Arquitectura e Moda. Prada: Espaço Híbrido entre Conforto e Consumo, Auto-Representação e Persuasão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Carolina Vieira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81528
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_f6318fec1ad000690a7b86e248051057
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arquitectura e Moda. Prada: Espaço Híbrido entre Conforto e Consumo, Auto-Representação e Persuasão.Architecture and Fashion. Prada: Hybrid Space between Comfort and Consumption, Self-Representation and Persuasion.Arquitetura de RetalhoModaLuxoTerceiro EspaçoRetail ArchitectureFashionLuxuryThird SpaceDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaResumo: Arquitectura e Moda podem – numa primeira leitura – aparentar poucas semelhanças entre si. O carácter monumental e perene da primeira parece opor-se irredutivelmente à natureza efémera e flexível da segunda; as suas escalas são também drasticamente distintas. No entanto, numa observação mais atenta, percebemos que partilham, não só uma mesma origem de cariz funcional – de abrigo do corpo humano através da concepção de volumes –, mas também a sua capacidade de expressão de ideias de identidade social e cultural. Podemos ainda observar que os seus processos de criação estabelecem paralelismos, no uso da geometria e na sua relação com as dimensões do corpo humano. Numa época em que o comércio se assume de uma forma inédita como uma das principais formas de actividade humana e a moda é um fenómeno presente (in)conscientemente na vida de cada um, considera-se pertinente a reflexão sobre estes temas no âmbito da arquitectura. A consciência do impacto dos interesses corporativos nas grandes cidades incentivou um pensamento crítico sobre papel dos espaços de retalho do sector da moda de luxo como ferramenta de promoção de vida e sociabilização urbana. Procurou-se intersectar com esta problemática o conceito associado ao termo ‘terceiro espaço’, o qual acabou por que se assumir como plano de fundo ao longo de toda a investigação mas, sobretudo, na análise dos dois casos de estudo: a loja Prada Epicentro Nova Iorque – do arquitecto Rem Koolhaas – e a Prada Epicentro Tóquio – da dupla Herzog & de Meuron.Palavras-chave: arquitectura de retalho, moda, luxo e terceiro espaçoAbstract: Architecture and fashion may - at a first sight - appear to have few similarities. The monumental and perennial character of the former appears to be irreducibly opposed to the ephemeral and flexible nature of the second; their scales are also drastically differents. However, in a closer observation, we may perceive that they share not only the same functional origin – as a shelter of the human body through the conception of volumes – but also their capacity to express ideas of both social and cultural identity. We can also observe that its creation processes establish some resemblances, in the use of geometry and in its relation with the dimensions of the human body.At a time commerce unprecedentedly assumes itself as one of the main forms of human activity and fashion is (un)counsciously present phenomenon in each one’s life, it is considered pertinent to reflect about subjects in architecture’s ambit. The awareness of the impact of corporate interests in the cities encouraged a critical thinking about the role of retail spaces in the luxury fashion sector as a tool to promote life and urban sociability. The concept associated with the term ‘third space’ was intersected with this problem, and ended up being the background throughout all the investigation, but especially in the two case studies’ analysis – architect Rem Koolhaas’ Prada Epicenter New York and Herzog & de Meuron’s Prada Epicenter Tokyo. Key words: retail architecture, fashion, luxury and third space.2018-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81528http://hdl.handle.net/10316/81528TID:202058417porAbreu, Carolina Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-07T10:46:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:35.258888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arquitectura e Moda. Prada: Espaço Híbrido entre Conforto e Consumo, Auto-Representação e Persuasão.
Architecture and Fashion. Prada: Hybrid Space between Comfort and Consumption, Self-Representation and Persuasion.
title Arquitectura e Moda. Prada: Espaço Híbrido entre Conforto e Consumo, Auto-Representação e Persuasão.
spellingShingle Arquitectura e Moda. Prada: Espaço Híbrido entre Conforto e Consumo, Auto-Representação e Persuasão.
Abreu, Carolina Vieira de
Arquitetura de Retalho
Moda
Luxo
Terceiro Espaço
Retail Architecture
Fashion
Luxury
Third Space
title_short Arquitectura e Moda. Prada: Espaço Híbrido entre Conforto e Consumo, Auto-Representação e Persuasão.
title_full Arquitectura e Moda. Prada: Espaço Híbrido entre Conforto e Consumo, Auto-Representação e Persuasão.
title_fullStr Arquitectura e Moda. Prada: Espaço Híbrido entre Conforto e Consumo, Auto-Representação e Persuasão.
title_full_unstemmed Arquitectura e Moda. Prada: Espaço Híbrido entre Conforto e Consumo, Auto-Representação e Persuasão.
title_sort Arquitectura e Moda. Prada: Espaço Híbrido entre Conforto e Consumo, Auto-Representação e Persuasão.
author Abreu, Carolina Vieira de
author_facet Abreu, Carolina Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Carolina Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura de Retalho
Moda
Luxo
Terceiro Espaço
Retail Architecture
Fashion
Luxury
Third Space
topic Arquitetura de Retalho
Moda
Luxo
Terceiro Espaço
Retail Architecture
Fashion
Luxury
Third Space
description Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81528
http://hdl.handle.net/10316/81528
TID:202058417
url http://hdl.handle.net/10316/81528
identifier_str_mv TID:202058417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133929572139008