Desorientação espacial de causa vestibular na aviação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/25985
Resumo: Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2016
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spelling Desorientação espacial de causa vestibular na aviaçãoAnatomia do sistema vestibularOuvido internoFisiologia do equilíbrioPilotosPerformance em vooProva de BaranyDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2016Na ausência de patologia e em situações quotidianas, é expectável que os sistemas responsáveis pelo equilíbrio (vestibular, visual e propriocetivo) não entrem em conflito. No entanto, em voo a alteração dos referenciais do piloto, as acelerações e a força >1G, estimulam de forma diferente o ouvido interno, podendo levar a desorientação espacial (perda ou errada perceção da posição do avião) de causa vestibular. Algumas ilusões desencadeadas estão maioritariamente relacionadas com os canais semicirculares (detetam acelerações angulares), outras com os otólitos (sáculo e utrículo respondem a acelerações lineares, sendo suscetíveis às acelerações e a grandes forças G). Também a vertigem alternobárica (resultado de deficiente equalização de pressões na trompa de Eustáquio) e o enjoo de movimento causam desorientação. Os testes médicos de seleção dos novos pilotos excluem patologias do sistema vestibular, pelo que estas são geralmente respostas fisiológicas. Deste modo, o melhor treino para estas situações será o reconhecimento e adaptação: o briefing, o treino em voo, o uso de simuladores e da cadeira rotatória (CR) permitirão ao piloto reconhece-las, ignorar as suas perceções, e confiar mais nos instrumentos. Em caso de enjoo de movimento continuado, algumas técnicas de reabilitação vestibular podem ser uteis, como a CR com fixação e as provas optocinéticas. Estas têm também potencial para serem aplicadas na seleção e treino dos pilotos.In the absence of pathology and under usual conditions, the interaction between the systems responsible for equilibrium (vestibular, visual and proprioceptive) is not expected to be conflituous. However, during flight, the unusual positional referential, the accelarations and >1G Force, stimulate the inner ear in a different way. This may lead to spatial desorientation (loss or wrong perception of the aircraft’s position) due to a vestibular cause. Some triggered illusions are mostly related to the semicircular canals (respond to angular accelerations), others to the otolith organs (saccule and utricle respond to linear accelerations, being susceptible to acceleration and excessive G force effect). Alternobaric vertigo (a result of inadequate equalization of pressure in the Eustachian tube), and motion sickness may also lead to disorientation. Medical tests exclude vestibular disorders, so the ones that may occur are usually physiological responses. Therefore, the best training to prevent them is their recognition and adaptation, through the briefing, the use of the rotary chair (RC) and by training in flight simulators. These will allow the pilot to recognize them, ignore his perceptions and to rely more on the instruments. In case of continuous motion sickness, some vestibular rehabilitation techniques may be useful, such as RC with fixation and optokinetic tests. These techniques also have the potential to be used in the admission and pilots’ training.Simão, MarcoFerreira, EduardoRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Ana Martins2017-01-17T17:12:17Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25985TID:201286831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:15:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:46.290738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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