A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.27-41 |
Resumo: | A residência médica é a especialização por excelência na formação médica, e um sistema de avaliação bem elaborado é ferramenta efetiva para garantir a qualificação do futuro especialista. Analisar o sistema de avaliação do médico residente em pediatria de um hospital universitário, com o intuito de promover formação docente em métodos avaliativos. Envolve pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) realizada com docentes/preceptores da residência médica em pediatria num hospital universitário. As etapas consistiram em: aplicação de questionário semiestruturado sobre os métodos utilizados para avaliar os residentes; realização de workshop sobre avaliação de habilidades clínicas e feedback; aplicação de outro questionário baseado no nível 1 do método Kirkpatrick. A análise dos dados consistiu em estatística simples e análise de conteúdo. Nenhum dos docentes/preceptores utiliza uma avaliação sistematizada de habilidades clínicas, psicomotoras ou afetivas do médico residente. Para tornar o sistema avaliativo mais sólido, é necessária a oferta continuada de treinamento, e, nesse sentido, a pesquisa-ação educacional mostrou-se uma importante contribuição. Instituir a avaliação sistematizada com feedback possibilita identificar e corrigir eventuais desajustes nas habilidades do residente. Adicionalmente, faz-se necessário conscientizar os preceptores do seu papel como formadores/avaliadores. |
id |
RCAP_f680fe6d4d9b84df121891a8011181a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/69 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residenteEducational action research in teacher development in assessment methods for resident physiciansResidência Médica; Feedback; Preceptores; Avaliação de Desempenho; Desenvolvimento Docente; Educação Médica.Medical Residency; Feedback; Preceptors; Performance Evaluation; Teacher Development; Medical EducationA residência médica é a especialização por excelência na formação médica, e um sistema de avaliação bem elaborado é ferramenta efetiva para garantir a qualificação do futuro especialista. Analisar o sistema de avaliação do médico residente em pediatria de um hospital universitário, com o intuito de promover formação docente em métodos avaliativos. Envolve pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) realizada com docentes/preceptores da residência médica em pediatria num hospital universitário. As etapas consistiram em: aplicação de questionário semiestruturado sobre os métodos utilizados para avaliar os residentes; realização de workshop sobre avaliação de habilidades clínicas e feedback; aplicação de outro questionário baseado no nível 1 do método Kirkpatrick. A análise dos dados consistiu em estatística simples e análise de conteúdo. Nenhum dos docentes/preceptores utiliza uma avaliação sistematizada de habilidades clínicas, psicomotoras ou afetivas do médico residente. Para tornar o sistema avaliativo mais sólido, é necessária a oferta continuada de treinamento, e, nesse sentido, a pesquisa-ação educacional mostrou-se uma importante contribuição. Instituir a avaliação sistematizada com feedback possibilita identificar e corrigir eventuais desajustes nas habilidades do residente. Adicionalmente, faz-se necessário conscientizar os preceptores do seu papel como formadores/avaliadores.The medical residency is the gold standard specialization in medical training and a well-prepared assessment system is an effective tool to guarantee their qualification. Analyze the assessment system for pediatric residents at a university hospital, in order to promote teacher training in assessment methods. Involves educational action research (teaching-research), carried out with teachers and preceptors of the pediatric medical residency at a university hospital. The steps consisted of applying a semi-structured questionnaire on the assessment methods used with the resident physician; a workshop on clinical skills assessment and feedback; application of another questionnaire based on level 1 of the Kirkpatrick method. Data analysis consisted of simple statistics and content analysis. None of the teachers/preceptors use systematic assessment of the resident physician's clinical, psychomotor or affective skills. In order to make the evaluation system more solid, it is necessary to offer continuous training and, in this sense, educational action research has shown to contribute to this process. Instituting systematic assessment with feedback, makes it possible to identify and to correct any mismatches in the resident physician's skills. It is necessary to make preceptors aware of the importance of their role as a trainer and evaluator.Ludomedia2020-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.27-41https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.27-41New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 27-41New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 27-41New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 27-412184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/69https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/69/63Bruna de Sá Duarte AutoMaria Viviane Lisboa de VasconcelosAna Lydia Vasco de Albuquerque PeixotoMaria de Lourdes Fonseca Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:09Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/69Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:55.828061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente Educational action research in teacher development in assessment methods for resident physicians |
title |
A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente |
spellingShingle |
A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente Bruna de Sá Duarte Auto Residência Médica; Feedback; Preceptores; Avaliação de Desempenho; Desenvolvimento Docente; Educação Médica. Medical Residency; Feedback; Preceptors; Performance Evaluation; Teacher Development; Medical Education |
title_short |
A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente |
title_full |
A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente |
title_fullStr |
A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente |
title_full_unstemmed |
A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente |
title_sort |
A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente |
author |
Bruna de Sá Duarte Auto |
author_facet |
Bruna de Sá Duarte Auto Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto Maria de Lourdes Fonseca Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto Maria de Lourdes Fonseca Vieira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruna de Sá Duarte Auto Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto Maria de Lourdes Fonseca Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência Médica; Feedback; Preceptores; Avaliação de Desempenho; Desenvolvimento Docente; Educação Médica. Medical Residency; Feedback; Preceptors; Performance Evaluation; Teacher Development; Medical Education |
topic |
Residência Médica; Feedback; Preceptores; Avaliação de Desempenho; Desenvolvimento Docente; Educação Médica. Medical Residency; Feedback; Preceptors; Performance Evaluation; Teacher Development; Medical Education |
description |
A residência médica é a especialização por excelência na formação médica, e um sistema de avaliação bem elaborado é ferramenta efetiva para garantir a qualificação do futuro especialista. Analisar o sistema de avaliação do médico residente em pediatria de um hospital universitário, com o intuito de promover formação docente em métodos avaliativos. Envolve pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) realizada com docentes/preceptores da residência médica em pediatria num hospital universitário. As etapas consistiram em: aplicação de questionário semiestruturado sobre os métodos utilizados para avaliar os residentes; realização de workshop sobre avaliação de habilidades clínicas e feedback; aplicação de outro questionário baseado no nível 1 do método Kirkpatrick. A análise dos dados consistiu em estatística simples e análise de conteúdo. Nenhum dos docentes/preceptores utiliza uma avaliação sistematizada de habilidades clínicas, psicomotoras ou afetivas do médico residente. Para tornar o sistema avaliativo mais sólido, é necessária a oferta continuada de treinamento, e, nesse sentido, a pesquisa-ação educacional mostrou-se uma importante contribuição. Instituir a avaliação sistematizada com feedback possibilita identificar e corrigir eventuais desajustes nas habilidades do residente. Adicionalmente, faz-se necessário conscientizar os preceptores do seu papel como formadores/avaliadores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.27-41 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.27-41 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.27-41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/69 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/69/63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 27-41 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 27-41 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 27-41 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130346339434496 |