Perspetivas dos professores do ensino básico e secundário face ao desempenho da profissão: perplexidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Paula Cristina Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5228
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialidade Supervisão em Educação
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spelling Perspetivas dos professores do ensino básico e secundário face ao desempenho da profissão: perplexidades e desafiosPerceção da profissãoMudançaSatisfação profissionalInsatisfação profissionalFunções do professorCompetências do professorProfessional perceptionChangeFactors of professional satisfactionTeaching dutiesTeaching skillsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialidade Supervisão em EducaçãoConsiderando as constantes mudanças sociais e legislativas que a carreira docente tem vindo a sofrer ao longo dos anos, o professor é confrontado com uma série de novos desafios que vão muito além dos saberes inerentes à profissão. Para conseguirem ultrapassar estes desafios, os professores são obrigados a adquirir um conjunto de novas competências sociais e humanas, sem as quais se torna quase impossível o exercício da sua atividade, cada vez mais condicionada pelas mudanças do séc. XXI. Na mesma linha de raciocínio, os professores são convidados a desenvolver e a liderar um processo de transformação social (Carneiro, 2003). Tendo como referência a nova realidade da profissão docente, pareceu-nos importante conhecer as conceções atuais da profissão e identificar as fontes de satisfação e insatisfação dos professores. Para tal, o presente estudo, de natureza qualitativa, usou como técnica de recolha de dados a entrevista, realizada a seis professores, que lecionavam diferentes níveis e modalidades de ensino de uma escola em Lisboa. Através dos resultados obtidos é possível concluir que, de uma forma geral, os professores desta escola têm uma perceção atual negativa da profissão, decorrente das características de que ela se reveste. Entre outras, ela é uma profissão stressante e desvalorizada pela opinião pública e os professores estão desmotivados. Mas, apesar das dificuldades e contrariedades, mostram o apreço pela profissão e a intenção de nela permanecer. Relacionadas com esta perceção, os professores referem, como fontes de insatisfação, a desvalorização social da profissão, a falta de reconhecimento ou as dificuldades relacionadas com a gestão de opiniões e conflitos com colegas, as dificuldades na relação pedagógica e na relação com os encarregados de educação, entre outras. Quanto às fontes de satisfação, a maior está relacionada com os alunos, tal como as aprendizagens, as atividades extracurriculares ou o reencontro com antigos alunos.ABSTRACT Considering the constant social and legislative changes that the teaching career has suffered over the years, teachers are being confronted by new challenges which go far beyond traditional teaching procedures and expertise. In order to face up to these new challenges, nowadays, teachers are forced to acquire new social and psychological skills without which it seems almost impossible to carry out their professional duties, always conditioned by the twenty first century changes. Following this line of reasoning, teachers are invited to develop and lead the process of social transformation (Carneiro, 2003). With reference to the new reality of the teaching career, it seemed to us important to know the current conceptions of the profession and identify the sources of satisfaction and dissatisfaction of teachers. For this study, it was used a qualitative research method with a technique interview to six teachers, who taught different schooling levels and different teaching methods, in one school, in Lisbon. Through the results obtained it is possible to conclude that, generally speaking, teachers at this school have a current negative perception of their profession, due to its characteristics, such as, be a stressful and devaluated profession, or the sense of demotivation of teachers, among others. But, despite the difficulties and setbacks, they show appreciation for the profession and the intention to remain teaching. Regarding this perception, teachers refer to, as sources of dissatisfaction, the social devaluation of the profession, the lack of recognition or the difficulties related to the management of opinions and conflicts with colleagues, the difficulties in teaching, relationship in the classroom and, also, the relationship with parents, among others. As to the sources of satisfaction, the most significant is related to students, such as the process of learning, extracurricular activities or gathering with former students.Madureira, IsabelRCIPLAlves, Paula Cristina Costa2015-09-30T10:29:00Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5228TID:201330946porAlves, P. C. (2015). Perspetivas dos professores do ensino básico e secundário face ao desempenho da profissão: perplexidades e desafios [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:31.968788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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