As tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadas
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10342 |
Resumo: | Com o intuito de auxiliar com uma educação inclusiva, realizou-se um trabalho de investigação orientado à obtenção do doutorado que teve como objetivo geral, caracterizar o uso de tecnologias com vistas à inclusão, considerando a socialização, a aprendizagem, bem como, o respeito pelos direitos dos alunos com deficiências nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, com o objetivo de obter-se uma maior compreensão dos fenômenos a serem investigados, tendo como técnicas de recolha de dados, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada, instrumentos dirigidos, primeiramente à diretora da Secretaria de Educação Especial e, posteriormente, aos professores titulares e os de apoio. Nas análises dos resultados e durante o processo conclusivo, fez-se uma correlação com os objetivos específicos desta investigação, sendo estes: caracterizar os recursos tecnológicos e humanos disponíveis nas escolas para o atendimento aos estudantes com deficiência; conhecer as percepções dos professores titulares e os de apoio relativamente ao seu nível de competência na utilização destes recursos tecnológicos; analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre os impactos da utilização das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem nos alunos especiais incluindo ao nível pedagógico, curricular e extracurricular; e, por último, analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes e entraves à sua efetiva utilização. Em particular, no presente texto, propomo-nos responder preliminarmente ao primeiro e último desses objetivos específicos. |
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As tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadasInclusãoTecnologias de informação e comunicação (TICs)FormaçãoInclusionInformation and Communication Technologies (ICT)TrainingODS::04:Educação de QualidadeCom o intuito de auxiliar com uma educação inclusiva, realizou-se um trabalho de investigação orientado à obtenção do doutorado que teve como objetivo geral, caracterizar o uso de tecnologias com vistas à inclusão, considerando a socialização, a aprendizagem, bem como, o respeito pelos direitos dos alunos com deficiências nas Escolas Municipais de Ensino Regular do Município de Taquara. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, com o objetivo de obter-se uma maior compreensão dos fenômenos a serem investigados, tendo como técnicas de recolha de dados, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada, instrumentos dirigidos, primeiramente à diretora da Secretaria de Educação Especial e, posteriormente, aos professores titulares e os de apoio. Nas análises dos resultados e durante o processo conclusivo, fez-se uma correlação com os objetivos específicos desta investigação, sendo estes: caracterizar os recursos tecnológicos e humanos disponíveis nas escolas para o atendimento aos estudantes com deficiência; conhecer as percepções dos professores titulares e os de apoio relativamente ao seu nível de competência na utilização destes recursos tecnológicos; analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre os impactos da utilização das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem nos alunos especiais incluindo ao nível pedagógico, curricular e extracurricular; e, por último, analisar as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes e entraves à sua efetiva utilização. Em particular, no presente texto, propomo-nos responder preliminarmente ao primeiro e último desses objetivos específicos.In order to assist with an inclusive education, a research work was carried out to obtaining a doctorate, whose general objective was to characterize the use of technologies with a view to inclusion, considering socialization, learning, as well as respect for the rights of students with disabilities in the Municipal Schools of Regular Education in the Municipality of Taquara. The methodology used was of a quanti-qualitative nature, with the objective of obtaining a greater understanding of the phenomenon to be investigated, having as techniques of data collection, inquiry by questionnaire and semi-structured interview. These techniques were directed, firstly to the director of the Secretariat of Special Education and, later, to classroom teachers and supporting teachers. In the analysis of the results and during the conclusive process, a correlation was made with the specific objectives of this investigation, which are: to characterize the technological and human resources available in schools to assist students with disabilities; to know the perceptions of teachers and support teachers regarding their level of competence in the use of these technological resources; to analyze the perspectives of the various stakeholders on the impacts of the use of ICT during the teaching and learning process on special students, including at the pedagogical, curricular and extracurricular level; and finally to analyze the perspectives of the various stakeholders on the limitations of existing resources and barriers to their effective use. In particular, this paper proposes to respond, preliminarily, to the first and last of these specific objectives.Núcleo de Tecnologias para a Educação da UEMA (UEMANET)Repositório AbertoCosta, Suzy de AbreuSeabra, Filipa2021-01-06T15:06:13Z2020-122020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10342porCosta, S., & Seabra, F. (2020). As Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadas. TICs & EaD em Foco, 6(2), 104-118. ISSN 2447-57262447-5726info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:49Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:57.136761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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