Uma outra ameaça fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/59350 |
Resumo: | As prequelas de Star Wars (1999-2005) são, ainda hoje, obras controversas entre os fãs desta narrativa transmediática. O documentário The Prequels Strike Back (2016) procurou compreender a insatisfação de parte destes públicos, mas também a recepção daqueles que, tendo apreciado a segunda trilogia da saga, se viram inseridos numa cultura de antagonismo aos filmes. Neste artigo apresenta-se uma análise do documentário, centrando-se no modo como a recepção das prequelas foi retratada. O modelo de cooperação textual de Umberto Eco e os conceitos de cultura de convergência e narrativas transmediáticas de Henry Jenkins foram as principais referências usadas na análise. Concluiu-se que apesar de abordar pertinentemente os diferentes elementos constitutivos da proposta do autor italiano, o documentário ignorou uma dimensão crucial para a compreensão da recepção dos públicos de Star Wars: a natureza transmediática de uma saga que não esteve suspensa entre o final da trilogia original e o lançamento das prequelas. |
id |
RCAP_f63f85667ca028444e69d5ce45f57990 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59350 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma outra ameaça fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike BackAnother phantom menace: the relation established by author, contents and audiences in The Prequels Strike BackCooperação textualCultura de convergênciaNarrativas transmediáticasStar WarsUmberto EcoTextual cooperationConvergence cultureTransmedia storytellingCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs prequelas de Star Wars (1999-2005) são, ainda hoje, obras controversas entre os fãs desta narrativa transmediática. O documentário The Prequels Strike Back (2016) procurou compreender a insatisfação de parte destes públicos, mas também a recepção daqueles que, tendo apreciado a segunda trilogia da saga, se viram inseridos numa cultura de antagonismo aos filmes. Neste artigo apresenta-se uma análise do documentário, centrando-se no modo como a recepção das prequelas foi retratada. O modelo de cooperação textual de Umberto Eco e os conceitos de cultura de convergência e narrativas transmediáticas de Henry Jenkins foram as principais referências usadas na análise. Concluiu-se que apesar de abordar pertinentemente os diferentes elementos constitutivos da proposta do autor italiano, o documentário ignorou uma dimensão crucial para a compreensão da recepção dos públicos de Star Wars: a natureza transmediática de uma saga que não esteve suspensa entre o final da trilogia original e o lançamento das prequelas.Star Wars Prequels (1999-2005) are still controversial amidst the fans of this transmedia narrative. The documentary The Prequels Strike Back (2016) sought to understand the frustration of the unhappy part of the audience. It also approached the reception of those who, despite enjoying the second trilogy of the saga, were surrounded by an antagonistic culture towards the prequels. This article develops an analysis of the documentary, focusing on how the prequels' reception was presented. It has Umberto Eco's textual cooperation model and Henry Jenkins’ convergence culture and transmedia storytelling concepts as the main analytical references. The article argues that, despite presenting relevant features of Eco's model, the documentary neglects a crucial dimension for understanding the Star Wars audiences' reception: the transmedia nature of a saga that wasn't on hold between the original and the prequel trilogies.Este trabalho foi realizado no âmbito do projecto de doutoramento em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia através da bolsa com a referência SFRH/BD/124039/2016.info:eu-repo/semantics/publishedVersionObservatório da Comunicação (OberCom)Universidade do MinhoMoura, Pedro Filipe Ribeiro de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59350porMoura, P. (2019). Uma outra Ameaça Fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back. Observatorio, 13(1), 122-136. DOI: 10.15847/obsOBS13120191308.1646-595410.15847/obsOBS13120191308http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1308info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:02.456010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma outra ameaça fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back Another phantom menace: the relation established by author, contents and audiences in The Prequels Strike Back |
title |
Uma outra ameaça fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back |
spellingShingle |
Uma outra ameaça fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back Moura, Pedro Filipe Ribeiro de Cooperação textual Cultura de convergência Narrativas transmediáticas Star Wars Umberto Eco Textual cooperation Convergence culture Transmedia storytelling Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Uma outra ameaça fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back |
title_full |
Uma outra ameaça fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back |
title_fullStr |
Uma outra ameaça fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back |
title_full_unstemmed |
Uma outra ameaça fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back |
title_sort |
Uma outra ameaça fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back |
author |
Moura, Pedro Filipe Ribeiro de |
author_facet |
Moura, Pedro Filipe Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Pedro Filipe Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação textual Cultura de convergência Narrativas transmediáticas Star Wars Umberto Eco Textual cooperation Convergence culture Transmedia storytelling Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Cooperação textual Cultura de convergência Narrativas transmediáticas Star Wars Umberto Eco Textual cooperation Convergence culture Transmedia storytelling Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
As prequelas de Star Wars (1999-2005) são, ainda hoje, obras controversas entre os fãs desta narrativa transmediática. O documentário The Prequels Strike Back (2016) procurou compreender a insatisfação de parte destes públicos, mas também a recepção daqueles que, tendo apreciado a segunda trilogia da saga, se viram inseridos numa cultura de antagonismo aos filmes. Neste artigo apresenta-se uma análise do documentário, centrando-se no modo como a recepção das prequelas foi retratada. O modelo de cooperação textual de Umberto Eco e os conceitos de cultura de convergência e narrativas transmediáticas de Henry Jenkins foram as principais referências usadas na análise. Concluiu-se que apesar de abordar pertinentemente os diferentes elementos constitutivos da proposta do autor italiano, o documentário ignorou uma dimensão crucial para a compreensão da recepção dos públicos de Star Wars: a natureza transmediática de uma saga que não esteve suspensa entre o final da trilogia original e o lançamento das prequelas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/59350 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/59350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moura, P. (2019). Uma outra Ameaça Fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back. Observatorio, 13(1), 122-136. DOI: 10.15847/obsOBS13120191308. 1646-5954 10.15847/obsOBS13120191308 http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Observatório da Comunicação (OberCom) |
publisher.none.fl_str_mv |
Observatório da Comunicação (OberCom) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132240877191168 |