Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ana Rita
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reis, Pedro Guilherme Rocha do, Peralta, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33370
Resumo: A investigação apresentada teve como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) de professores do Ensino Básico (EB) e do Ensino Secundário (ES) em dois agrupamentos de escolas em Portugal. Procurámos entender se os professores assumem essa formação como um benefício e de que forma isso se manifesta na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Apresentámos, ainda, sugestões para potencializar os efeitos da FPG frequentada por professores.
id RCAP_f6c355e0482cc01f9e269cdf59c13485
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33370
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesasThe impacts of teachers’ post-graduate training in Portuguese schoolsFormação pós-graduadaProfessoresAvaliação do impactoSugestõesPost graduated educationTeachersImpact assessmentSuggestionsA investigação apresentada teve como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) de professores do Ensino Básico (EB) e do Ensino Secundário (ES) em dois agrupamentos de escolas em Portugal. Procurámos entender se os professores assumem essa formação como um benefício e de que forma isso se manifesta na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Apresentámos, ainda, sugestões para potencializar os efeitos da FPG frequentada por professores.The main aim of the present study was to focus on the impact of post-graduation education on primary and secondary schoo teachers from two school clusters in Portugal. We sought to find out whether theses teachers perceive their post-graduation experience as an asset and how it is manifested in the improvement of their professional performance, of the respective school and pupils’ learning. We also presented suggestions to potentiate the effects of post-graduate training attended by teachers.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFaria, Ana RitaReis, Pedro Guilherme Rocha doPeralta, Maria Helena2021-05-28T13:53:12Z2017-09-272017-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33370por1518-348310.7213/1981-416x.17.054.ds06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:02Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:07.747431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas
The impacts of teachers’ post-graduate training in Portuguese schools
title Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas
spellingShingle Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas
Faria, Ana Rita
Formação pós-graduada
Professores
Avaliação do impacto
Sugestões
Post graduated education
Teachers
Impact assessment
Suggestions
title_short Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas
title_full Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas
title_fullStr Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas
title_full_unstemmed Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas
title_sort Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas
author Faria, Ana Rita
author_facet Faria, Ana Rita
Reis, Pedro Guilherme Rocha do
Peralta, Maria Helena
author_role author
author2 Reis, Pedro Guilherme Rocha do
Peralta, Maria Helena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Ana Rita
Reis, Pedro Guilherme Rocha do
Peralta, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Formação pós-graduada
Professores
Avaliação do impacto
Sugestões
Post graduated education
Teachers
Impact assessment
Suggestions
topic Formação pós-graduada
Professores
Avaliação do impacto
Sugestões
Post graduated education
Teachers
Impact assessment
Suggestions
description A investigação apresentada teve como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) de professores do Ensino Básico (EB) e do Ensino Secundário (ES) em dois agrupamentos de escolas em Portugal. Procurámos entender se os professores assumem essa formação como um benefício e de que forma isso se manifesta na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Apresentámos, ainda, sugestões para potencializar os efeitos da FPG frequentada por professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27
2017-09-27T00:00:00Z
2021-05-28T13:53:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33370
url http://hdl.handle.net/10400.14/33370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1518-3483
10.7213/1981-416x.17.054.ds06
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131988717731840