Administração Pública no século XXI: tendências no ensino e aprendizagem de soft skills
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28256 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo principal analisar tendências no ensino e aprendizagem de soft skills na área da Administração Pública (AP) em Portugal. Metodologicamente, a pesquisa sustentou-se na aplicação de um questionário exploratório a docentes e estudantes finalistas do curso de AP nas seis instituições de ensino superior que lecionam nesta área no país. Os resultados demonstram um reconhecimento generalizado da importância das soft skills atribuída pelos estudantes e docentes em AP, embora nem sempre haja correspondência com a perceção da sua aprendizagem. A análise discriminada por instituição de ensino permitiu identificar em quais competências (soft e hard) em cada uma delas é mais e menos forte, revelando que é nos politécnicos onde a apreensão global de competências parece ser mais baixa. Como contributo, esta pesquisa apresenta um diagnóstico de competências no ensino e aprendizagem de AP em Portugal que pode servir para informar melhorias na qualidade da formação nesta área. |
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Administração Pública no século XXI: tendências no ensino e aprendizagem de soft skillsAdministração Pública. Ensino e Aprendizagem. Soft Skills. Diagnóstico de Competências.Este artigo teve como objetivo principal analisar tendências no ensino e aprendizagem de soft skills na área da Administração Pública (AP) em Portugal. Metodologicamente, a pesquisa sustentou-se na aplicação de um questionário exploratório a docentes e estudantes finalistas do curso de AP nas seis instituições de ensino superior que lecionam nesta área no país. Os resultados demonstram um reconhecimento generalizado da importância das soft skills atribuída pelos estudantes e docentes em AP, embora nem sempre haja correspondência com a perceção da sua aprendizagem. A análise discriminada por instituição de ensino permitiu identificar em quais competências (soft e hard) em cada uma delas é mais e menos forte, revelando que é nos politécnicos onde a apreensão global de competências parece ser mais baixa. Como contributo, esta pesquisa apresenta um diagnóstico de competências no ensino e aprendizagem de AP em Portugal que pode servir para informar melhorias na qualidade da formação nesta área.Repositório da Universidade de LisboaDias, Ricardo CunhaDe Pádua, Ana SaraMendes, Ireneu De Oliveira2023-08-28T13:09:25Z2021-08-102021-08-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28256porDias, R. ., Pádua, A. S. ., & Mendes, I. . (2021). Administração Pública no século XXI: tendências no ensino e aprendizagem de soft skills. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–24. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6727info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-03T01:31:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:05.511676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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