Brincar na educação de infância: oportunidades e concepções dos encargos da educação e das educadoras de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Inês Isabel Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13209
Resumo: Brincar é uma actividade importante para o desenvolvimento holístico da criança, que deve ser valorizado e promovido pelos Encarregados de Educação e pelas Educadoras de Infância. O presente estudo visa compreender se o brincar é cada vez mais valorizado ou se é cada vez mais desvalorizado pelos adultos. Assim, este estudo pretende apurar as concepções que os encarregados de educação (EE) e as educadoras de infâncias (EI) têm acerca do brincar, qual a importância que lhe atribuem e quais as oportunidades que as crianças, entre os 2 e os 6 anos, têm para o fazer diariamente. Para a recolha de dados foram realizados dois inquéritos por questionário, um voluntariamente preenchidos, um por 470 encarregados de educação (EE) e outro preenchido por 28 educadoras de infância (EI), em creches e jardins-de-infância no concelho de Coimbra. Concluímos que os encarregados de educação e as educadoras de infância detêm concepções similares do brincar e valorizam o brincar da criança dos 2 aos 6 anos. Ambos oferecem momentos à criança para brincar durante o dia, assim como dedicam algum tempo do seu dia a fazê-lo com a mesma. De um modo geral, concluímos também que as actividades preferidas pelas crianças, de acordo com as áreas de interesse definida, são as do exterior (e. g., andar de bicicleta, andar de baloiços, correr), de seguida as da casa (faz-de-conta) e dos blocos.
id RCAP_f68b01d612929f65bc6db14dcff3235b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13209
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar na educação de infância: oportunidades e concepções dos encargos da educação e das educadoras de infânciaEducação Pré-EscolarCrianças em Idade Pré-EscolarJogoComportamento Lúdico InfantilDesenvolvimento das CriançasBrincar é uma actividade importante para o desenvolvimento holístico da criança, que deve ser valorizado e promovido pelos Encarregados de Educação e pelas Educadoras de Infância. O presente estudo visa compreender se o brincar é cada vez mais valorizado ou se é cada vez mais desvalorizado pelos adultos. Assim, este estudo pretende apurar as concepções que os encarregados de educação (EE) e as educadoras de infâncias (EI) têm acerca do brincar, qual a importância que lhe atribuem e quais as oportunidades que as crianças, entre os 2 e os 6 anos, têm para o fazer diariamente. Para a recolha de dados foram realizados dois inquéritos por questionário, um voluntariamente preenchidos, um por 470 encarregados de educação (EE) e outro preenchido por 28 educadoras de infância (EI), em creches e jardins-de-infância no concelho de Coimbra. Concluímos que os encarregados de educação e as educadoras de infância detêm concepções similares do brincar e valorizam o brincar da criança dos 2 aos 6 anos. Ambos oferecem momentos à criança para brincar durante o dia, assim como dedicam algum tempo do seu dia a fazê-lo com a mesma. De um modo geral, concluímos também que as actividades preferidas pelas crianças, de acordo com as áreas de interesse definida, são as do exterior (e. g., andar de bicicleta, andar de baloiços, correr), de seguida as da casa (faz-de-conta) e dos blocos.Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965-Repositório ComumDinis, Inês Isabel Dias2016-04-18T14:06:44Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13209201334291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:01.494543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar na educação de infância: oportunidades e concepções dos encargos da educação e das educadoras de infância
title Brincar na educação de infância: oportunidades e concepções dos encargos da educação e das educadoras de infância
spellingShingle Brincar na educação de infância: oportunidades e concepções dos encargos da educação e das educadoras de infância
Dinis, Inês Isabel Dias
Educação Pré-Escolar
Crianças em Idade Pré-Escolar
Jogo
Comportamento Lúdico Infantil
Desenvolvimento das Crianças
title_short Brincar na educação de infância: oportunidades e concepções dos encargos da educação e das educadoras de infância
title_full Brincar na educação de infância: oportunidades e concepções dos encargos da educação e das educadoras de infância
title_fullStr Brincar na educação de infância: oportunidades e concepções dos encargos da educação e das educadoras de infância
title_full_unstemmed Brincar na educação de infância: oportunidades e concepções dos encargos da educação e das educadoras de infância
title_sort Brincar na educação de infância: oportunidades e concepções dos encargos da educação e das educadoras de infância
author Dinis, Inês Isabel Dias
author_facet Dinis, Inês Isabel Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinis, Inês Isabel Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Crianças em Idade Pré-Escolar
Jogo
Comportamento Lúdico Infantil
Desenvolvimento das Crianças
topic Educação Pré-Escolar
Crianças em Idade Pré-Escolar
Jogo
Comportamento Lúdico Infantil
Desenvolvimento das Crianças
description Brincar é uma actividade importante para o desenvolvimento holístico da criança, que deve ser valorizado e promovido pelos Encarregados de Educação e pelas Educadoras de Infância. O presente estudo visa compreender se o brincar é cada vez mais valorizado ou se é cada vez mais desvalorizado pelos adultos. Assim, este estudo pretende apurar as concepções que os encarregados de educação (EE) e as educadoras de infâncias (EI) têm acerca do brincar, qual a importância que lhe atribuem e quais as oportunidades que as crianças, entre os 2 e os 6 anos, têm para o fazer diariamente. Para a recolha de dados foram realizados dois inquéritos por questionário, um voluntariamente preenchidos, um por 470 encarregados de educação (EE) e outro preenchido por 28 educadoras de infância (EI), em creches e jardins-de-infância no concelho de Coimbra. Concluímos que os encarregados de educação e as educadoras de infância detêm concepções similares do brincar e valorizam o brincar da criança dos 2 aos 6 anos. Ambos oferecem momentos à criança para brincar durante o dia, assim como dedicam algum tempo do seu dia a fazê-lo com a mesma. De um modo geral, concluímos também que as actividades preferidas pelas crianças, de acordo com as áreas de interesse definida, são as do exterior (e. g., andar de bicicleta, andar de baloiços, correr), de seguida as da casa (faz-de-conta) e dos blocos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-18T14:06:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13209
201334291
url http://hdl.handle.net/10400.26/13209
identifier_str_mv 201334291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015129927680