Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Michelle Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30670
Resumo: Introdução: O preceptor possui papel extremamente importante na Residência médica, porque realiza o ensino no treinamento em serviço. Porém, em geral não há experiências de capacitação pedagógica. A preceptoria em saúde é uma prática pedagógica que ocorre no ambiente de trabalho conduzida por profissionais da assistência, com cargo de professor ou não, onde a grande maioria desses atua de forma intuitiva, reproduzindo sua própria formação, confundindo transmissão de informação com ensino. A formação de preceptores com competência para transmitir conhecimentos de forma eficaz e em curto espaço de tempo tem sido um desafio, especialmente em setores de urgência e emergência. Objetivo: Capacitar preceptores que atuam no setor de urgência da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) com o método preceptoria em um minuto - One Minute Preceptor (OMP) e com isso contribuir para uma melhora na formação do residente, tornando-o um sujeito ativo no seu processo de aprendizagem. Metodologia: Tratou-se de estudo com delineamento transversal intervencional, de abordagem quantitativa, realizado com preceptores e médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia da MEJC. Três etapas foram realizadas: questionário pré-intervenção com residentes, planejamento e execução de um curso de capacitação pedagógica para os preceptores envolvendo uma aula expositiva dialogada sobre OMP e finalizando com dramatização. Após um mês os residentes responderam outro questionário sobre a aplicação e vantagens do método. Resultados: Na avaliação de ensino dos residentes pré-intervenção, os resultados mostraram que 91,7% concordam que existem divergências quanto a metodologia de ensino entre preceptores. Após a capacitação todos os preceptores concordaram que o método envolve o aluno no processo de tomada de decisão e que aplicariam o método na sua rotina de plantão. Os resultados pós intervenção mostraram que 95,8% concordam que OMP é mais atrativo que os métodos de ensino tradicionais. Houve, para 70,9% dos residentes, uma percepção demelhora da aprendizagem e, além disso, observou-se uma mudança significativa do recebimento de feedback antes e após a implantação do método de 20,8% para 66,7%. Conclusão: O método OMP mostrou-se eficiente no fornecimento de feedback adequado aos residentes no setor de urgência da MEJC
id UFRN_c2f64396bc280d38d6619c268145863f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30670
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Machado, Michelle AraújoVilar, Maria Jose PereiraPeixoto, Raquel Autran CoelhoMedeiros, Elaine Lira2020-11-25T20:46:30Z2020-11-25T20:46:30Z2020-09-18MACHADO, Michelle Araújo. Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes. 2020. 52f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30670Introdução: O preceptor possui papel extremamente importante na Residência médica, porque realiza o ensino no treinamento em serviço. Porém, em geral não há experiências de capacitação pedagógica. A preceptoria em saúde é uma prática pedagógica que ocorre no ambiente de trabalho conduzida por profissionais da assistência, com cargo de professor ou não, onde a grande maioria desses atua de forma intuitiva, reproduzindo sua própria formação, confundindo transmissão de informação com ensino. A formação de preceptores com competência para transmitir conhecimentos de forma eficaz e em curto espaço de tempo tem sido um desafio, especialmente em setores de urgência e emergência. Objetivo: Capacitar preceptores que atuam no setor de urgência da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) com o método preceptoria em um minuto - One Minute Preceptor (OMP) e com isso contribuir para uma melhora na formação do residente, tornando-o um sujeito ativo no seu processo de aprendizagem. Metodologia: Tratou-se de estudo com delineamento transversal intervencional, de abordagem quantitativa, realizado com preceptores e médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia da MEJC. Três etapas foram realizadas: questionário pré-intervenção com residentes, planejamento e execução de um curso de capacitação pedagógica para os preceptores envolvendo uma aula expositiva dialogada sobre OMP e finalizando com dramatização. Após um mês os residentes responderam outro questionário sobre a aplicação e vantagens do método. Resultados: Na avaliação de ensino dos residentes pré-intervenção, os resultados mostraram que 91,7% concordam que existem divergências quanto a metodologia de ensino entre preceptores. Após a capacitação todos os preceptores concordaram que o método envolve o aluno no processo de tomada de decisão e que aplicariam o método na sua rotina de plantão. Os resultados pós intervenção mostraram que 95,8% concordam que OMP é mais atrativo que os métodos de ensino tradicionais. Houve, para 70,9% dos residentes, uma percepção demelhora da aprendizagem e, além disso, observou-se uma mudança significativa do recebimento de feedback antes e após a implantação do método de 20,8% para 66,7%. Conclusão: O método OMP mostrou-se eficiente no fornecimento de feedback adequado aos residentes no setor de urgência da MEJCIntroduction:The preceptor has an extremely important role in the training of residents, because he teaches in-service training. However, in general there are no pedagogical training experiences. Health preceptorship is a pedagogical practice that takes place in the work environment conducted by healthcare professionals, whether teaching or not, where the vast majority of them act intuitively, reproducing their own training, confusing information transmission with teaching. The training of preceptors with the competence to transmit knowledge effectively and in a short period of time has been a challenge, especially in the Urgency and Emergency sectors. Objective: To train preceptors who work in the urgency of Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) with the One Minute Preceptor (OMP) methodand thereby contribute to an improvement in the training of residents, making them an active subject in their learning process. Methodology:This was a cross-sectional study with a quantitative approach, carried out with preceptors and doctors resident in Gynecology and Obstetrics at the MEJC. Three stages were carried out: pre-intervention questionnaire with residents, planning and execution of a pedagogical training course for the preceptors involving an expository class dialogued about OMP and ending with simulations. After one month, residents answered another questionnaire about the impacts of the method. Results:In the teaching assessment of