A “obra romana” na ourivesaria portuguesa do século XVI. O Inventário da Prata do Convento de Palmela de 1555

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Cristina Correia de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/edicoes/revista-populacao-e-sociedade-no-19/a-201cobra-romana201d-na-ourivesaria-portuguesa-do-seculo-xvi-o-inventario-da-prata-do-convento-de-palmela-de-1555
Resumo: <p>Nos inventários dos tesouros das catedrais, conventos e mosteiros portugueses redigidos ao longo do século XVI, bem como nas Visitações levadas a cabo pelas Ordens Militares de Avis, de Cristo e particularmente de Santiago às igrejas da sua alçada, as expressões “ao romano, lavrado de romano, de lavor romano” repetemse com alguma frequência, embora o seu significado não seja claro e difícil o seu entendimento. O tema tem merecido alguma reflexão, na historiografia da arte, sobretudo nos âmbitos da pintura e da arquitetura e menos no da ourivesaria. Procuraremos, neste estudo, explanar algumas ideias sobre a aplicação do termo “romano” na ourivesaria sacra ao longo dos três primeiros quartéis do século XVI, tomando como ponto de partida as informações transcritas e recolhidas no Livro da prata e ornamentos do Convento de Palmela, Ordem de Santiago, datado de 1555. As descrições dos objetos litúrgicos nele arrolados patenteiam o confronto de ideias e gostos que marcaram a ourivesaria portuguesa neste século pleno de mudanças, observando-se um encontro harmonioso entre as peças góticas e renascentistas decoradas “ao romano”.</p>
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