A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruna de Sá Duarte Auto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos, Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, Maria de Lourdes Fonseca Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.27-41
Resumo: A residência médica é a especialização por excelência na formação médica, e um sistema de avaliação bem elaborado é ferramenta efetiva para garantir a qualificação do futuro especialista. Analisar o sistema de avaliação do médico residente em pediatria de um hospital universitário, com o intuito de promover formação docente em métodos avaliativos. Envolve pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) realizada com docentes/preceptores da residência médica em pediatria num hospital universitário. As etapas consistiram em: aplicação de questionário semiestruturado sobre os métodos utilizados para avaliar os residentes; realização de workshop sobre avaliação de habilidades clínicas e feedback; aplicação de outro questionário baseado no nível 1 do método Kirkpatrick. A análise dos dados consistiu em estatística simples e análise de conteúdo. Nenhum dos docentes/preceptores utiliza uma avaliação sistematizada de habilidades clínicas, psicomotoras ou afetivas do médico residente. Para tornar o sistema avaliativo mais sólido, é necessária a oferta continuada de treinamento, e, nesse sentido, a pesquisa-ação educacional mostrou-se uma importante contribuição. Instituir a avaliação sistematizada com feedback possibilita identificar e corrigir eventuais desajustes nas habilidades do residente. Adicionalmente, faz-se necessário conscientizar os preceptores do seu papel como formadores/avaliadores.
id RCAP_f680fe6d4d9b84df121891a8011181a0
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/69
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residenteEducational action research in teacher development in assessment methods for resident physiciansResidência Médica; Feedback; Preceptores; Avaliação de Desempenho; Desenvolvimento Docente; Educação Médica.Medical Residency; Feedback; Preceptors; Performance Evaluation; Teacher Development; Medical EducationA residência médica é a especialização por excelência na formação médica, e um sistema de avaliação bem elaborado é ferramenta efetiva para garantir a qualificação do futuro especialista. Analisar o sistema de avaliação do médico residente em pediatria de um hospital universitário, com o intuito de promover formação docente em métodos avaliativos. Envolve pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) realizada com docentes/preceptores da residência médica em pediatria num hospital universitário. As etapas consistiram em: aplicação de questionário semiestruturado sobre os métodos utilizados para avaliar os residentes; realização de workshop sobre avaliação de habilidades clínicas e feedback; aplicação de outro questionário baseado no nível 1 do método Kirkpatrick. A análise dos dados consistiu em estatística simples e análise de conteúdo. Nenhum dos docentes/preceptores utiliza uma avaliação sistematizada de habilidades clínicas, psicomotoras ou afetivas do médico residente. Para tornar o sistema avaliativo mais sólido, é necessária a oferta continuada de treinamento, e, nesse sentido, a pesquisa-ação educacional mostrou-se uma importante contribuição. Instituir a avaliação sistematizada com feedback possibilita identificar e corrigir eventuais desajustes nas habilidades do residente. Adicionalmente, faz-se necessário conscientizar os preceptores do seu papel como formadores/avaliadores.The medical residency is the gold standard specialization in medical training and a well-prepared assessment system is an effective tool to guarantee their qualification. Analyze the assessment system for pediatric residents at a university hospital, in order to promote teacher training in assessment methods. Involves educational action research (teaching-research), carried out with teachers and preceptors of the pediatric medical residency at a university hospital. The steps consisted of applying a semi-structured questionnaire on the assessment methods used with the resident physician; a workshop on clinical skills assessment and feedback; application of another questionnaire based on level 1 of the Kirkpatrick method. Data analysis consisted of simple statistics and content analysis. None of the teachers/preceptors use systematic assessment of the resident physician's clinical, psychomotor or affective skills. In order to make the evaluation system more solid, it is necessary to offer continuous training and, in this sense, educational action research has shown to contribute to this process. Instituting systematic assessment with feedback, makes it possible to identify and to correct any mismatches in the resident physician's skills. It is necessary to make preceptors aware of the importance of their role as a trainer and evaluator.Ludomedia2020-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.27-41https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.27-41New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 27-41New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 27-41New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 27-412184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/69https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/69/63Bruna de Sá Duarte AutoMaria Viviane Lisboa de VasconcelosAna Lydia Vasco de Albuquerque PeixotoMaria de Lourdes Fonseca Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:09Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/69Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:55.828061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente
Educational action research in teacher development in assessment methods for resident physicians
title A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente
spellingShingle A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente
Bruna de Sá Duarte Auto
Residência Médica; Feedback; Preceptores; Avaliação de Desempenho; Desenvolvimento Docente; Educação Médica.
Medical Residency; Feedback; Preceptors; Performance Evaluation; Teacher Development; Medical Education
title_short A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente
title_full A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente
title_fullStr A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente
title_full_unstemmed A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente
title_sort A pesquisa-ação educacional no desenvolvimento docente em métodos avaliativos para o médico residente
author Bruna de Sá Duarte Auto
author_facet Bruna de Sá Duarte Auto
Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos
Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
Maria de Lourdes Fonseca Vieira
author_role author
author2 Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos
Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
Maria de Lourdes Fonseca Vieira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruna de Sá Duarte Auto
Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos
Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
Maria de Lourdes Fonseca Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Médica; Feedback; Preceptores; Avaliação de Desempenho; Desenvolvimento Docente; Educação Médica.
Medical Residency; Feedback; Preceptors; Performance Evaluation; Teacher Development; Medical Education
topic Residência Médica; Feedback; Preceptores; Avaliação de Desempenho; Desenvolvimento Docente; Educação Médica.
Medical Residency; Feedback; Preceptors; Performance Evaluation; Teacher Development; Medical Education
description A residência médica é a especialização por excelência na formação médica, e um sistema de avaliação bem elaborado é ferramenta efetiva para garantir a qualificação do futuro especialista. Analisar o sistema de avaliação do médico residente em pediatria de um hospital universitário, com o intuito de promover formação docente em métodos avaliativos. Envolve pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) realizada com docentes/preceptores da residência médica em pediatria num hospital universitário. As etapas consistiram em: aplicação de questionário semiestruturado sobre os métodos utilizados para avaliar os residentes; realização de workshop sobre avaliação de habilidades clínicas e feedback; aplicação de outro questionário baseado no nível 1 do método Kirkpatrick. A análise dos dados consistiu em estatística simples e análise de conteúdo. Nenhum dos docentes/preceptores utiliza uma avaliação sistematizada de habilidades clínicas, psicomotoras ou afetivas do médico residente. Para tornar o sistema avaliativo mais sólido, é necessária a oferta continuada de treinamento, e, nesse sentido, a pesquisa-ação educacional mostrou-se uma importante contribuição. Instituir a avaliação sistematizada com feedback possibilita identificar e corrigir eventuais desajustes nas habilidades do residente. Adicionalmente, faz-se necessário conscientizar os preceptores do seu papel como formadores/avaliadores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.27-41
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.27-41
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.27-41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/69
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/69/63
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 27-41
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 27-41
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 27-41
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346339434496