Processos de criação em ensemble: exploração musical e notação inventada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Pereira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31533
Resumo: O presente relatório, relativo à Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, integra duas partes distintas. A primeira secção relata a implementação do projeto educativo, nomeadamente a abordagem à exploração sonora e à composição através de notação inventada, em contexto de ensemble. A investigação contou com a participação de oito alunos dos instrumentos de requinta, clarinete, saxofone, trompete, trompa e eufónio e foi realizada na sede da Escola de Música da Banda Musical de Souto, ao longo de dois meses. Com o intuito de perceber a recetividade dos alunos no contacto com esta realidade musical, foram promovidas sessões de exploração sonora e de composição através de um estímulo, em forma de curta-metragem muda, apresentada aos alunos. Como tarefa final, os participantes foram desafiados a criar uma partitura para o vídeo, através do recurso aos elementos sonoros anteriormente explorados e da utilização de uma notação própria, acessível à compreensão por parte dos alunos: uma notação inventada. O contexto pandémico impossibilitou a implementação e consequente conclusão desta investigação na sua ideia original. Contudo, a mesma foi reformulada a partir do mês de março, com a aplicação de novas fases de desenvolvimento, o que permitiu a sua conclusão. A segunda parte é referente à Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2019/2020, no Conservatório de Música do Porto.
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