Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortes, Diego Pereira de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Orey, Daniel Clark, Rosa, Milton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11380
http://dx.doi.org/10.5965/2357724X06102018040
Resumo: Esse artigo descreve um produto educacional, como um caderno de sugestões, para a elaboração de etnomodelos como uma ação pedagógica. O principal objetivo desse produto, que se originou de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática defendida na UFOP, é trazer sugestões para a prática docente em sala de aula. Esse produto foi fundamentado em uma base teórica relacionada com a etnomatemática, a modelagem e a etnomodelagem, bem como na elaboração de etnomodelos êmicos, éticos e dialógicos. Desse modo, descrevemos a estrutura desse caderno de sugestões, as teorias que o fundamentaram, os objetivos que nortearam a sua elaboração, as maneiras de sua divulgação e, também, algumas considerações em relação ao desenvolvimento das atividades matemáticas curriculares relacionadas com a elaboração dos etnomodelos que foram desenvolvidos para utilização da prática docente na ação pedagógica da etnomodelagem.
id UFOP_a5f312f8a3695b3dab53064533aa1fa6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11380
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula.Ethnomodels as a pedagogical action : an educational product with suggestions for teaching practices in the classrooms.Caderno de sugestõesEtnomodelagemSuggestions notebookEthnomodellingEsse artigo descreve um produto educacional, como um caderno de sugestões, para a elaboração de etnomodelos como uma ação pedagógica. O principal objetivo desse produto, que se originou de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática defendida na UFOP, é trazer sugestões para a prática docente em sala de aula. Esse produto foi fundamentado em uma base teórica relacionada com a etnomatemática, a modelagem e a etnomodelagem, bem como na elaboração de etnomodelos êmicos, éticos e dialógicos. Desse modo, descrevemos a estrutura desse caderno de sugestões, as teorias que o fundamentaram, os objetivos que nortearam a sua elaboração, as maneiras de sua divulgação e, também, algumas considerações em relação ao desenvolvimento das atividades matemáticas curriculares relacionadas com a elaboração dos etnomodelos que foram desenvolvidos para utilização da prática docente na ação pedagógica da etnomodelagem.This article describes an educational product, in the form of a suggestion notebook, for the elaboration of ethnomodels as a pedagogical action. The main objective of this product, which originated from a professional master thesis in Mathematics Education defended at UFOP, is to bring suggestions for teaching practice in the classroom. This product was based on a theoretical basis related to ethnomathematics, modelling, and ethnomodelling, as well the elaboration of emic, etic, and dialogical ethnomodels. In this way, we describe the structure of this suggestions notebook, the theories underlying it, the objectives that guided its elaboration, the ways of its dissemination and, also, some considerations regarding to the development of mathematical curricular activities related to the elaboration of the ethnomodels which were developed for the use of teaching practice in the pedagogical action of ethnomodelling.2019-06-03T15:00:24Z2019-06-03T15:00:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCORTES, D. P. de O.; OREY, D. C.; ROSA, M. Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula. Revista BoEM, v. 6, n. 10, p. 40-60, ago. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11716>. Acesso em: 19 mar. 2019.2357-724Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11380http://dx.doi.org/10.5965/2357724X06102018040Os trabalhos publicados pela Revista BOEM estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista BOEM <http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019. .info:eu-repo/semantics/openAccessCortes, Diego Pereira de OliveiraOrey, Daniel ClarkRosa, Miltonporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-03T15:00:24Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11380Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-03T15:00:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula.
Ethnomodels as a pedagogical action : an educational product with suggestions for teaching practices in the classrooms.
title Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula.
spellingShingle Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula.
Cortes, Diego Pereira de Oliveira
Caderno de sugestões
Etnomodelagem
Suggestions notebook
Ethnomodelling
title_short Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula.
title_full Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula.
title_fullStr Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula.
title_full_unstemmed Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula.
title_sort Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula.
author Cortes, Diego Pereira de Oliveira
author_facet Cortes, Diego Pereira de Oliveira
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
author_role author
author2 Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortes, Diego Pereira de Oliveira
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
dc.subject.por.fl_str_mv Caderno de sugestões
Etnomodelagem
Suggestions notebook
Ethnomodelling
topic Caderno de sugestões
Etnomodelagem
Suggestions notebook
Ethnomodelling
description Esse artigo descreve um produto educacional, como um caderno de sugestões, para a elaboração de etnomodelos como uma ação pedagógica. O principal objetivo desse produto, que se originou de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática defendida na UFOP, é trazer sugestões para a prática docente em sala de aula. Esse produto foi fundamentado em uma base teórica relacionada com a etnomatemática, a modelagem e a etnomodelagem, bem como na elaboração de etnomodelos êmicos, éticos e dialógicos. Desse modo, descrevemos a estrutura desse caderno de sugestões, as teorias que o fundamentaram, os objetivos que nortearam a sua elaboração, as maneiras de sua divulgação e, também, algumas considerações em relação ao desenvolvimento das atividades matemáticas curriculares relacionadas com a elaboração dos etnomodelos que foram desenvolvidos para utilização da prática docente na ação pedagógica da etnomodelagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-03T15:00:24Z
2019-06-03T15:00:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORTES, D. P. de O.; OREY, D. C.; ROSA, M. Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula. Revista BoEM, v. 6, n. 10, p. 40-60, ago. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11716>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2357-724X
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11380
http://dx.doi.org/10.5965/2357724X06102018040
identifier_str_mv CORTES, D. P. de O.; OREY, D. C.; ROSA, M. Etnomodelos como uma ação pedagógica : um produto educacional com sugestões para a prática docente em salas de aula. Revista BoEM, v. 6, n. 10, p. 40-60, ago. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11716>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2357-724X
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11380
http://dx.doi.org/10.5965/2357724X06102018040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002843323367424