A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana José de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Ana Maria Rodrigues, Santo, Pedro Manuel do Espírito, Santos, Sara Cristina Valente dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9059
Resumo: A competitividade turística tem sido crescente nos últimos anos. Com a internet, que permite que os turistas pesquisem os seus destinos para férias autonomamente, a competitividade entre locais turísticos tem sido mais agressiva. Neste contexto, a comunicação dos territórios com o objetivo da sua promoção e divulgação das suas características diferenciadoras tem-se centrado na apresentação dos recursos de cada território aos turistas. As motivações que estão na base da escolha do destino turístico nem sempre são conhecidas e, por vezes negligenciadas no marketing turístico. Assim, esta investigação identifica motivações que influenciam a escolha de um destino e tem como objetivo explorar as suas consequências. Deste modo, através de uma amostra de turistas portugueses, foi testada, através de PLS (Partial Least Squares) a influência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos. Este estudo encontrou evidências para a comunicação dos destinos como referido nas conclusões apresentadas.
id RCAP_6926fea8df75fe27908bc2f2cd1c782c
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9059
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinosThe influence of tourists' motivations when visiting diferent destinations: evidence for destination communicationComunicaçãoTurismoDestinos turísticosMotivaçõesTuristasA competitividade turística tem sido crescente nos últimos anos. Com a internet, que permite que os turistas pesquisem os seus destinos para férias autonomamente, a competitividade entre locais turísticos tem sido mais agressiva. Neste contexto, a comunicação dos territórios com o objetivo da sua promoção e divulgação das suas características diferenciadoras tem-se centrado na apresentação dos recursos de cada território aos turistas. As motivações que estão na base da escolha do destino turístico nem sempre são conhecidas e, por vezes negligenciadas no marketing turístico. Assim, esta investigação identifica motivações que influenciam a escolha de um destino e tem como objetivo explorar as suas consequências. Deste modo, através de uma amostra de turistas portugueses, foi testada, através de PLS (Partial Least Squares) a influência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos. Este estudo encontrou evidências para a comunicação dos destinos como referido nas conclusões apresentadas.Universidade de AveiroIC-OnlineOliveira, Adriana José dePereira, Ana Maria RodriguesSanto, Pedro Manuel do EspíritoSantos, Sara Cristina Valente dos2023-12-11T13:19:37Z2023-03-232023-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9059porde Oliveira, A. J., Pereira, A. M. R., Augusto, L. P., do Espírito Santo, P. M., & dos Santos, S. C. V. (2023). A influência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 47-56. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31420https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.314201645-9261info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:44Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:37.168683Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos
The influence of tourists' motivations when visiting diferent destinations: evidence for destination communication
title A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos
spellingShingle A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos
Oliveira, Adriana José de
Comunicação
Turismo
Destinos turísticos
Motivações
Turistas
title_short A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos
title_full A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos
title_fullStr A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos
title_full_unstemmed A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos
title_sort A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos
author Oliveira, Adriana José de
author_facet Oliveira, Adriana José de
Pereira, Ana Maria Rodrigues
Santo, Pedro Manuel do Espírito
Santos, Sara Cristina Valente dos
author_role author
author2 Pereira, Ana Maria Rodrigues
Santo, Pedro Manuel do Espírito
Santos, Sara Cristina Valente dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana José de
Pereira, Ana Maria Rodrigues
Santo, Pedro Manuel do Espírito
Santos, Sara Cristina Valente dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Turismo
Destinos turísticos
Motivações
Turistas
topic Comunicação
Turismo
Destinos turísticos
Motivações
Turistas
description A competitividade turística tem sido crescente nos últimos anos. Com a internet, que permite que os turistas pesquisem os seus destinos para férias autonomamente, a competitividade entre locais turísticos tem sido mais agressiva. Neste contexto, a comunicação dos territórios com o objetivo da sua promoção e divulgação das suas características diferenciadoras tem-se centrado na apresentação dos recursos de cada território aos turistas. As motivações que estão na base da escolha do destino turístico nem sempre são conhecidas e, por vezes negligenciadas no marketing turístico. Assim, esta investigação identifica motivações que influenciam a escolha de um destino e tem como objetivo explorar as suas consequências. Deste modo, através de uma amostra de turistas portugueses, foi testada, através de PLS (Partial Least Squares) a influência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos. Este estudo encontrou evidências para a comunicação dos destinos como referido nas conclusões apresentadas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11T13:19:37Z
2023-03-23
2023-03-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9059
url http://hdl.handle.net/10400.8/9059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv de Oliveira, A. J., Pereira, A. M. R., Augusto, L. P., do Espírito Santo, P. M., & dos Santos, S. C. V. (2023). A influência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 47-56. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31420
https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31420
1645-9261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137007423717376