“Formar-se” Pedagogo(a): Uma Experiência Profissional Não Formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daroz,Marlene
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hickmann,Adolfo A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500228
Resumo: Resumo Formar-se é um caminho com várias etapas, num exercício permanente. O presente estudo foca-se na formação do pedagogo dentro da profissão, em contexto não formal. O objetivo é apresentar reflexões a partir de experiências da profissão em uma Organização da Sociedade Civil que atende crianças e adolescentes socialmente vulneráveis, em Curitiba, Brasil. Um dos autores é a interlocutora das reflexões que foram fundamentadas nas produções de António Nóvoa (2006, 2009, 2017). A análise teve como base registros de um diário de trabalho. Os resultados indicam a necessidade de formação diferenciada do pedagogo para atuar em espaços não formais. A universidade precisa olhar para além dos seus muros e compreender o seu verdadeiro papel social. Com a experiência não formal, confirma-se que a verdadeira formação se aprende dentro da profissão, na interação com os sujeitos aprendentes.
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