Descobrindo o lugar e potencialidades do brincar no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Alexandra Machado Meda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12858
Resumo: Este relatório de estágio descreve um estudo de caso realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi sua principal finalidade perceber como é que o direito a brincar é assegurado no jardim-de-infância. Em particular, este projeto visou conhecer o lugar do brincar no dia-a-dia das crianças do grupo com quem estagiámos, observar momentos de brincar e perceber as suas potencialidades ao nível da promoção do bem-estar e do desenvolvimento das crianças. O estudo foi realizado recorrendo, principalmente, à observação direta e análise de gravações vídeo das crianças em momentos de atividade lúdica. Na análise do brincar das crianças considerámos os níveis de implicação evidenciados, os interesses e áreas de desenvolvimento/curriculares que se destacavam e estabelecemos relação com a prática pedagógica. Verificámos que, no dia-a-dia do jardim-de-infância, o brincar não é devidamente valorizado, não sendo dados nem espaços, nem materiais, nem tempo adequados para que aconteça um brincar rico, progressivamente mais complexo e envolvendo várias áreas do conhecimento. Tornou-se claro que o tempo de observação das crianças durante o seu brincar traz inúmeras mais-valias para o educador pois este ganha uma visão da individualidade e das necessidades e interesses das crianças que de outra forma dificilmente obteria, algo que é muito importante para assegurar uma oferta educativa mais adequada e interessante para as crianças.
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