINACE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131757628358656