Os estudos no meio e o processo de ensino e aprendizagem da produção textual no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Joana Carolina Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2965
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_f64d1a6b55eaf288a7ce084c494154ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2965
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os estudos no meio e o processo de ensino e aprendizagem da produção textual no 1º ciclo do ensino básicoProdução textualGénero textualRelatoVisita de estudoText productionTextual genderReportingField tripDomínio/Área Científica::Ciências SociaisRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Este apresenta o trabalho realizado no decorrer da Prática Supervisionada e a investigação desenvolvida no desenrolar da mesma. A Prática Supervisionada é um tempo em que se experimenta, se procuram estratégias, métodos e materiais com os quais aprendemos e nos desenvolvemos como professores, ou seja, é um primeiro contacto com uma turma, com tudo o que acarreta e procurar evoluir como futuros profissionais da educação, aprender como se orienta uma turma e o seu processo de ensino e aprendizagem num contexto real. Deste modo unir a vertente teórica à prática é fundamental para entender a investigação. A investigação realizada no desenvolvimento da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico procurou melhorar a produção de textos do tipo narrativo, género relato num 4º ano do referido Ciclo. Esta intervenção ocorre em três momentos distintos (pré-teste, teste e pós-teste) na qual são identificados os problemas na produção textual dos alunos e se cria uma sequência didática em se ensina a produzir um relato tendo por base uma visita de estudo ao meio local. Desta forma o estudo está ligado à área curricular de Português e Estudo do Meio e desenvolve-se de forma a entender o contributo das visitas de estudo na produção textual – relato. Na investigação, decidimos recorrer ao estudo de caso de carácter qualitativo em que o caso é a turma na qual foi desenvolvida a investigação. No decorrer deste estudo, foram aplicados três ciclos de escrita completos, em três momentos distintos. As técnicas e os instrumentos de recolha de dados em que nos baseamos foram a observação participante, pesquisa e notas de campo e produções textuais dos alunos. Os participantes são os alunos da turma em que é desenvolvida a Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados do estudo apresentado neste relatório de estágio revelam que uma visita ao estudo ao meio local proporciona níveis de escrita de qualidade e a utilização dos processos de escrita com repercussões positivas.Abstract - This Training Report was prepared as part of compliance with the requirements for the development and completion of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of Castelo Branco College of Education. This presents the work developed during the Supervised Practice and research developed in the course of it. The Supervised Practice is a time when one experiences looking strategies, methods and materials with which we learn and develop as teachers, that is, a first contact to follow a class, with all that entails and look evolve us as future professionals of education and learning as a group and directs the process of teaching and learning in a real context. Thus join the theoretical to the practical aspect is fundamental to understanding the investigation. The research conducted in developing the Supervised Practice in the 1st Cycle of Basic Education that sought to improve the production of the narrative type texts, gender reporting in the 4th year of that Cycle. This intervention takes place at three different times (pre-test, test and post-test) in which problems are identified in the text production students and creates a didactic sequence in which it is taught to produce a report based on a study visit the local environment. Thus, the study is linked to the curriculum area of Portuguese and Environmental Studies and develops in order to understand the contribution of the study visits in the textual production - report. In this study we decided to resort to the case study with qualitative character in the case is the class in which the research was developed. During this study were applied three cycles of complete written in three different moments. The techniques and data collection instruments that we rely were participant observation, research and field notes and textual productions of the students. Participants are students of the class in which it is developed the Supervised Practice 1st Cycle of Basic Education. The results of the study presented in this internship report reveal that a visit to study the local environment provides quality writing levels and the use of writing processes with positive repercussions.Pais, António PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilvestre, Joana Carolina Dias2015-09-14T16:22:16Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2965TID:201043629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:14Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:10.617496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os estudos no meio e o processo de ensino e aprendizagem da produção textual no 1º ciclo do ensino básico
title Os estudos no meio e o processo de ensino e aprendizagem da produção textual no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Os estudos no meio e o processo de ensino e aprendizagem da produção textual no 1º ciclo do ensino básico
Silvestre, Joana Carolina Dias
Produção textual
Género textual
Relato
Visita de estudo
Text production
Textual gender
Reporting
Field trip
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Os estudos no meio e o processo de ensino e aprendizagem da produção textual no 1º ciclo do ensino básico
title_full Os estudos no meio e o processo de ensino e aprendizagem da produção textual no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Os estudos no meio e o processo de ensino e aprendizagem da produção textual no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Os estudos no meio e o processo de ensino e aprendizagem da produção textual no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Os estudos no meio e o processo de ensino e aprendizagem da produção textual no 1º ciclo do ensino básico
author Silvestre, Joana Carolina Dias
author_facet Silvestre, Joana Carolina Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pais, António Pereira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Joana Carolina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Produção textual
Género textual
Relato
Visita de estudo
Text production
Textual gender
Reporting
Field trip
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Produção textual
Género textual
Relato
Visita de estudo
Text production
Textual gender
Reporting
Field trip
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-14T16:22:16Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2965
TID:201043629
url http://hdl.handle.net/10400.11/2965
identifier_str_mv TID:201043629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130803883474944