Tessituras da identidade e do coordenador pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/10 |
Resumo: | O presente artigo é uma pesquisa de cunho bibliográfico e entrevista qualitativa realizada a partir da curiosidade sobre a forma como está sendo constituída a identidade do coordenador pedagógico, levando em consideração o fato da identidade ser provisória e temporária. Inicialmente, apresento a experiência como fonte de aprendizagem e de que forma as experiências e as marcas da trajetória profissional são bases para coordenação. Em seguida, apresento em forma de mapa conceitual a função, atribuições e necessidades da coordenação pedagógica com uma análise interpretativa. O último passo é elaborado a partir do estudo sobre a identidade docente, os atravessamentos entre a identidade docente e a do coordenador pedagógico, bem como a apresentação dos elementos que dentro da profissionalidade estruturam a identidade do coordenador, trazendo assim quais foram os elementos construídos a partir dessa pesquisa que constituem a profissionalidade do coordenador pedagógico. |
id |
IVOTI-1_d57e9fcb2b16f274c3556be5406a23ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tessituras da identidade e do coordenador pedagógicoCoordenação pedagógicaEducaçãoIdentidade profissionalProfissãoO presente artigo é uma pesquisa de cunho bibliográfico e entrevista qualitativa realizada a partir da curiosidade sobre a forma como está sendo constituída a identidade do coordenador pedagógico, levando em consideração o fato da identidade ser provisória e temporária. Inicialmente, apresento a experiência como fonte de aprendizagem e de que forma as experiências e as marcas da trajetória profissional são bases para coordenação. Em seguida, apresento em forma de mapa conceitual a função, atribuições e necessidades da coordenação pedagógica com uma análise interpretativa. O último passo é elaborado a partir do estudo sobre a identidade docente, os atravessamentos entre a identidade docente e a do coordenador pedagógico, bem como a apresentação dos elementos que dentro da profissionalidade estruturam a identidade do coordenador, trazendo assim quais foram os elementos construídos a partir dessa pesquisa que constituem a profissionalidade do coordenador pedagógico.Faculdade Instituto Ivoti2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/1010.55602/rlic.v1i1.11Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 56-632525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/10/7Copyright (c) 2013 Tatiana Machado Dorneleshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDorneles, Tatiana Machado2024-06-06T20:50:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:14Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tessituras da identidade e do coordenador pedagógico |
title |
Tessituras da identidade e do coordenador pedagógico |
spellingShingle |
Tessituras da identidade e do coordenador pedagógico Dorneles, Tatiana Machado Coordenação pedagógica Educação Identidade profissional Profissão |
title_short |
Tessituras da identidade e do coordenador pedagógico |
title_full |
Tessituras da identidade e do coordenador pedagógico |
title_fullStr |
Tessituras da identidade e do coordenador pedagógico |
title_full_unstemmed |
Tessituras da identidade e do coordenador pedagógico |
title_sort |
Tessituras da identidade e do coordenador pedagógico |
author |
Dorneles, Tatiana Machado |
author_facet |
Dorneles, Tatiana Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorneles, Tatiana Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenação pedagógica Educação Identidade profissional Profissão |
topic |
Coordenação pedagógica Educação Identidade profissional Profissão |
description |
O presente artigo é uma pesquisa de cunho bibliográfico e entrevista qualitativa realizada a partir da curiosidade sobre a forma como está sendo constituída a identidade do coordenador pedagógico, levando em consideração o fato da identidade ser provisória e temporária. Inicialmente, apresento a experiência como fonte de aprendizagem e de que forma as experiências e as marcas da trajetória profissional são bases para coordenação. Em seguida, apresento em forma de mapa conceitual a função, atribuições e necessidades da coordenação pedagógica com uma análise interpretativa. O último passo é elaborado a partir do estudo sobre a identidade docente, os atravessamentos entre a identidade docente e a do coordenador pedagógico, bem como a apresentação dos elementos que dentro da profissionalidade estruturam a identidade do coordenador, trazendo assim quais foram os elementos construídos a partir dessa pesquisa que constituem a profissionalidade do coordenador pedagógico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/10 10.55602/rlic.v1i1.11 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/10 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v1i1.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/10/7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Tatiana Machado Dorneles https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Tatiana Machado Dorneles https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 56-63 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358766055424 |