Avaliação de competência oral de alunos universitários chineses de PLE: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/55820 |
Resumo: | Nos últimos anos, tem havido uma consciência crescente da importância dos métodos de avaliação de competência oral na área de línguas estrangeiras. Contudo, a maioria dos estudos relevantes são centrados na língua inglesa. No âmbito dos estudos sobre português como língua estrangeira (PLE), o ensino e a aprendizagem têm tido maior atenção dos investigadores, sendo em reduzido número os que tratam da questão de como avaliar. Entre os estudos feitos sobre a avaliação de PLE, a maioria concentra-se principalmente nas áreas das competências gramaticais, culturais ou literárias e, nesse âmbito, a avaliação da competência oral tem recebido relativamente menos atenção e os estudos sobre ela são mais limitados. Existem reflexões sobre a avaliação de competência oral, mas os materiais utilizados, os métodos e os critérios da avaliação variam muito. Por exemplo, alguns professores utilizam o manual de leitura intensiva como material de pergunta e resposta, alguns adotam as discussões em grupo e outros assumem a forma de discurso oral. Dentro deste contexto, nesta dissertação pretende-se refletir sobre como avaliar a competência oral dos alunos universitários chineses de PLE. O presente trabalho tem como objetivo geral contribuir para a área de avaliação, analisando os métodos de avaliação de competência oral aplicados, especialmente orientados para os alunos universitários de PLE na China continental (as universidades referidas são UP, UEEP, UEIP, UJCO, UJP e ULCP), com os níveis linguísticos entre A1 e C1 (que são os níveis dos alunos ensinados pelos entrevistados no presente trabalho). Os objetivos específicos incluem pesquisar as abordagens de avaliação de línguas estrangeiras; identificar os aspetos incorporados de competência oral; estudar os métodos e procedimentos da avaliação da competência oral; analisar os métodos principais de avaliação atualmente utilizados pelos professores de PLE nas universidades na China continental; propor algumas reflexões e sugestões para resolver alguns problemas possíveis e até melhorar a situação atual. |
id |
RCAP_5f5616e7dc4e3ee0b503851f679ce6c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/55820 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação de competência oral de alunos universitários chineses de PLE: um estudo de casoLíngua portuguesa - Estudo e ensino (Superior) - Falantes do chinêsLíngua portuguesa - Estudo e ensino (Superior) - ChinaComunicação oral - AvaliaçãoTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNos últimos anos, tem havido uma consciência crescente da importância dos métodos de avaliação de competência oral na área de línguas estrangeiras. Contudo, a maioria dos estudos relevantes são centrados na língua inglesa. No âmbito dos estudos sobre português como língua estrangeira (PLE), o ensino e a aprendizagem têm tido maior atenção dos investigadores, sendo em reduzido número os que tratam da questão de como avaliar. Entre os estudos feitos sobre a avaliação de PLE, a maioria concentra-se principalmente nas áreas das competências gramaticais, culturais ou literárias e, nesse âmbito, a avaliação da competência oral tem recebido relativamente menos atenção e os estudos sobre ela são mais limitados. Existem reflexões sobre a avaliação de competência oral, mas os materiais utilizados, os métodos e os critérios da avaliação variam muito. Por exemplo, alguns professores utilizam o manual de leitura intensiva como material de pergunta e resposta, alguns adotam as discussões em grupo e outros assumem a forma de discurso oral. Dentro deste contexto, nesta dissertação pretende-se refletir sobre como avaliar a competência oral dos alunos universitários chineses de PLE. O presente trabalho tem como objetivo geral contribuir para a área de avaliação, analisando os métodos de avaliação de competência oral aplicados, especialmente orientados para os alunos universitários de PLE na China continental (as universidades referidas são UP, UEEP, UEIP, UJCO, UJP e ULCP), com os níveis linguísticos entre A1 e C1 (que são os níveis dos alunos ensinados pelos entrevistados no presente trabalho). Os objetivos específicos incluem pesquisar as abordagens de avaliação de línguas estrangeiras; identificar os aspetos incorporados de competência oral; estudar os métodos e procedimentos da avaliação da competência oral; analisar os métodos principais de avaliação atualmente utilizados pelos professores de PLE nas universidades na China continental; propor algumas reflexões e sugestões para resolver alguns problemas possíveis e até melhorar a situação atual.In recent years, there has been growing awareness of the importance of methods for assessing oral competence in the area of foreign languages. However, most of the relevant studies focus mainly on the English language. Within studies on Portuguese as Foreign Language (PFL), teaching and learning have received more attention from researchers, with few of them dealing with the question of how to assess. Among the studies done on PFL assessment, most concentrate mainly on the areas of grammatical, cultural or literary competence. Within this scope, the assessment of oral competence has received relatively less attention, and the studies are even more limited. There are reflections on the assessment of oral competence, but the materials used, the methods, and the criteria of the assessment diverge widely. For example, some teachers use the intensive