Estratégia de marketing da Onevetgroup : modelo logit como ferramenta de previsão da procura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Denis Manuel de Castro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21619
Resumo: Nos últimos anos, têm sido desenvolvidos vários modelos de escolha discreta para tentar descrever o comportamento dos consumidores em mercados de produtos diferenciados. Estes modelos são hoje utilizados por várias empresas para fazerem previsões da procura, e com isso conseguirem definir estratégias que lhes permitam ganhar vantagem competitiva. Neste trabalho, aplicou-se um tipo de modelo de escolha discreta – o modelo logit – para estimar a procura de um conjunto de produtos diferenciados, nomeadamente desparasitantes externos de cão, após implementação de uma campanha de marketing, nas várias unidades pertencentes à empresa Onevetgroup. Para poder efetuar a estimativa pretendida pelo modelo logit, foram consideradas as seguintes variáveis: as quantidades e os preços de desparasitantes externos vendidos entre Dezembro 2013 e Outubro 2015, as características dos produtos, e o mercado potencial. De seguida, fazendo uma regressão através do método dos mínimos quadrados de lnsj – lns0 em função dos preços e características dos produtos, foi possível determinar os coeficientes necessários para prever a quantidade de desparasitantes externos vendidos em CV Algés em Outubro 2015. Nesse período, os resultados demonstraram que as previsões de venda de desparasitantes foram próximas da realidade. Como a qualidade da previsão foi satisfatória, foi então possível medir o impacto que uma campanha de marketing poderia ter nas vendas da empresa. Concluiu-se que esta campanha levaria a uma aumento das vendas, gerando consequentemente um aumento das receitas (em cerca de 28%). No entanto, é necessário replicar esta metodologia nas restantes unidades pertencentes à Onevetgroup, de modo a afirmar com maior grau de certeza que este modelo é apropriado para fazer previsões na empresa.
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