O manual Português para ensino universitário : uma proposta de análise de um manual de PLE usado na China interior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zhefei, Kang
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32181
Resumo: O público universitário de português da China começa a aprender português em contexto de ensino formal , em cursos lecionados por professores de falantes nãonativos. Neste processo de ensino-aprendizagem, o manual é essencial pois é um elo de ligação entre os professores e os alunos. Além disso, o manual deve ser elaborado segundo princípios de ensino-aprendizagem coerentes a fim de se aproximar o mais possível das necessidades, dificuldades e especificidades do publico. Como se concluiu na conferência Política e Práticas de Internacionalização da Língua Portuguesa (2009) ainda são insuficientes os materiais específicos e a articulação entre o ensino de língua portuguesa com a língua de origem dos alunos. Como tal, desta necessidade de criação de um material adequado ao público universitário da China Interior surgiu o manual que nos propomos analisar: Português para Ensino Universitário (Da Xue Pu Tao Ya Yu). Neste sentido, o presente trabalho pretende refletir sobre as propostas de construção dos manuais destinados a este público-alvo universitário da China e sobre a sua aplicação. Será tido em conta também o enquadramento teórico de parâmetros de análise de manuais de LE,em geral,e, em particular, os de PLE. Propõe-se também a comparação entre o manual Português para Ensino Universitário usado na China Interior e alguns manuais publicados em Portugal, usados com o mesmo público. Português para Ensino Universitário é um manual de português língua estrangeira usado em algumas universidades como manual principal ou por vezes como material auxiliar. Os manuais publicados em Portugal utilizam-se em muitas universidades chinesas e terão sido um modelo para o manual de PLE para universitários da China. Pretendemos assim perceber que balanço se faz do uso e aplicação, das vantagens e desvantagens de um manual pensado para um público e um contexto geográfico e cultural específico.
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