reading manual as question and answer material, some adopt group discussions, and others take the form of oral discourse. Within this context, this dissertation aims to reflect on how to assess the oral competence of Chinese undergraduate PFL students. This study aims to contribute to the field of assessment by analyzing the applied oral competence assessment methods, especially oriented toward university students of PFL in mainland China (the universities referred to are UP, UEEP, UEIP, UJCO, UJP and ULCP), with the language levels between A1 and C1 (which are the levels of the students taught by the interviewees in this paper). The specific objectives include researching the foreign language assessment approaches; identifying the embedded aspects of oral competence; studying the methods and procedures of oral competence assessment; analyzing the main assessment methods currently used by the PFL teachers in the universities in mainland China; proposing some reflections and suggestions to solve some possible problems and even improve the current situation.Gaspar, Catarina Isabel SousaRepositório da Universidade de LisboaGao, Yixin2023-01-11T14:50:51Z2022-12-052022-09-112022-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/55820TID:203120434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T01:18:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/55820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:24.837298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de competência oral de alunos universitários chineses de PLE: um estudo de caso |
title |
Avaliação de competência oral de alunos universitários chineses de PLE: um estudo de caso |
spellingShingle |
Avaliação de competência oral de alunos universitários chineses de PLE: um estudo de caso Gao, Yixin Língua portuguesa - Estudo e ensino (Superior) - Falantes do chinês Língua portuguesa - Estudo e ensino (Superior) - China Comunicação oral - Avaliação Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Avaliação de competência oral de alunos universitários chineses de PLE: um estudo de caso |
title_full |
Avaliação de competência oral de alunos universitários chineses de PLE: um estudo de caso |
title_fullStr |
Avaliação de competência oral de alunos universitários chineses de PLE: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Avaliação de competência oral de alunos universitários chineses de PLE: um estudo de caso |
title_sort |
Avaliação de competência oral de alunos universitários chineses de PLE: um estudo de caso |
author |
Gao, Yixin |
author_facet |
Gao, Yixin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gaspar, Catarina Isabel Sousa Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gao, Yixin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Estudo e ensino (Superior) - Falantes do chinês Língua portuguesa - Estudo e ensino (Superior) - China Comunicação oral - Avaliação Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Língua portuguesa - Estudo e ensino (Superior) - Falantes do chinês Língua portuguesa - Estudo e ensino (Superior) - China Comunicação oral - Avaliação Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Nos últimos anos, tem havido uma consciência crescente da importância dos métodos de avaliação de competência oral na área de línguas estrangeiras. Contudo, a maioria dos estudos relevantes são centrados na língua inglesa. No âmbito dos estudos sobre português como língua estrangeira (PLE), o ensino e a aprendizagem têm tido maior atenção dos investigadores, sendo em reduzido número os que tratam da questão de como avaliar. Entre os estudos feitos sobre a avaliação de PLE, a maioria concentra-se principalmente nas áreas das competências gramaticais, culturais ou literárias e, nesse âmbito, a avaliação da competência oral tem recebido relativamente menos atenção e os estudos sobre ela são mais limitados. Existem reflexões sobre a avaliação de competência oral, mas os materiais utilizados, os métodos e os critérios da avaliação variam muito. Por exemplo, alguns professores utilizam o manual de leitura intensiva como material de pergunta e resposta, alguns adotam as discussões em grupo e outros assumem a forma de discurso oral. Dentro deste contexto, nesta dissertação pretende-se refletir sobre como avaliar a competência oral dos alunos universitários chineses de PLE. O presente trabalho tem como objetivo geral contribuir para a área de avaliação, analisando os métodos de avaliação de competência oral aplicados, especialmente orientados para os alunos universitários de PLE na China continental (as universidades referidas são UP, UEEP, UEIP, UJCO, UJP e ULCP), com os níveis linguísticos entre A1 e C1 (que são os níveis dos alunos ensinados pelos entrevistados no presente trabalho). Os objetivos específicos incluem pesquisar as abordagens de avaliação de línguas estrangeiras; identificar os aspetos incorporados de competência oral; estudar os métodos e procedimentos da avaliação da competência oral; analisar os métodos principais de avaliação atualmente utilizados pelos professores de PLE nas universidades na China continental; propor algumas reflexões e sugestões para resolver alguns problemas possíveis e até melhorar a situação atual. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-05 2022-09-11 2022-12-05T00:00:00Z 2023-01-11T14:50:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/55820 TID:203120434 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/55820 |
identifier_str_mv |
TID:203120434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134617128665088 |