Violência Escopofílica e a apreciação Estética no Cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/143458 |
Resumo: | A presente dissertação parte do estudo da representação da violência na imagem cinematográfica, compreendida pela perspectiva do espectador. Ao refletir acerca de conceitos como a escopofilia e o prazer estético, a investigação busca compreender de que forma as pulsões do olhar podem ser exploradas a favor da contemplação da violência representada, assim como discutir quais ferramentas de linguagem cinematográfica contribuem para este exercício. Partindo da hipótese central de que a escopofilia e a linguagem podem ser usadas a favor da contemplação estética da violência, este trabalho propõe-se a desenvolver uma análise fílmica da obra Marighella (2021), de Wagner Moura, a fim de ilustrar a problemática levantada. Chamo de “violência escopofílica”, neste sentido, o ato de representar a violência, pressupondo que o realizador possui um dever moral para com a escolha da composição imagética. Ao assumir que a escopofilia possui um poder cognitivo de construção de subjetividade e a sétima arte possui camadas imersivas, proponho o pensamento de que a experiência visual da violência torna-se, também, uma experimentação sensorial. |
id |
RCAP_f683653d5cd22d6a2fc570c9e35bf494 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/143458 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Violência Escopofílica e a apreciação Estética no CinemaEscopofiliaViolênciaApreciação estéticaEspectadorScopophiliaViolenceAesthetic appreciationSpectatorshipDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação parte do estudo da representação da violência na imagem cinematográfica, compreendida pela perspectiva do espectador. Ao refletir acerca de conceitos como a escopofilia e o prazer estético, a investigação busca compreender de que forma as pulsões do olhar podem ser exploradas a favor da contemplação da violência representada, assim como discutir quais ferramentas de linguagem cinematográfica contribuem para este exercício. Partindo da hipótese central de que a escopofilia e a linguagem podem ser usadas a favor da contemplação estética da violência, este trabalho propõe-se a desenvolver uma análise fílmica da obra Marighella (2021), de Wagner Moura, a fim de ilustrar a problemática levantada. Chamo de “violência escopofílica”, neste sentido, o ato de representar a violência, pressupondo que o realizador possui um dever moral para com a escolha da composição imagética. Ao assumir que a escopofilia possui um poder cognitivo de construção de subjetividade e a sétima arte possui camadas imersivas, proponho o pensamento de que a experiência visual da violência torna-se, também, uma experimentação sensorial.This dissertation starts from the study of the representation of violence in the cinematographic imagery, understood from the spectator's perspective. By reflecting on concepts such as scopophilia and aesthetic appreciation, the investigation aims to understand how the impulses of the gaze can be explored in order to increase the contemplation of the imagetic violence, as well as depict which cinematographic language tools contribute to this exercise. Starting from the main hypothesis that scopophilia and cinematic language can be used in favor of the aesthetic contemplation of violence, this work aims to develop a filmic analysis of the work Marighella (2021), by Wagner Moura, to be able to illustrate the raised issue. In this sense, I call “scopophilic violence” the act of representing violence, assuming that the director has a moral duty on selecting the imagery composition. By assuming that scopophilia has a cognitive power to construct subjectivity, and the cinema has immersive capabilities, I propose the thought that the visual experience of violence also becomes a sensory experiment.Veríssimo, Maria Irene Ângelo AparícioRUNMarinho, Ana Clara Pietroski2022-09-05T10:28:07Z2022-07-142021-12-302022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/143458TID:203044223porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:21:46Zoai:run.unl.pt:10362/143458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:50:56.625843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência Escopofílica e a apreciação Estética no Cinema |
title |
Violência Escopofílica e a apreciação Estética no Cinema |
spellingShingle |
Violência Escopofílica e a apreciação Estética no Cinema Marinho, Ana Clara Pietroski Escopofilia Violência Apreciação estética Espectador Scopophilia Violence Aesthetic appreciation Spectatorship Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Violência Escopofílica e a apreciação Estética no Cinema |
title_full |
Violência Escopofílica e a apreciação Estética no Cinema |
title_fullStr |
Violência Escopofílica e a apreciação Estética no Cinema |
title_full_unstemmed |
Violência Escopofílica e a apreciação Estética no Cinema |
title_sort |
Violência Escopofílica e a apreciação Estética no Cinema |
author |
Marinho, Ana Clara Pietroski |
author_facet |
Marinho, Ana Clara Pietroski |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, Maria Irene Ângelo Aparício RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Ana Clara Pietroski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escopofilia Violência Apreciação estética Espectador Scopophilia Violence Aesthetic appreciation Spectatorship Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Escopofilia Violência Apreciação estética Espectador Scopophilia Violence Aesthetic appreciation Spectatorship Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
A presente dissertação parte do estudo da representação da violência na imagem cinematográfica, compreendida pela perspectiva do espectador. Ao refletir acerca de conceitos como a escopofilia e o prazer estético, a investigação busca compreender de que forma as pulsões do olhar podem ser exploradas a favor da contemplação da violência representada, assim como discutir quais ferramentas de linguagem cinematográfica contribuem para este exercício. Partindo da hipótese central de que a escopofilia e a linguagem podem ser usadas a favor da contemplação estética da violência, este trabalho propõe-se a desenvolver uma análise fílmica da obra Marighella (2021), de Wagner Moura, a fim de ilustrar a problemática levantada. Chamo de “violência escopofílica”, neste sentido, o ato de representar a violência, pressupondo que o realizador possui um dever moral para com a escolha da composição imagética. Ao assumir que a escopofilia possui um poder cognitivo de construção de subjetividade e a sétima arte possui camadas imersivas, proponho o pensamento de que a experiência visual da violência torna-se, também, uma experimentação sensorial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 2022-09-05T10:28:07Z 2022-07-14 2022-07-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/143458 TID:203044223 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/143458 |
identifier_str_mv |
TID:203044223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138104604360704 |