pre-intervention residents, the results showed that 91.7% agree that there are differences in the teaching methodology between preceptors. After the training, all preceptors agreed that the method involves the student in the decision-making process and that they would apply the method in their on-call routine. The post-intervention results showed that 95.8%of residentsagreedthat OMP is more attractive than traditional teaching methods. There was, for 70.9% of residents, a perception of improvement in learning and, in addition, there was a significant change in the receipt of feedback beforeand after the implementation of the method from 20.8% to 66.7%. Conclusion:There was a good acceptability of theOMP method by preceptors, who started to provide, on a regular basis, adequate feedback to residents in the MEJC emergency departmentUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilPreceptoriaCursos de capacitaçãoInternato e residênciaFeedback formativoEducação médicaPreceptorshipTraining coursesInternship and residencyFormative feedbackMedical educationPreceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMichelleAraujoMachado_DISSERT.pdfapplication/pdf1866162https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30670/1/MichelleAraujoMachado_DISSERT.pdfb0ecb491db477f2030df4a7f4cb2c073MD51TEXTMichelleAraujoMachado_DISSERT.pdf.txtMichelleAraujoMachado_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain73503https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30670/2/MichelleAraujoMachado_DISSERT.pdf.txtd491ad3a5c895ccf795323e369c0388fMD52THUMBNAILMichelleAraujoMachado_DISSERT.pdf.jpgMichelleAraujoMachado_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30670/3/MichelleAraujoMachado_DISSERT.pdf.jpgb44c4dc2641fcd36e6cda91f000cf3adMD53123456789/306702020-11-29 04:46:43.729oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30670Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes
title Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes
spellingShingle Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes
Machado, Michelle Araújo
Preceptoria
Cursos de capacitação
Internato e residência
Feedback formativo
Educação médica
Preceptorship
Training courses
Internship and residency
Formative feedback
Medical education
title_short Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes
title_full Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes
title_fullStr Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes
title_full_unstemmed Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes
title_sort Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes
author Machado, Michelle Araújo
author_facet Machado, Michelle Araújo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Vilar, Maria Jose Pereira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Peixoto, Raquel Autran Coelho
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Michelle Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Elaine Lira
contributor_str_mv Medeiros, Elaine Lira
dc.subject.por.fl_str_mv Preceptoria
Cursos de capacitação
Internato e residência
Feedback formativo
Educação médica
Preceptorship
Training courses
Internship and residency
Formative feedback
Medical education
topic Preceptoria
Cursos de capacitação
Internato e residência
Feedback formativo
Educação médica
Preceptorship
Training courses
Internship and residency
Formative feedback
Medical education
description Introdução: O preceptor possui papel extremamente importante na Residência médica, porque realiza o ensino no treinamento em serviço. Porém, em geral não há experiências de capacitação pedagógica. A preceptoria em saúde é uma prática pedagógica que ocorre no ambiente de trabalho conduzida por profissionais da assistência, com cargo de professor ou não, onde a grande maioria desses atua de forma intuitiva, reproduzindo sua própria formação, confundindo transmissão de informação com ensino. A formação de preceptores com competência para transmitir conhecimentos de forma eficaz e em curto espaço de tempo tem sido um desafio, especialmente em setores de urgência e emergência. Objetivo: Capacitar preceptores que atuam no setor de urgência da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) com o método preceptoria em um minuto - One Minute Preceptor (OMP) e com isso contribuir para uma melhora na formação do residente, tornando-o um sujeito ativo no seu processo de aprendizagem. Metodologia: Tratou-se de estudo com delineamento transversal intervencional, de abordagem quantitativa, realizado com preceptores e médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia da MEJC. Três etapas foram realizadas: questionário pré-intervenção com residentes, planejamento e execução de um curso de capacitação pedagógica para os preceptores envolvendo uma aula expositiva dialogada sobre OMP e finalizando com dramatização. Após um mês os residentes responderam outro questionário sobre a aplicação e vantagens do método. Resultados: Na avaliação de ensino dos residentes pré-intervenção, os resultados mostraram que 91,7% concordam que existem divergências quanto a metodologia de ensino entre preceptores. Após a capacitação todos os preceptores concordaram que o método envolve o aluno no processo de tomada de decisão e que aplicariam o método na sua rotina de plantão. Os resultados pós intervenção mostraram que 95,8% concordam que OMP é mais atrativo que os métodos de ensino tradicionais. Houve, para 70,9% dos residentes, uma percepção demelhora da aprendizagem e, além disso, observou-se uma mudança significativa do recebimento de feedback antes e após a implantação do método de 20,8% para 66,7%. Conclusão: O método OMP mostrou-se eficiente no fornecimento de feedback adequado aos residentes no setor de urgência da MEJC
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-25T20:46:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-25T20:46:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Michelle Araújo. Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes. 2020. 52f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30670
identifier_str_mv MACHADO, Michelle Araújo. Preceptoria em um minuto: capacitação dos preceptores de uma maternidade escola para a melhoria do ensino-aprendizagem dos residentes. 2020. 52f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30670/1/MichelleAraujoMachado_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30670/2/MichelleAraujoMachado_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30670/3/MichelleAraujoMachado_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0ecb491db477f2030df4a7f4cb2c073
d491ad3a5c895ccf795323e369c0388f
b44c4dc2641fcd36e6cda91f000cf3ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832993876836352