Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33370 |
Resumo: | A investigação apresentada teve como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) de professores do Ensino Básico (EB) e do Ensino Secundário (ES) em dois agrupamentos de escolas em Portugal. Procurámos entender se os professores assumem essa formação como um benefício e de que forma isso se manifesta na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Apresentámos, ainda, sugestões para potencializar os efeitos da FPG frequentada por professores. |
id |
RCAP_f6c355e0482cc01f9e269cdf59c13485 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33370 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesasThe impacts of teachers’ post-graduate training in Portuguese schoolsFormação pós-graduadaProfessoresAvaliação do impactoSugestõesPost graduated educationTeachersImpact assessmentSuggestionsA investigação apresentada teve como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) de professores do Ensino Básico (EB) e do Ensino Secundário (ES) em dois agrupamentos de escolas em Portugal. Procurámos entender se os professores assumem essa formação como um benefício e de que forma isso se manifesta na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Apresentámos, ainda, sugestões para potencializar os efeitos da FPG frequentada por professores.The main aim of the present study was to focus on the impact of post-graduation education on primary and secondary schoo teachers from two school clusters in Portugal. We sought to find out whether theses teachers perceive their post-graduation experience as an asset and how it is manifested in the improvement of their professional performance, of the respective school and pupils’ learning. We also presented suggestions to potentiate the effects of post-graduate training attended by teachers.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFaria, Ana RitaReis, Pedro Guilherme Rocha doPeralta, Maria Helena2021-05-28T13:53:12Z2017-09-272017-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33370por1518-348310.7213/1981-416x.17.054.ds06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:32:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:32:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas The impacts of teachers’ post-graduate training in Portuguese schools |
title |
Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas |
spellingShingle |
Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas Faria, Ana Rita Formação pós-graduada Professores Avaliação do impacto Sugestões Post graduated education Teachers Impact assessment Suggestions |
title_short |
Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas |
title_full |
Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas |
title_fullStr |
Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas |
title_full_unstemmed |
Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas |
title_sort |
Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas |
author |
Faria, Ana Rita |
author_facet |
Faria, Ana Rita Reis, Pedro Guilherme Rocha do Peralta, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Pedro Guilherme Rocha do Peralta, Maria Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Ana Rita Reis, Pedro Guilherme Rocha do Peralta, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação pós-graduada Professores Avaliação do impacto Sugestões Post graduated education Teachers Impact assessment Suggestions |
topic |
Formação pós-graduada Professores Avaliação do impacto Sugestões Post graduated education Teachers Impact assessment Suggestions |
description |
A investigação apresentada teve como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) de professores do Ensino Básico (EB) e do Ensino Secundário (ES) em dois agrupamentos de escolas em Portugal. Procurámos entender se os professores assumem essa formação como um benefício e de que forma isso se manifesta na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Apresentámos, ainda, sugestões para potencializar os efeitos da FPG frequentada por professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-27 2017-09-27T00:00:00Z 2021-05-28T13:53:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/33370 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/33370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1518-3483 10.7213/1981-416x.17.054.ds06 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547003931918336 |