As relações entre pares: resolução de conflitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5678 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado Em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_f6ba7eded9636f602143f5443b7d92f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5678 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As relações entre pares: resolução de conflitosEducação de infânciaInteração entre paresResolução de conflitosConflitos sociaisBrincadeiraMovimento da escola modernaHigh scopeChildhood educationPeer interactionSocial conflictsConflicts resolutionInteraction without speakingPlayRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado Em Educação Pré-EscolarIntitulado de “As Relações entre pares”, o presente relatório é parte integrante da Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, onde se pretende refletir sobre a prática desenvolvida nos dois momentos desta prática, totalizando seis meses de intervenção nos dois contextos educativos: Creche e Jardim de Infância, tendo tido a possibilidade de trabalhar com crianças dos 0 aos 6 anos, em que compreendi que o educador deve observar o grupo, estabelecendo uma linha pedagógica relacionada com o contexto inserido e adequando a sua prática às necessidades e interesses do grupo. Dos inúmeros temas pensados, discutidos e refletidos durante o período da Prática Profissional Supervisionada (PPS), um dos aspetos que se tornou mais relevante foi a interação entre pares, tanto no âmbito da creche como de jardim-de-infância e o papel que o educador deve ter perante essa interação. Assim no aprofundamento deste relatório sobre a relação entre pares, irão ser analisados os dois modelos seguidos na intervenção, nomeadamente o Movimento da Escola Moderna (MEM) e o High-Scope, e as diferentes interações entre pares durante a infância. Nesta investigação sobre a prática de tipo qualitativo serão apresentadas situações e atividades, que permitiram uma análise do comportamento e do envolvimento das crianças na resolução de conflitos.ABSTRACT Entitled "Relations between pairs", this integral report of the Supervised Professional Practice on Master in Preschool Education, which is intended to reflect on the practice developed in the two six-month term internships in two educational contexts: Nursery and Kindergarten. During this stage I had the opportunity to work with children of different ages, particularly from 0 to 6 years old, where I realized that the teacher should observe the group, establishing an educational line related to the context and adapting their practice to the needs and interests of the particular group. Amongst the numerous themes thought, discussed and reflected during the internship period, one of the aspects that has become more relevant was the coexisting interaction between peers, both in the nursery and kindergarten, and the role that the educator must have before this positive or at times negative interaction. In this report, based on the theme, two intervention models will be contrasted, such as the Modern School Movement (MSM) and the High-Scope, since the protruding institutions would analise interactions between peers in different ways, based on different ideals. In this qualitative study, situations and authentic activities will be presented, which allowed a behavior analysis and involvement of children in the educational environment.Rosa, ManuelaRCIPLMóia, Rafaela Rodrigues Lobo2016-02-15T14:36:46Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5678TID:201358905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:55.791937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As relações entre pares: resolução de conflitos |
title |
As relações entre pares: resolução de conflitos |
spellingShingle |
As relações entre pares: resolução de conflitos Móia, Rafaela Rodrigues Lobo Educação de infância Interação entre pares Resolução de conflitos Conflitos sociais Brincadeira Movimento da escola moderna High scope Childhood education Peer interaction Social conflicts Conflicts resolution Interaction without speaking Play |
title_short |
As relações entre pares: resolução de conflitos |
title_full |
As relações entre pares: resolução de conflitos |
title_fullStr |
As relações entre pares: resolução de conflitos |
title_full_unstemmed |
As relações entre pares: resolução de conflitos |
title_sort |
As relações entre pares: resolução de conflitos |
author |
Móia, Rafaela Rodrigues Lobo |
author_facet |
Móia, Rafaela Rodrigues Lobo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Manuela RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Móia, Rafaela Rodrigues Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Interação entre pares Resolução de conflitos Conflitos sociais Brincadeira Movimento da escola moderna High scope Childhood education Peer interaction Social conflicts Conflicts resolution Interaction without speaking Play |
topic |
Educação de infância Interação entre pares Resolução de conflitos Conflitos sociais Brincadeira Movimento da escola moderna High scope Childhood education Peer interaction Social conflicts Conflicts resolution Interaction without speaking Play |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado Em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12 2015-12-01T00:00:00Z 2016-02-15T14:36:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5678 TID:201358905 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5678 |
identifier_str_mv |
TID:201358905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133407186255872 |