Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Cornélia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Andrade, António, Lagarto, José Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/14668
Resumo: À semelhança de experiências e decisões internacionais, também em Portugal o processo de ensinar e aprender ocorre agora em ambientes tecnologicamente enriquecidos. Com o objetivo de recolher evidências sobre como se utiliza a tecnologia, os recursos educativos digitais e os repositórios, apresentam-se os resultados de um estudo exploratório obtidos com 455 respondentes a um inquérito por questionário autoadministrado online a professores do Continente e Ilhas dos Ensinos Pré-escolar, Básico e Secundário. A investigação revela que os professores recorrem à utilização da tecnologia e de recursos educativos digitais, selecionam e descarregam recursos com qualidade assegurada de repositórios, encontrando-se, portanto, a tirar partido do equipamento informático disponível nas escolas portuguesas.
id RCAP_47c98f5f47c52b93370124ee03250ea6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14668
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TICEnsinar e aprenderRecursos educativos digitaisRepositóriosTecnologia na escolaÀ semelhança de experiências e decisões internacionais, também em Portugal o processo de ensinar e aprender ocorre agora em ambientes tecnologicamente enriquecidos. Com o objetivo de recolher evidências sobre como se utiliza a tecnologia, os recursos educativos digitais e os repositórios, apresentam-se os resultados de um estudo exploratório obtidos com 455 respondentes a um inquérito por questionário autoadministrado online a professores do Continente e Ilhas dos Ensinos Pré-escolar, Básico e Secundário. A investigação revela que os professores recorrem à utilização da tecnologia e de recursos educativos digitais, selecionam e descarregam recursos com qualidade assegurada de repositórios, encontrando-se, portanto, a tirar partido do equipamento informático disponível nas escolas portuguesas.Universidade Católica EditoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCastro, CornéliaAndrade, AntónioLagarto, José Reis2014-06-23T15:42:54Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14668porCASTRO, Cornélia ; ANDRADE, António ; LAGARTO, José - Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 2186-4614. Vol. 12 (2012), p. 275-293info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:19:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:43.975965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC
title Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC
spellingShingle Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC
Castro, Cornélia
Ensinar e aprender
Recursos educativos digitais
Repositórios
Tecnologia na escola
title_short Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC
title_full Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC
title_fullStr Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC
title_full_unstemmed Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC
title_sort Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC
author Castro, Cornélia
author_facet Castro, Cornélia
Andrade, António
Lagarto, José Reis
author_role author
author2 Andrade, António
Lagarto, José Reis
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Cornélia
Andrade, António
Lagarto, José Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensinar e aprender
Recursos educativos digitais
Repositórios
Tecnologia na escola
topic Ensinar e aprender
Recursos educativos digitais
Repositórios
Tecnologia na escola
description À semelhança de experiências e decisões internacionais, também em Portugal o processo de ensinar e aprender ocorre agora em ambientes tecnologicamente enriquecidos. Com o objetivo de recolher evidências sobre como se utiliza a tecnologia, os recursos educativos digitais e os repositórios, apresentam-se os resultados de um estudo exploratório obtidos com 455 respondentes a um inquérito por questionário autoadministrado online a professores do Continente e Ilhas dos Ensinos Pré-escolar, Básico e Secundário. A investigação revela que os professores recorrem à utilização da tecnologia e de recursos educativos digitais, selecionam e descarregam recursos com qualidade assegurada de repositórios, encontrando-se, portanto, a tirar partido do equipamento informático disponível nas escolas portuguesas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-06-23T15:42:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/14668
url http://hdl.handle.net/10400.14/14668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CASTRO, Cornélia ; ANDRADE, António ; LAGARTO, José - Recursos educativos digitais na escola: um exercício de sedução com TIC. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 2186-4614. Vol. 12 (2012), p. 275-293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131794923061248