Pensamento crítico no ensino de ciências e educação matemática: uma revisão bibliográfica sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandro Lucas Reis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bortoloci, Naiara Briega, Broietti, Fabiele Cristiane Dias, Vieira, Rui Marques, Tenreiro-Vieira, Celina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34646
Resumo: O presente estudo analisa artigos sobre o pensamento crítico no Ensino de Ciências e Educação Matemática, assim como identifica os contextos de pesquisa em que o pensamento crítico se faz presente. Os procedimentos analíticos foram realizados a partir das etapas de uma revisão sistemática, descritas por Okoli (2015). Mediante um inventário identificou-se as características das publicações, e estabeleceram-se categorias relacionadas: às referências apresentadas nos artigos; às definições de pensamento crítico; e aos contextos de pesquisa. Os resultados evidenciaram: reduzido número de artigos envolvendo a temática (22 artigos); 8 artigos (36%) que mencionaram o termo pensamento crítico sem referenciar autores que discutem tal temática; e que, 13 artigos (59%) não apresentaram definições para o termo pensamento crítico. Com relação aos contextos de pesquisa, 13 artigos (59%) relataram que certas abordagens de ensino podem promover o pensamento crítico, sem entrar em discussões acerca de como ou porque esses processos ocorrem. Em relação às conclusões, destacam-se: a predominância em utilizar, unicamente, métodos qualitativos para avaliar o pensamento crítico e a necessidade de mais pesquisas que utilizam medidas em combinação com instrumentos qualitativos e quantitativos; a tendência dominante (20 artigos, 91%) em estudar a relação entre pensamento crítico e propostas de ensino e a necessidade de pesquisas que investigam outros contextos (currículo, percepções de licenciandos e professores, e avaliação); e a escassez de estudos sobre pensamento crítico no Ensino de Ciências no contexto nacional, apontando a necessidade do desenvolvimento dessa linha de pesquisa nacionalmente.
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