Formar para cuidar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Militar, Sofia Alexandra Sousa da Mata Brites
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13570
Resumo: Este relatório realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com a Especialização em Enfermagem Comunitária, pretende retratar a Unidade Curricular Estágio, que se dividiu em dois módulos, realizados na Equipa de Cuidados Continuados Integrados de Odivelas. A dependência dos indivíduos que necessitam de cuidados no domicilio continua a aumentar, devido ao envelhecimento da população. Esta realidade coloca desafios no plano de cuidados a um grupo social cada vez mais numeroso e portador de novas patologias, nomeadamente as doenças crónicas degenerativas e as necessidades relacionadas como fim de vida. As respostas a esta problemática deverão ser especializadas e de articulação entre os sistemas de saúde e social. Assim sendo, implica falar sobre uma categoria profissional tão pouco abordada - os cuidadores de acção directa. Indo de encontro a uma inquietação da prática e do contexto da equipa, no modulo I realizou-se o diagnóstico de necessidades de formação das auxiliares de acção directa (AAD) dos parceiros que prestam cuidados aos utentes da sua área de intervenção. Foram aplicados 50 questionários, o que corresponde à população. Salientam-se os seguintes dados que sustentam a problemática identificada: 50% população frequentou o ensino secundário, 82% refere ter formação na área da prestação de cuidados à pessoa dependente; 40% trabalha entre 5 a 10 anos na área; 42 % trabalha na instituição actual no mesmo período de tempo; 56% tem formação inicial para a prestação de cuidados e a totalidade da população acha que a formação é importante para o seu desempenho profissional. Relativamente às necessidades de formação percebeu-se que ela é transversal a todas as áreas de intervenção. No módulo II, face aos resultados dos dados estatísticos das áreas de intervenção, da análise de conteúdo das perguntas abertas do questionário e da reunião de peritos identificaram-se como prioridades de formação as seguintes: técnicas de relaxamento, prevenção de quedas, primeiros socorros, mobilizações e posicionamentos, higiene e conforto, prevenção de úlceras de pressão, alimentação por sng/peg, comunicação, a morte e o luto, gestão de tempo, gestão de conflitos e esterilização e higienização de equipamentos. Foi realizado o projecto “Formação Continua para Auxiliares de Acção Directa”, com a criação da Equipa de Formação multidisciplinar com profissionais, quer da equipa quer dos parceiros. O projecto tem como objectivo geral desenvolver competências técnicas e relacionais inerentes à função de AAD. Este percurso contribuiu para um desenvolvimento pessoal e profissional fundamental para a aquisição/desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, fundamentais para a prática especializada na comunidade.
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Indo de encontro a uma inquietação da prática e do contexto da equipa, no modulo I realizou-se o diagnóstico de necessidades de formação das auxiliares de acção directa (AAD) dos parceiros que prestam cuidados aos utentes da sua área de intervenção. Foram aplicados 50 questionários, o que corresponde à população. Salientam-se os seguintes dados que sustentam a problemática identificada: 50% população frequentou o ensino secundário, 82% refere ter formação na área da prestação de cuidados à pessoa dependente; 40% trabalha entre 5 a 10 anos na área; 42 % trabalha na instituição actual no mesmo período de tempo; 56% tem formação inicial para a prestação de cuidados e a totalidade da população acha que a formação é importante para o seu desempenho profissional. Relativamente às necessidades de formação percebeu-se que ela é transversal a todas as áreas de intervenção. No módulo II, face aos resultados dos dados estatísticos das áreas de intervenção, da análise de conteúdo das perguntas abertas do questionário e da reunião de peritos identificaram-se como prioridades de formação as seguintes: técnicas de relaxamento, prevenção de quedas, primeiros socorros, mobilizações e posicionamentos, higiene e conforto, prevenção de úlceras de pressão, alimentação por sng/peg, comunicação, a morte e o luto, gestão de tempo, gestão de conflitos e esterilização e higienização de equipamentos. Foi realizado o projecto “Formação Continua para Auxiliares de Acção Directa”, com a criação da Equipa de Formação multidisciplinar com profissionais, quer da equipa quer dos parceiros. O projecto tem como objectivo geral desenvolver competências técnicas e relacionais inerentes à função de AAD. Este percurso contribuiu para um desenvolvimento pessoal e profissional fundamental para a aquisição/desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, fundamentais para a prática especializada na comunidade.The present report in the scope of a Masters Degree in Nursing with specialization in Community Nursing aims to reflect the curricular unit post-graduate training, divided in two distinct modules, carried out in the Continuous Care Team of Odivelas. The dependence of the individual who need care at home continues to increase due to the aging. This reality poses challenges in the care plan to a social group increasingly numerous and carrying new diseases, including chronic degenerative diseases and needs related to the end of life. The answers to this problem should be specialized and coordination between health and social systems. Thus, involves talking about a professional category so little-addressed - caregivers of direct action. Going against a caring practice and context of the team, the module I made the diagnosis overtraining needs of auxiliary direct action partners who provide care to the users of its area of intervention. Questionnaires were administered 50, which corresponds to the public. Among those data that support the following issues identified: 50% attended secondary school population, 82% reported having training in the care of the dependent person, 40% work between 5 to 10 years in the area, 42% work in institution existing in the same period, 56% have training to provide care and whole population thinks that training is important for their professional performance. For the training needs it was realized that it cuts across all areas. In Module II, given the results of the statistical areas, the content analysis of open questions in the questionnaire and the expert meeting were identified as training priorities include: relaxation techniques, fall prevention, first aid, movements and positions, health and comfort, prevention of pressure ulcers, feeding nt/peg, communication, death and mourning, time management, conflict management and sterilization and hygiene equipments. We established the project "Continuous Training Auxiliary Direct Action ", with the creation of a multidisciplinary team with professional training, whether team or partner. The overall project aims to develop skills and techniques inherent in the relational function of ADA. This route contributed to a personal and professional development essential to the acquisition / development of skills in Community Nursing Specialist Nurse, fundamental to the practice specializes in the community.Vidal, Teresa RasquilhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMilitar, Sofia Alexandra Sousa da Mata Brites2014-01-30T13:54:47Z2012-09-2820122012-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-05T01:36:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:49.934238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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