As relações entre pares: resolução de conflitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Móia, Rafaela Rodrigues Lobo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5678
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado Em Educação Pré-Escolar
id RCAP_f6ba7eded9636f602143f5443b7d92f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As relações entre pares: resolução de conflitosEducação de infânciaInteração entre paresResolução de conflitosConflitos sociaisBrincadeiraMovimento da escola modernaHigh scopeChildhood educationPeer interactionSocial conflictsConflicts resolutionInteraction without speakingPlayRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado Em Educação Pré-EscolarIntitulado de “As Relações entre pares”, o presente relatório é parte integrante da Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, onde se pretende refletir sobre a prática desenvolvida nos dois momentos desta prática, totalizando seis meses de intervenção nos dois contextos educativos: Creche e Jardim de Infância, tendo tido a possibilidade de trabalhar com crianças dos 0 aos 6 anos, em que compreendi que o educador deve observar o grupo, estabelecendo uma linha pedagógica relacionada com o contexto inserido e adequando a sua prática às necessidades e interesses do grupo. Dos inúmeros temas pensados, discutidos e refletidos durante o período da Prática Profissional Supervisionada (PPS), um dos aspetos que se tornou mais relevante foi a interação entre pares, tanto no âmbito da creche como de jardim-de-infância e o papel que o educador deve ter perante essa interação. Assim no aprofundamento deste relatório sobre a relação entre pares, irão ser analisados os dois modelos seguidos na intervenção, nomeadamente o Movimento da Escola Moderna (MEM) e o High-Scope, e as diferentes interações entre pares durante a infância. Nesta investigação sobre a prática de tipo qualitativo serão apresentadas situações e atividades, que permitiram uma análise do comportamento e do envolvimento das crianças na resolução de conflitos.ABSTRACT Entitled "Relations between pairs", this integral report of the Supervised Professional Practice on Master in Preschool Education, which is intended to reflect on the practice developed in the two six-month term internships in two educational contexts: Nursery and Kindergarten. During this stage I had the opportunity to work with children of different ages, particularly from 0 to 6 years old, where I realized that the teacher should observe the group, establishing an educational line related to the context and adapting their practice to the needs and interests of the particular group. Amongst the numerous themes thought, discussed and reflected during the internship period, one of the aspects that has become more relevant was the coexisting interaction between peers, both in the nursery and kindergarten, and the role that the educator must have before this positive or at times negative interaction. In this report, based on the theme, two intervention models will be contrasted, such as the Modern School Movement (MSM) and the High-Scope, since the protruding institutions would analise interactions between peers in different ways, based on different ideals. In this qualitative study, situations and authentic activities will be presented, which allowed a behavior analysis and involvement of children in the educational environment.Rosa, ManuelaRCIPLMóia, Rafaela Rodrigues Lobo2016-02-15T14:36:46Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5678TID:201358905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:55.791937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As relações entre pares: resolução de conflitos
title As relações entre pares: resolução de conflitos
spellingShingle As relações entre pares: resolução de conflitos
Móia, Rafaela Rodrigues Lobo
Educação de infância
Interação entre pares
Resolução de conflitos
Conflitos sociais
Brincadeira
Movimento da escola moderna
High scope
Childhood education
Peer interaction
Social conflicts
Conflicts resolution
Interaction without speaking
Play
title_short As relações entre pares: resolução de conflitos
title_full As relações entre pares: resolução de conflitos
title_fullStr As relações entre pares: resolução de conflitos
title_full_unstemmed As relações entre pares: resolução de conflitos
title_sort As relações entre pares: resolução de conflitos
author Móia, Rafaela Rodrigues Lobo
author_facet Móia, Rafaela Rodrigues Lobo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Móia, Rafaela Rodrigues Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Interação entre pares
Resolução de conflitos
Conflitos sociais
Brincadeira
Movimento da escola moderna
High scope
Childhood education
Peer interaction
Social conflicts
Conflicts resolution
Interaction without speaking
Play
topic Educação de infância
Interação entre pares
Resolução de conflitos
Conflitos sociais
Brincadeira
Movimento da escola moderna
High scope
Childhood education
Peer interaction
Social conflicts
Conflicts resolution
Interaction without speaking
Play
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado Em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-02-15T14:36:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5678
TID:201358905
url http://hdl.handle.net/10400.21/5678
identifier_str_mv TID:201358905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407186255872