Plano de marketing para a clínica de medicinas alternativas e complementares “Natural Care”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frade, Ana Rita Bitton Ferreira da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16658
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_f6005f23254643d2e83b6c9fa9da938d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para a clínica de medicinas alternativas e complementares “Natural Care”Plano de MarketingMedicina Alternativa e ComplementarServiçosMétodo de InquéritosTargetMotivaçõesMarketing-MixMarketing PlanAlternative and Complementary MedicineServicesSurveyMotivationsMestrado em MarketingEste Trabalho Final de Mestrado tem como principal objetivo a elaboração de um Plano de Marketing estratégico para uma clínica de medicinas alternativas e complementares, a Natural Care, que irá prestar serviços no âmbito do modelo alternativo. A Natural Care pretende penetrar no mercado no início do ano 2019 e este projeto funcionará como um guia tático para definir as estratégias de marketing e para realizar ações que irão permitir gerar notoriedade e promover o serviço junto do seu público-alvo. A metodologia utilizada foi o método por inquérito (survey), com o objetivo de tomar conhecimento de sentimentos subconscientes dos consumidores, neste caso, as motivações. Numa primeira fase, foi realizada uma entrevista semi-estruturada de carácter informal a um profissional de medicina alternativa e complementar e, uma outra, a um consumidor deste tipo de medicinas, mais propriamente, de Acupuntura. Para uma maior compreensão da viabilidade do projeto foi realizado um inquérito por questionário online para identificar o potencial target da Natural Care e para dar respostas aos objetivos específicos referentes às motivações dos consumidores. Foram obtidas 715 respostas ao questionário, das quais apenas 605 foram consideradas válidas para dados estatísticos. Este trabalho permitiu concluir que, o que mais motiva os consumidores de medicinas alternativas e complementares a realizar os tratamentos é o facto de se sentirem renovados/energizados e aliviados do stress da vida quotidiana, porém, o que menos os motiva, é a perda de peso.This Final Master Thesis has as main objective a Strategic Marketing Plan elaboration for an alternative and complementary medicine clinic, Natural Care, a company that will provide services in the alternative model. The Natural Care clinic intends to enter in the market in early 2019 and this plan will be a tactical guide to define the marketing strategies and to implement actions that will give notoriety and promote the service with its target audience. The research method used was the "survey", in order to obtain all knowledge of the consumer's behavior, more exactly the motivations. Initially, a semi-structured informal interview was conducted with an alternative and complementary medicine practitioner. In a second phase, an interview was also made to an alternative and complementary medicines patient, more properly Acupuncture. For a better understanding of the project feasibility an online questionnaire survey was conducted to identify the potential target of Natural Care and respond at the specific objectives regarding the consumer's motivations. A total of 715 responses to the questionnaire were collected, which only 605 were considered valid for the statistical data. With this case study we can conclude that the feeling of renewal and energized is what motivates patients to use alternative medicine. Helping the stress release of daily life is also one of the main reasons for the demand for these treatments. On the other hand, the weight loss is what least motivates consumers of alternative and complementary medicines to consume these treatments.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaFrade, Ana Rita Bitton Ferreira da Costa2019-01-08T13:18:12Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16658porFrade, Ana Rita Bitton Ferreira da Costa (2018). "Plano de marketing para a clínica de medicinas alternativas e complementares “Natural Care”". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:01.470634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para a clínica de medicinas alternativas e complementares “Natural Care”
title Plano de marketing para a clínica de medicinas alternativas e complementares “Natural Care”
spellingShingle Plano de marketing para a clínica de medicinas alternativas e complementares “Natural Care”
Frade, Ana Rita Bitton Ferreira da Costa
Plano de Marketing
Medicina Alternativa e Complementar
Serviços
Método de Inquéritos
Target
Motivações
Marketing-Mix
Marketing Plan
Alternative and Complementary Medicine
Services
Survey
Motivations
title_short Plano de marketing para a clínica de medicinas alternativas e complementares “Natural Care”
title_full Plano de marketing para a clínica de medicinas alternativas e complementares “Natural Care”
title_fullStr Plano de marketing para a clínica de medicinas alternativas e complementares “Natural Care”
title_full_unstemmed Plano de marketing para a clínica de medicinas alternativas e complementares “Natural Care”
title_sort Plano de marketing para a clínica de medicinas alternativas e complementares “Natural Care”
author Frade, Ana Rita Bitton Ferreira da Costa
author_facet Frade, Ana Rita Bitton Ferreira da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Cristina Pinto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Frade, Ana Rita Bitton Ferreira da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Marketing
Medicina Alternativa e Complementar
Serviços
Método de Inquéritos
Target
Motivações
Marketing-Mix
Marketing Plan
Alternative and Complementary Medicine
Services
Survey
Motivations
topic Plano de Marketing
Medicina Alternativa e Complementar
Serviços
Método de Inquéritos
Target
Motivações
Marketing-Mix
Marketing Plan
Alternative and Complementary Medicine
Services
Survey
Motivations
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-01-08T13:18:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16658
url http://hdl.handle.net/10400.5/16658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Frade, Ana Rita Bitton Ferreira da Costa (2018). "Plano de marketing para a clínica de medicinas alternativas e complementares “Natural Care”". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131109848514560