Literatura oral tradicional e literatura infanto-juvenil: Contributo da literatura oral tradicional transmontana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2556 |
Resumo: | A literatura oral tradicional nasceu há milénios, com a necessidade do homem compreender o mundo em seu redor e, simultaneamente, para ensinar aos mais jovens valores e regras de comportamento em comunidade. É por isso que, durante séculos, as composições populares eram a melhor forma de educação. E com o surgimento da escola, foi com naturalidade que tipologias ancestrais foram adaptadas especificamente à infância, estando na origem da literatura infanto-juvenil tal como a conhecemos. A ligação entre ambas é tão forte, que se mantém até hoje, com muitos autores a retomarem temas, espaços e fórmulas tradicionais, ora para segui-los, ora para reinventa-los ou satirizá-los.) Mas também é certo que, na actualidade, tudo o que se liga à tradição é desvalorizado pelas novas gerações, com um desenraizamento progressivo e assustador da nossa população. O cinema, a televisão e o computador substituíram o livro como companhia dos mais e menos jovens. E o resultado é uma dificuldade crescente em interpretar-se o que se lê, em gostar da literatura portuguesa e mundial. A escola enfrenta grandes desafios, as soluções propostas não são unívocas e geram polémica, mas uma das hipóteses propostas poderá ser a integração de aspectos tradicionais (como os textos da literatura oral) e de aspectos inovadores (TIC) no contexto de sala de aula, mostrando que o futuro não necessita por de parte o passado, precisa mesmo dele para ter sucesso. |
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