Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/14668 |
Resumo: | À semelhança de experiências e decisões internacionais, também em Portugal o processo de ensinar e aprender ocorre agora em ambientes tecnologicamente enriquecidos. Com o objetivo de recolher evidências sobre como se utiliza a tecnologia, os recursos educativos digitais e os repositórios, apresentam-se os resultados de um estudo exploratório obtidos com 455 respondentes a um inquérito por questionário autoadministrado online a professores do Continente e Ilhas dos Ensinos Pré-escolar, Básico e Secundário. A investigação revela que os professores recorrem à utilização da tecnologia e de recursos educativos digitais, selecionam e descarregam recursos com qualidade assegurada de repositórios, encontrando-se, portanto, a tirar partido do equipamento informático disponível nas escolas portuguesas. |
id |
RCAP_47c98f5f47c52b93370124ee03250ea6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14668 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TICEnsinar e aprenderRecursos educativos digitaisRepositóriosTecnologia na escolaÀ semelhança de experiências e decisões internacionais, também em Portugal o processo de ensinar e aprender ocorre agora em ambientes tecnologicamente enriquecidos. Com o objetivo de recolher evidências sobre como se utiliza a tecnologia, os recursos educativos digitais e os repositórios, apresentam-se os resultados de um estudo exploratório obtidos com 455 respondentes a um inquérito por questionário autoadministrado online a professores do Continente e Ilhas dos Ensinos Pré-escolar, Básico e Secundário. A investigação revela que os professores recorrem à utilização da tecnologia e de recursos educativos digitais, selecionam e descarregam recursos com qualidade assegurada de repositórios, encontrando-se, portanto, a tirar partido do equipamento informático disponível nas escolas portuguesas.Universidade Católica EditoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCastro, CornéliaAndrade, AntónioLagarto, José Reis2014-06-23T15:42:54Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14668porCASTRO, Cornélia ; ANDRADE, António ; LAGARTO, José - Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 2186-4614. Vol. 12 (2012), p. 275-293info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:19:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:43.975965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC |
title |
Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC |
spellingShingle |
Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC Castro, Cornélia Ensinar e aprender Recursos educativos digitais Repositórios Tecnologia na escola |
title_short |
Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC |
title_full |
Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC |
title_fullStr |
Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC |
title_full_unstemmed |
Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC |
title_sort |
Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC |
author |
Castro, Cornélia |
author_facet |
Castro, Cornélia Andrade, António Lagarto, José Reis |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, António Lagarto, José Reis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Cornélia Andrade, António Lagarto, José Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensinar e aprender Recursos educativos digitais Repositórios Tecnologia na escola |
topic |
Ensinar e aprender Recursos educativos digitais Repositórios Tecnologia na escola |
description |
À semelhança de experiências e decisões internacionais, também em Portugal o processo de ensinar e aprender ocorre agora em ambientes tecnologicamente enriquecidos. Com o objetivo de recolher evidências sobre como se utiliza a tecnologia, os recursos educativos digitais e os repositórios, apresentam-se os resultados de um estudo exploratório obtidos com 455 respondentes a um inquérito por questionário autoadministrado online a professores do Continente e Ilhas dos Ensinos Pré-escolar, Básico e Secundário. A investigação revela que os professores recorrem à utilização da tecnologia e de recursos educativos digitais, selecionam e descarregam recursos com qualidade assegurada de repositórios, encontrando-se, portanto, a tirar partido do equipamento informático disponível nas escolas portuguesas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-06-23T15:42:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/14668 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/14668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CASTRO, Cornélia ; ANDRADE, António ; LAGARTO, José - Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 2186-4614. Vol. 12 (2012), p. 275-293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131794923061248 |