Brincar na educação de infância: oportunidades e concepções dos encargos da educação e das educadoras de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13209 |
Resumo: | Brincar é uma actividade importante para o desenvolvimento holístico da criança, que deve ser valorizado e promovido pelos Encarregados de Educação e pelas Educadoras de Infância. O presente estudo visa compreender se o brincar é cada vez mais valorizado ou se é cada vez mais desvalorizado pelos adultos. Assim, este estudo pretende apurar as concepções que os encarregados de educação (EE) e as educadoras de infâncias (EI) têm acerca do brincar, qual a importância que lhe atribuem e quais as oportunidades que as crianças, entre os 2 e os 6 anos, têm para o fazer diariamente. Para a recolha de dados foram realizados dois inquéritos por questionário, um voluntariamente preenchidos, um por 470 encarregados de educação (EE) e outro preenchido por 28 educadoras de infância (EI), em creches e jardins-de-infância no concelho de Coimbra. Concluímos que os encarregados de educação e as educadoras de infância detêm concepções similares do brincar e valorizam o brincar da criança dos 2 aos 6 anos. Ambos oferecem momentos à criança para brincar durante o dia, assim como dedicam algum tempo do seu dia a fazê-lo com a mesma. De um modo geral, concluímos também que as actividades preferidas pelas crianças, de acordo com as áreas de interesse definida, são as do exterior (e. g., andar de bicicleta, andar de baloiços, correr), de seguida as da casa (faz-de-conta) e dos blocos. |
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