A expansão do espaço cénico: máquinas de cena como objectos artísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8274 |
Resumo: | O cenário teatral em termos plásticos assume um papel de arte visual e ganha destaque pelo seu valor estético, mas também pelos seus processos criativos que o precedem. Um exemplo desta forma de criação e concepção é a obra de Robert Wilson, que acaba por ter parte dos cenários e objectos cenográficos expostos em galerias, afirmando assim, a auto-suficiência destes objectos cénicos como obra de arte. Mas nesta pesquisa, exploro as Máquinas de cena de O Bando, que se comportam como um único objecto cénico e que com suas semelhanças com artes visuais deslocam-se para ambientes fora do âmbito teatral. Utilizo como material principal para a pesquisa uma entrevista que fiz ao João Brites. |
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A expansão do espaço cénico: máquinas de cena como objectos artísticosCriação artísticaTeatroCenografiaO cenário teatral em termos plásticos assume um papel de arte visual e ganha destaque pelo seu valor estético, mas também pelos seus processos criativos que o precedem. Um exemplo desta forma de criação e concepção é a obra de Robert Wilson, que acaba por ter parte dos cenários e objectos cenográficos expostos em galerias, afirmando assim, a auto-suficiência destes objectos cénicos como obra de arte. Mas nesta pesquisa, exploro as Máquinas de cena de O Bando, que se comportam como um único objecto cénico e que com suas semelhanças com artes visuais deslocam-se para ambientes fora do âmbito teatral. Utilizo como material principal para a pesquisa uma entrevista que fiz ao João Brites.La scène du théâtre, dans le sens plastique du terme, joue un rôle d'art visuel et se met en valeur par son esthétique, mais aussi par les processus créatifs qui le précèdent. Un exemple de cette forme de création et de conception est l'oeuvre de Robert Wilson, dont une partie du décor et des objets scéniques sont exposés dans les galeries, affirmant de cette manière l'autosuffisance de ces objets comme un chefd'oeuvre scénique. Mais au cours de cette recherche, j'explore les Máquinas de cena [machines de scène] de O Bando, qui représentent un seul objet scénique et qui, de part ses ressemblances avec les arts visuels, engagent un mouvement vers l’extérieur de l’environnement théâtral. Pour cette recherche, je m'appuie essentiellement sur l'entretien que j'ai eu avec João Brites.!Universidade de Aveiro2012-04-23T14:12:38Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8274porVilanova, Luciana Craveiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:05Zoai:ria.ua.pt:10773/8274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:32.579106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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