A Educação de Infância e o Conto de Histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7895 |
Resumo: | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito a uma dimensão reflexiva que abrange o meu percurso ao longo de três semestres em Práticas de Ensino Supervisionadas, dividindo-se em três capítulos. O primeiro capítulo refere as vivências e os desafios em contexto de creche, o segundo capítulo abrange as vivências em contexto de Jardim de Infância I e todo o desafio desta Prática Pedagógica, tendo sido principalmente vivenciada à distância, devido ao covid-19. O terceiro capítulo reflete o regresso ao regime presencial, em contexto de Jardim de Infância II, focando as aprendizagens e apresentando ainda a experiência vivenciada na elaboração de um projeto sobre as Florestas. A segunda parte deste relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é pautada a minha experiência de investigação – em contexto de jardim de infância II, numa instituição da rede pública. O estudo apresentado reflete a temática do conto de histórias e das consequentes estratégias e recursos a serem utilizados na sua dinamização, assim como a sua influência no envolvimento das crianças. Este estudo é de caráter qualitativo, assentando a recolha de dados na observação e na entrevista. Os resultados obtidos espelham a importância de se dinamizar a hora do conto através de estratégias e recursos diferenciados (livro físico, percurso motor, avental que conta histórias, …), percecionando que maior será o envolvimento da criança, quanto maior a dinâmica implementada no conto. |
id |
RCAP_f62ac71985cc5945b3d420848e8a7870 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7895 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Educação de Infância e o Conto de HistóriasRefletindo e Investigando o Envolvimento da Criança com Estratégias e Recursos DiferenciadosAprendizagemEnvolvimentoExploraçãoHora do contoLiteratura InfantilDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito a uma dimensão reflexiva que abrange o meu percurso ao longo de três semestres em Práticas de Ensino Supervisionadas, dividindo-se em três capítulos. O primeiro capítulo refere as vivências e os desafios em contexto de creche, o segundo capítulo abrange as vivências em contexto de Jardim de Infância I e todo o desafio desta Prática Pedagógica, tendo sido principalmente vivenciada à distância, devido ao covid-19. O terceiro capítulo reflete o regresso ao regime presencial, em contexto de Jardim de Infância II, focando as aprendizagens e apresentando ainda a experiência vivenciada na elaboração de um projeto sobre as Florestas. A segunda parte deste relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é pautada a minha experiência de investigação – em contexto de jardim de infância II, numa instituição da rede pública. O estudo apresentado reflete a temática do conto de histórias e das consequentes estratégias e recursos a serem utilizados na sua dinamização, assim como a sua influência no envolvimento das crianças. Este estudo é de caráter qualitativo, assentando a recolha de dados na observação e na entrevista. Os resultados obtidos espelham a importância de se dinamizar a hora do conto através de estratégias e recursos diferenciados (livro físico, percurso motor, avental que conta histórias, …), percecionando que maior será o envolvimento da criança, quanto maior a dinâmica implementada no conto.Leal, Rita Alexandra BettencourtOliveira, Luis Miguel Gonçalves deIC-OnlineMonteiro, Marta Inês Pereira2022-11-29T14:11:35Z2022-06-282022-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7895TID:203107900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:10Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:43.625247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação de Infância e o Conto de Histórias Refletindo e Investigando o Envolvimento da Criança com Estratégias e Recursos Diferenciados |
title |
A Educação de Infância e o Conto de Histórias |
spellingShingle |
A Educação de Infância e o Conto de Histórias Monteiro, Marta Inês Pereira Aprendizagem Envolvimento Exploração Hora do conto Literatura Infantil Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A Educação de Infância e o Conto de Histórias |
title_full |
A Educação de Infância e o Conto de Histórias |
title_fullStr |
A Educação de Infância e o Conto de Histórias |
title_full_unstemmed |
A Educação de Infância e o Conto de Histórias |
title_sort |
A Educação de Infância e o Conto de Histórias |
author |
Monteiro, Marta Inês Pereira |
author_facet |
Monteiro, Marta Inês Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leal, Rita Alexandra Bettencourt Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Marta Inês Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Envolvimento Exploração Hora do conto Literatura Infantil Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem Envolvimento Exploração Hora do conto Literatura Infantil Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito a uma dimensão reflexiva que abrange o meu percurso ao longo de três semestres em Práticas de Ensino Supervisionadas, dividindo-se em três capítulos. O primeiro capítulo refere as vivências e os desafios em contexto de creche, o segundo capítulo abrange as vivências em contexto de Jardim de Infância I e todo o desafio desta Prática Pedagógica, tendo sido principalmente vivenciada à distância, devido ao covid-19. O terceiro capítulo reflete o regresso ao regime presencial, em contexto de Jardim de Infância II, focando as aprendizagens e apresentando ainda a experiência vivenciada na elaboração de um projeto sobre as Florestas. A segunda parte deste relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é pautada a minha experiência de investigação – em contexto de jardim de infância II, numa instituição da rede pública. O estudo apresentado reflete a temática do conto de histórias e das consequentes estratégias e recursos a serem utilizados na sua dinamização, assim como a sua influência no envolvimento das crianças. Este estudo é de caráter qualitativo, assentando a recolha de dados na observação e na entrevista. Os resultados obtidos espelham a importância de se dinamizar a hora do conto através de estratégias e recursos diferenciados (livro físico, percurso motor, avental que conta histórias, …), percecionando que maior será o envolvimento da criança, quanto maior a dinâmica implementada no conto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-29T14:11:35Z 2022-06-28 2022-06-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7895 TID:203107900 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7895 |
identifier_str_mv |
TID:203107900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136999664254976 |