A expansão do espaço cénico: máquinas de cena como objectos artísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilanova, Luciana Craveiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8274
Resumo: O cenário teatral em termos plásticos assume um papel de arte visual e ganha destaque pelo seu valor estético, mas também pelos seus processos criativos que o precedem. Um exemplo desta forma de criação e concepção é a obra de Robert Wilson, que acaba por ter parte dos cenários e objectos cenográficos expostos em galerias, afirmando assim, a auto-suficiência destes objectos cénicos como obra de arte. Mas nesta pesquisa, exploro as Máquinas de cena de O Bando, que se comportam como um único objecto cénico e que com suas semelhanças com artes visuais deslocam-se para ambientes fora do âmbito teatral. Utilizo como material principal para a pesquisa uma entrevista que fiz ao João Brites.
id RCAP_f5f01dc3a342b57cd19ff0fa6db13328
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expansão do espaço cénico: máquinas de cena como objectos artísticosCriação artísticaTeatroCenografiaO cenário teatral em termos plásticos assume um papel de arte visual e ganha destaque pelo seu valor estético, mas também pelos seus processos criativos que o precedem. Um exemplo desta forma de criação e concepção é a obra de Robert Wilson, que acaba por ter parte dos cenários e objectos cenográficos expostos em galerias, afirmando assim, a auto-suficiência destes objectos cénicos como obra de arte. Mas nesta pesquisa, exploro as Máquinas de cena de O Bando, que se comportam como um único objecto cénico e que com suas semelhanças com artes visuais deslocam-se para ambientes fora do âmbito teatral. Utilizo como material principal para a pesquisa uma entrevista que fiz ao João Brites.La scène du théâtre, dans le sens plastique du terme, joue un rôle d'art visuel et se met en valeur par son esthétique, mais aussi par les processus créatifs qui le précèdent. Un exemple de cette forme de création et de conception est l'oeuvre de Robert Wilson, dont une partie du décor et des objets scéniques sont exposés dans les galeries, affirmant de cette manière l'autosuffisance de ces objets comme un chefd'oeuvre scénique. Mais au cours de cette recherche, j'explore les Máquinas de cena [machines de scène] de O Bando, qui représentent un seul objet scénique et qui, de part ses ressemblances avec les arts visuels, engagent un mouvement vers l’extérieur de l’environnement théâtral. Pour cette recherche, je m'appuie essentiellement sur l'entretien que j'ai eu avec João Brites.!Universidade de Aveiro2012-04-23T14:12:38Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8274porVilanova, Luciana Craveiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:05Zoai:ria.ua.pt:10773/8274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:32.579106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expansão do espaço cénico: máquinas de cena como objectos artísticos
title A expansão do espaço cénico: máquinas de cena como objectos artísticos
spellingShingle A expansão do espaço cénico: máquinas de cena como objectos artísticos
Vilanova, Luciana Craveiro
Criação artística
Teatro
Cenografia
title_short A expansão do espaço cénico: máquinas de cena como objectos artísticos
title_full A expansão do espaço cénico: máquinas de cena como objectos artísticos
title_fullStr A expansão do espaço cénico: máquinas de cena como objectos artísticos
title_full_unstemmed A expansão do espaço cénico: máquinas de cena como objectos artísticos
title_sort A expansão do espaço cénico: máquinas de cena como objectos artísticos
author Vilanova, Luciana Craveiro
author_facet Vilanova, Luciana Craveiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilanova, Luciana Craveiro
dc.subject.por.fl_str_mv Criação artística
Teatro
Cenografia
topic Criação artística
Teatro
Cenografia
description O cenário teatral em termos plásticos assume um papel de arte visual e ganha destaque pelo seu valor estético, mas também pelos seus processos criativos que o precedem. Um exemplo desta forma de criação e concepção é a obra de Robert Wilson, que acaba por ter parte dos cenários e objectos cenográficos expostos em galerias, afirmando assim, a auto-suficiência destes objectos cénicos como obra de arte. Mas nesta pesquisa, exploro as Máquinas de cena de O Bando, que se comportam como um único objecto cénico e que com suas semelhanças com artes visuais deslocam-se para ambientes fora do âmbito teatral. Utilizo como material principal para a pesquisa uma entrevista que fiz ao João Brites.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-04-23T14:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8274
url http://hdl.handle.net/10773/8274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137507179233280