O manual Português para ensino universitário : uma proposta de análise de um manual de PLE usado na China interior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32181 |
Resumo: | O público universitário de português da China começa a aprender português em contexto de ensino formal , em cursos lecionados por professores de falantes nãonativos. Neste processo de ensino-aprendizagem, o manual é essencial pois é um elo de ligação entre os professores e os alunos. Além disso, o manual deve ser elaborado segundo princípios de ensino-aprendizagem coerentes a fim de se aproximar o mais possível das necessidades, dificuldades e especificidades do publico. Como se concluiu na conferência Política e Práticas de Internacionalização da Língua Portuguesa (2009) ainda são insuficientes os materiais específicos e a articulação entre o ensino de língua portuguesa com a língua de origem dos alunos. Como tal, desta necessidade de criação de um material adequado ao público universitário da China Interior surgiu o manual que nos propomos analisar: Português para Ensino Universitário (Da Xue Pu Tao Ya Yu). Neste sentido, o presente trabalho pretende refletir sobre as propostas de construção dos manuais destinados a este público-alvo universitário da China e sobre a sua aplicação. Será tido em conta também o enquadramento teórico de parâmetros de análise de manuais de LE,em geral,e, em particular, os de PLE. Propõe-se também a comparação entre o manual Português para Ensino Universitário usado na China Interior e alguns manuais publicados em Portugal, usados com o mesmo público. Português para Ensino Universitário é um manual de português língua estrangeira usado em algumas universidades como manual principal ou por vezes como material auxiliar. Os manuais publicados em Portugal utilizam-se em muitas universidades chinesas e terão sido um modelo para o manual de PLE para universitários da China. Pretendemos assim perceber que balanço se faz do uso e aplicação, das vantagens e desvantagens de um manual pensado para um público e um contexto geográfico e cultural específico. |
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O manual Português para ensino universitário : uma proposta de análise de um manual de PLE usado na China interiorLíngua portuguesa - Estudo e ensino - ChinaManuais de ensino - China - História e críticaTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO público universitário de português da China começa a aprender português em contexto de ensino formal , em cursos lecionados por professores de falantes nãonativos. Neste processo de ensino-aprendizagem, o manual é essencial pois é um elo de ligação entre os professores e os alunos. Além disso, o manual deve ser elaborado segundo princípios de ensino-aprendizagem coerentes a fim de se aproximar o mais possível das necessidades, dificuldades e especificidades do publico. Como se concluiu na conferência Política e Práticas de Internacionalização da Língua Portuguesa (2009) ainda são insuficientes os materiais específicos e a articulação entre o ensino de língua portuguesa com a língua de origem dos alunos. Como tal, desta necessidade de criação de um material adequado ao público universitário da China Interior surgiu o manual que nos propomos analisar: Português para Ensino Universitário (Da Xue Pu Tao Ya Yu). Neste sentido, o presente trabalho pretende refletir sobre as propostas de construção dos manuais destinados a este público-alvo universitário da China e sobre a sua aplicação. Será tido em conta também o enquadramento teórico de parâmetros de análise de manuais de LE,em geral,e, em particular, os de PLE. Propõe-se também a comparação entre o manual Português para Ensino Universitário usado na China Interior e alguns manuais publicados em Portugal, usados com o mesmo público. Português para Ensino Universitário é um manual de português língua estrangeira usado em algumas universidades como manual principal ou por vezes como material auxiliar. Os manuais publicados em Portugal utilizam-se em muitas universidades chinesas e terão sido um modelo para o manual de PLE para universitários da China. Pretendemos assim perceber que balanço se faz do uso e aplicação, das vantagens e desvantagens de um manual pensado para um público e um contexto geográfico e cultural específico.The university public of Portuguese in China begins to learn Portuguese in a context of formal education, in courses taught by non-native teachers. In this teaching-learning process, the manual is essential because it is a link between teachers and students. In addition, the manual should be prepared according to principles of coherent teaching and learning to approach the possible needs, difficulties and specificities of the public. As it was concluded at the Conference on Portuguese Language Internationalization Policy and Practices (2009), the specific materials and the articulation between Portuguese language teaching and the students' native language are still insufficient. As such, from this need to create the material suitable for the university public of China came the textbook that we propose to analyze: Portuguese for University Teaching (Da Xue Pu Tao Ya Yu). In this sense, the present work intends to reflect on the proposals and its application of the textbooks construction for this target public in Chinese universities. It will also be considered the theoretical framework of analysis parameters of foreign languages textbooks in general, and those of Portuguese as a foreign language (PFL). It is also proposed the comparison between the Portuguese for University Teaching used in the Inland of China, with the same public, in particular, some textbooks published in Portugal. Portuguese for University Teaching is a textbook of Portuguese as foreign language used in some universities as main textbook or sometimes as auxiliary material. The textbooks published in Portugal are used in many Chinese universities and have been a model for the PFL textbook for university students in China. We intend to understand the balance of the use and application, of the advantages and disadvantages of a textbook designed for a specific geographic and cultural public and context.Gaspar, Catarina Isabel SousaRepositório da Universidade de LisboaZhefei, Kang2019-01-16T01:30:14Z2018-02-262018-01-162018-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32181TID:201866889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:29.803168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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